INVESTIR NO CAPITAL HUMANO É O MELHOR CAMINHO PARA ENFRENTAR A CRISE!



Administrar uma organização, mais do que gerenciar processos é gerenciar pessoas. É ter uma visão holística da organização; é proporcionar para que todos os membros da organização conheçam a sua importância como partícula formadora desse sistema, que é a organização.

O mundo é feito de pessoas e são elas que constroem o mundo. Alguma mudança no mundo ou em alguma realidade precisa antes passar pela mudança nas pessoas, começando por mudar o seu jeito de pensar, de enxergar e de agir no mundo.

De acordo com Peter Senge, autor do livro “A quinta disciplina”, as organizações devem ser capazes de mudar, de adquirir conhecimento e utilizar informações para se adaptar às novas circunstâncias, e para isso, devem preparar seus empregados para se adaptarem à essas mudanças. Segundo ele, somente se implementam mudanças em uma organização quando as pessoas estão dispostas a mudarem ou até mesmo a conduzirem os processos de mudança. Do contrário, as mudanças ficarão apenas na teoria.

No contexto atual, não há mais espaço para chefes que comandem seus colaboradores, e sim, para líderes que, além de estimular, delegar e supervisionar, se responsabilizam também pelo desenvolvimento contínuo de seus liderados.

Para que o gestor possa contar com uma equipe de sucesso, é necessário que essa equipe seja formada por líderes que saibam identificar e potencializar as habilidades individuais e coletivas de seus comandados.

Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão investindo não diretamente nos produtos e serviços, mas nas pessoas que entendem deles, e que sabem como criá-los, desenvolvê-los e melhorá-los.

O desenvolvimento pessoal objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes, como também a aquisição de habilidades e conhecimentos, refletindo na melhoria da qualidade de vida, na melhoria dos resultados e no desempenho profissional.


https://www.youtube.com/watch?v=zoRxtahrjXE