GRATIDÃO – PRATIQUE MAIS ESSE SENTIMENTO!

Recentemente, em um dos workshops que ministrei, entre os vários trabalhos que realizo tendo como objetivo o desenvolvimento do potencial humano, e que teve como tema “A Inteligência Emocional na Carreira Profissional”, nas várias atividades realizadas durante o Workshop, uma delas, que teve como objetivo refletir sobre sentimentos que atrapalham o nosso desenvolvimento e o nosso bem-estar, e a partir dessa reflexão, buscar sentimentos positivos que possam neutralizar os efeitos desses sentimentos negativos, uma palavra, entre tantas colocadas pelos participantes, me despertou o desejo de realizar uma reflexão mais profunda e contextualizada.
A palavra que me chamou tanto a atenção foi a INSATISFAÇÃO/INSUFICIÊNCIA, tão presente no mundo de hoje e na realidade atual.
No Workshop, depois de refletirmos sobre vários sentimentos que podem ser buscados para neutralizar o sentimento de insatisfação, chegamos ao consenso que a palavra GRATIDÃO seria a mais apropriada, pois nos leva a mudar o olhar sobre a situação em questão.
Talvez nunca tenhamos tido, na história da humanidade, tantas opções que favoreçam a realização dos desejos, como temos tido na época atual, isso numa visão global. E talvez também, nunca tenhamos tido, em toda história da humanidade, uma sociedade tão insatisfeita com tudo.
Parece que as conquistas perderam um pouco do seu valor. Não estou com isso querendo dizer que devemos nos contentar com a realização de alguns sonhos e não desejarmos sempre mais. Pelo contrário, viver é realizar sonhos, projetos, idealizações.
Estou falando de sentimentos. Uma coisa é a satisfação em realizar um sonho desejado e de imediato, buscar novas metas, novos sonhos, alimentados pelas boas energias presentes no sentimento de GRATIDÃO. Outra coisa é a eterna INSATISFAÇÃO, mesmo diante das pequenas conquistas. Esquecendo que as grandes conquistas são construídas pela soma das pequenas conquistas.
Alimentamos o sentimento de INSATISFAÇÃO/INSUFICIÊNCIA por não conseguirmos manter sempre em nossa garagem um carro último modelo, mas esquecemos de alimentar o sentimento de GRATIDÃO por termos um carro, mesmo que usado, que nos transporta para todos os lugares;
Alimentamos o sentimento de INSATISFAÇÃO/INSUFICIÊNCIA por não termos o emprego dos sonhos, mas esquecemos de alimentar o sentimento de GRATIDÃO por termos a oportunidade de ser útil e de poder fazer parte de algo;
Alimentamos o sentimento de INSATISFAÇÃO/INSUFICIÊNCIA por não termos em nossa casa os móveis, uma cozinha nova ou algum eletrodoméstico de última moda, mas esquecemos de alimentar o sentimento de GRATIDÃO por termos um teto e por termos o suficiente para uma vida confortável;
Alimentamos o sentimento de INSATISFAÇÃO/INSUFICIÊNCIA por não ganharmos o suficiente para manter um padrão de vida que nos permita viagens constantes ou frequentar restaurantes caros, mas esquecemos de alimentar o sentimento de GRATIDÃO por ganharmos o suficiente para mantermos uma vida digna;
Alimentamos o sentimento de INSATISFAÇÃO/INSUFICIÊNCIA por não termos um padrão físico semelhante aos expostos em capas de revistas, mas esquecemos do sentimento de GRATIDÃO por termos um corpo saudável;
Alimentamos o sentimento de INSATISFAÇÃO/INSUFICIÊNCIA quando não conseguimos realizar nossos sonhos e vemos tantos outros que realizaram os seus projetos, mas esquecemos de alimentar o sentimento de GRATIDÃO por termos também as mesmas capacidades e potencialidades, e que, se não realizamos os nossos projetos, talvez não tenhamos nos esforçado o suficiente, mas sempre podemos mudar as nossas atitudes.
A lista seria interminável, se fôssemos realmente refletir sobre todas as situações onde alimentamos o sentimento de INSATISFAÇÃO/INSUFICIÊNCIA, nos esquecendo de alimentar o sentimento de GRATIDÃO por está vivo.
Para quem não aprende a ser GRATO, nada nunca vai ser SUFICIENTE.

Talvez, um dos conceitos mais simples do que é a felicidade, seja a SATISFAÇÃO por ser quem é e por ter o que tem. E isso tem tudo a ver com a palavra GRATIDÃO.

VOCÊ QUER SER MAIS FELIZ? AGRADEÇA!


Estudos científicos comprovam que agradecer nos ajuda a ter mais emoções positivas, a reconhecer experiências prazerosas, a melhorar nossa saúde, a lidar com adversidades e a construir relacionamentos mais significativos.

Agradecer nos mostra que tudo que temos e tudo que somos é suficiente. Agradecer nos faz deixar nossas expectativas e frustações de lado, e focar em nossas conquistas e em tudo de bom que temos em nossas vidas.

GRATIDÃO - pratique mais esse sentimento.
Um abraço e até a próxima publicação.
Gilson Tavares
Psicanalista Clínico
Psicanalista Organizacional
Especialista em Gestão de Pessoas


A COMPETÊNCIA EMOCIONAL E O MARKETING PESSOAL

 
A competência emocional e o marketing pessoal estão intimamente relacionados. Uma pessoa que não disponha de recursos pessoais como: capacidade de comunicação, equilíbrio no relacionamento interpessoal e estabilidade emocional, dificilmente conseguirá estabelecer relacionamentos interpessoais saudáveis. Todos estes fatores comportamentais citados estão relacionados à inteligência emocional.

O marketing pessoal é a estratégia que você adota para causar uma boa impressão: as roupas que veste, o discurso durante os diálogos, o penteado, a barba bem feita, o cabelo bem lavado, as unhas cortadas (ou pintadas), Etc.

Saber controlar suas emoções está diretamente ligado ao sucesso de seu marketing pessoal. Esse controle emocional é fruto do aprendizado, da paciência, da determinação, e está diretamente relacionado com a construção do poder pessoal.

Também no ambiente organizacional, os conceitos de inteligência, de poder pessoal e de competência profissional vêm sofrendo grandes mudanças nos últimos anos. Há pouco tempo atrás, as organizações avaliavam seus funcionários buscando principalmente descobrir suas competências técnicas e o QI, quociente de inteligência. Eram critérios objetivos, e serviam de base para contratações, promoções e dispensas. No entanto, a realidade das organizações tem demonstrado, cada vez mais claramente, que estes critérios estão superados e que os comportamentos relacionados à inteligência emocional são os grandes responsáveis pelo sucesso e o desempenho superior dos profissionais.

Segundo o consultor organizacional Mario Persona, "Marketing pessoal é um conjunto de ações que ajudam uma pessoa a obter maior sucesso em sua vida pessoal, nos relacionamentos e no trabalho. É uma forma de você agregar valor a si mesmo por meio de uma observação sistemática do ambiente onde você atua, das expectativas que as pessoas têm de você e da melhor maneira de atender a essas expectativas com um comportamento adequado."

Para o psicólogo americano Daniel Goleman, em seu primeiro livro "Inteligência Emocional" (1995), o sucesso de uma pessoa depende de seu QE, ou quociente emocional, e não de seu QI, quociente de inteligência.

Goleman, que criou o conceito de inteligência emocional, diz que o QE, quociente emocional, se traduz em atributos como: confiança; auto-motivação; empatia; capacidade de aprender sozinho e relacionamento interpessoal.

Segundo especialistas em recursos humanos, as três competências básicas que as empresas mais procuram em seus funcionários são: Habilidade de comunicação; Relacionamento interpessoal; Iniciativa. Características ligadas à Competência Emocional.

De acordo com especialistas comportamentais e com profissionais experientes na gestão e na liderança de pessoas, as competências comportamentais dizem respeito, principalmente, à inteligência emocional, que fornece o equilíbrio necessário para o enfrentamento das diversas situações e adversidades enfrentadas no cotidiano, que sejam no âmbito pessoal, que sejam no âmbito profissional.

Fazendo uma ligação do marketing pessoal com a inteligência emocional, percebe-se claramente que, para obter sucesso na carreira, é necessário estar constantemente desenvolvendo a inteligência emocional.

Pessoas com alto índice de QE passam confiança e tranquilidade no ambiente de trabalho. São pessoas mais felizes e mais motivadas. Por isto transmitem maior segurança e motivação a todos que convivem com ela.

Portanto, certifique-se de estar constantemente desenvolvendo sua inteligência emocional, pois ela será um dos pilares do marketing pessoal que impulsionará sua carreira.

Desenvolver a inteligência emocional implica em aprender a conhecer as próprias emoções, para assim poder gerenciá-las, aprendendo a ter atitudes mais equilibradas e mais assertivas diante dos desafios e adversidades, e, principalmente, diante da relação com o outro.
Um abraço e até a próxima publicação.
Gilson Tavares
Psicanalista Clínico e Especialista em Gestão de Pessoas