QUAIS SÃO OS SEUS TALENTOS E O QUE VOCÊ TEM FEITO COM ELES?

 
Buscar uma resposta para essa pergunta pode representar o sucesso ou o fracasso, não apenas de uma carreira profissional, mas também na construção de uma vida, considerando a construção de uma vida de realização e satisfação, pessoal e profissional.
Encontrar os nossos talentos, ou seja, encontrar aquilo em que somos bons, aquilo que fazemos bem sem precisar de muito esforço e ainda sentimos prazer em fazer, pode não apenas determinar uma carreira à ser construída, mas principalmente, a forma como vamos nos portar diante das oportunidades que a vida colocar no nosso caminho.
Embarcar em uma ocupação que não tenha nenhuma identificação com os nossos talentos pode significar uma vida de frustração, da mesma forma que, embarcar em um negócio que tenha se mostrado próspero para um amigo ou um vizinho, mas que não tenhamos identificação com o tipo de negócio, também pode resultar em um fracasso total.
De acordo com pesquisas comportamentais, entre os fatores que mais nos limitam no âmbito profissional, está não identificar os próprios talentos, juntamente com a falta de autoconhecimento, não ter planejamento pessoal, não desenvolver competências emocionais e comportamentais e não desenvolver rede de contatos. Isso mostra a importância de identificar as nossas habilidades e a importância de buscar aplicar essas habilidades no nosso fazer profissional.
Segundo pesquisa da University of Michigan-EUA, as pessoas podem ver o trabalho de 3 formas muito diferentes:
1- Um Emprego -Um meio de sobreviver, ganhar dinheiro e manter um estilo de vida.
2- Uma Carreira - Uma Oportunidade de crescer e se desenvolver.
3- Uma vocação - Uma chance de autorealização e de fazer a diferença no mundo.
Ver o trabalho como uma vocação só é possível se houver identificação entre os valores e demais detalhes do trabalho realizado e os talentos e habilidades que temos. Dessa maneira, torna-se essencial buscar conhecer e desenvolver esses nossos talentos.
Veja quais são as carreiras e profissões que tem mais a ver com você - seus talentos e vocações, respondendo à um rápido questionário na aba Testes, clicando aqui!
Veja mais sobre esse assunto em vários artigos que tratam do tema ou de temas semelhantes:

A competência emocional como diferencial na carreira