A psicanálise pode resolver o meu problema?

 
Não. A psicanálise não pode resolver o seu problema. Assim como nenhuma outra psicoterapia também não pode.
Só quem pode resolver o seu problema é você mesmo.
A psicanálise pode sim, ser um caminho escolhido por você, para que você mesmo possa encontrar soluções para os seus problemas.
Por que estou abordando esse tema aqui nessa coluna?
Recentemente, em uma entrevista numa rádio local, surgiu essa questão. Razão pela qual eu quis falar sobre o assunto aqui nesse espaço.
Frequentemente, temos a tentação de buscar respostas para as nossas questões fora de nós mesmos. Buscando pessoas que possam apontar uma direção a seguir ou procurando justificar nossas ações atribuindo à forças ocultas ou aos desígnios do destino.
Na psicanálise, assim como também em qualquer outra ciência que tenha como objetivo contribuir para a busca do bem-estar do ser humano, a principal conquista que deve acontecer, precisa ser o conhecimento de si mesmo, para que, a partir disso, a pessoa possa se tornar protagonista da própria vida, produzindo as mudanças e transformações necessárias no seu mundo, começando em mudar a si mesmo.
Na psicanálise, cada pessoa tem a oportunidade de fazer uma viagem dentro de si mesmo, usando o psicanalista como espelho para as suas palavras, podendo, a partir das pontuações e questionamentos do psicanalista, fazer as suas próprias reflexões e poder transformar a sua forma de enxergar a si mesmo e as situações da sua vida, dando-lhes novos significados e encontrando novas formas, normalmente mais equilibradas, de lidar com a sua vida, com as pessoas do seu convívio e com o seu mundo.
Então, se a partir da fala pode-se encontrar as respostas e os caminhos, tanto faz falar para o psicanalista, para o espelho ou para um amigo?
Não. A fala no processo da psicanálise é o material essencial para que a compreensão seja buscada. Mas é a partir da condução do processo por um profissional experiente, sério e competente que essa fala começa a se transformar em respostas, através das pontuações e, sobretudo, dos questionamentos, na hora certa e da forma certa, feitos principalmente baseando-se no que não foi dito, para que assim, a pessoa possa também se questionar e refletir a respeito do assunto.
A psicanálise é essencialmente um caminho de autoconhecimento e esse autoconhecimento é o que leva à um aprendizado de como lidar melhor consigo mesmo, com as pessoas ao redor e com o mundo.
E você, está totalmente satisfeito com a vida que construiu?
Se você tem algo que deseja modificar, já pensou em procurar em você mesmo o caminho?
Um abraço e até a próxima publicação.
Gilson Tavares
Psicanalista Clínico e Organizacional
Consultor em Gestão Comportamental
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário