A crise nossa de cada dia e as oportunidades de mudança

 
Crise é uma das palavras mais utilizadas já faz algum tempo em todo o Brasil – crise política; crise moral; crise de valores; crise cultural; crise financeira; crise na saúde, educação segurança, etc. Parece que essa lista fica cada dia maior.
Mas, não quero aqui acrescentar mais nenhuma crise nessa lista; não quero fazer nenhuma análise do contexto atual do País; Não pretendo apontar nenhuma saída mágica para toda essa bagunça, até porque não existe solução fácil para problema difícil.
Estou aqui sim para falar sobre a crise nossa de cada dia.
Afinal, diante de tantos desmandos em todos os recantos do País, cometidos por sanguessugas pertencentes à todos os poderes da República, em todos os escalões, seguidos de fraudes e enganações realizadas por grandes corporações, são poucos os privilegiados que não sentem na pele o efeito de todo esse ataque à sociedade brasileira. Até porque quem paga a conta disso tudo é o povo, principalmente o povo que não tem a seu favor as regalias do poder, político, econômico e dos conchavos feitos na calada da noite.
Mas não estou aqui também apenas com uma visão pessimista da situação, nem para dizer que devemos nos conformar e esperar as coisas se acertarem. Muito pelo contrário, estou aqui para dizer que você é a pessoa que pode mudar a sua realidade.
Não vou falar de política. Teremos em breve mais uma eleição – mais uma chance de escolhermos pessoas comprometidas com o bem comum. Mas essa escolha deve ser feita de acordo com a consciência de cada um.
Vou falar sim, das mudanças que você deve promover na sua vida e no mundo ao seu redor.
Faça uma busca em você mesmo e descubra quais são os seus talentos - quais são as suas habilidades e desenvolva as atitudes necessárias para colocar os seus talentos e habilidades a serviço da construção de uma vida melhor, para você, para sua família, e veja também como os seus talentos e habilidades podem contribuir para melhorar a vida na sua comunidade.
Esse sim é o caminho para construir um amanhã melhor.
Viver se queixando nas redes sociais, trocando acusações de quem apoia o pior político ou quem será o próximo salvador da pátria, não traz nada de realmente construtivo.
As crises e dificuldades, antes de serem vistas como um castigo da vida, um destino pré-determinado ou um motivo para desistir, deve ser visto como uma motivação para provocar mudanças. Mudança de vida; mudança de realidade; mas antes de tudo, mudança em nós mesmos.
Se você sozinho não consegue encontrar qual a sua missão nessa vida e como pode provocar mudanças na sua realidade e qualidade de vida, procure um profissional que possa lhe apoiar na sua caminhada para a descoberta dos seus potenciais. Tenha certeza que isso pode fazer muita diferença.
As suas queixas e reclamações não mudam nada na sua vida, a não ser para pior. Mas a sua mudança de postura diante da vida pode provocar grandes transformações, não apenas na sua vida, mas também na vida das pessoas ao seu redor.
Pense nisso com carinho. Encontre os seus talentos e desenvolva as suas habilidades.
Desista do papel de vítima, saia da zona de conforto e assuma o controle da sua vida.
Tenha certeza que agindo assim você estará contribuindo para a construção de um mundo melhor.
Um abraço e até a próxima publicação.
Gilson Tavares
Psicanalista Clínico e Organizacional
Consultor em Gestão Comportamental
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário