Você está onde queria está?

 
“Somos aquilo que fazemos repetidamente” (Aristóteles)
Você está onde queria está?

Essa é uma pergunta que pode ter vários significados, como também várias respostas.

Você pode se questionar no sentido físico-geográfico, você está no local que gostaria de está? Mas você pode, e deve, se questionar principalmente no sentido subjetivo – em relação à sua vida, pessoal e profissional, você está onde gostaria de está?

Você encontra satisfação, alegria e realização na vida que construiu? Ou apenas aceita de forma resignada uma vida de infelicidade, colocando na conta das circunstâncias, da sorte ou do destino os caminhos que tem trilhado na sua vida?

A nossa vida é o resultado das nossas escolhas e viver é está sempre em busca da realização dos nossos sonhos e ideais. As nossas atitudes em relação à realização dos nossos sonhos e ideais é o que vão determinar os resultados que vamos obter; que vão determinar os frutos que vamos colher.

Ficar apenas lamentando, reclamando, assumindo a posição de vítima, isso é mediocridade. Quando você escolhe ficar na mediocridade, também escolhe esconder suas habilidades, seus talentos, e deixa muitas oportunidades passarem. 

Não está satisfeito com a vida que construiu? Não está satisfeito com o lugar onde está? 
Não está satisfeito com as escolhas que tem feito? Não está satisfeito com o caminho que tem caminhado? Então mude. Mas Mude principalmente as suas atitudes.

Não são os pensamentos positivos que fazem a diferença, são as atitudes positivas. Ficar repetindo mantras; repetindo frases feitas; seguindo gurus, nada disso vai fazer diferença nenhuma na sua vida se as suas atitudes não forem positivas.

Tenha sempre em mente que não são atitudes isoladas que vão produzir alguma mudança na sua vida, mas sim os seus hábitos. Daí que, qualquer mudança que desejamos na nossa vida, precisa iniciar com a mudança de nós mesmos, mudando a nossa forma de enxergar o mundo e mudando a nossa forma de atuar no mundo.
Se você não está onde queria está, ou melhor, se você não está onde gostaria de está, analise as suas atitudes, analise a sua trajetória, perceba que atitudes lhe levaram ao ponto onde está, perceba que atitudes que não teve lhe afastaram dos seus ideais e trace um novo roteiro para a sua vida.
Não existem soluções mágicas. O tempo resolve todas as coisas, mas só se você usar o tempo para promover as mudanças necessárias. O poder do pensamento positivo é capaz de qualquer coisa, mas só se você transformar pensamento positivo em atitude positiva.
Então, já pensou onde você queria está?
Sonhe, idealize. A vida é feita de sonhos e de ideais. Sem eles, a vida fica muito sem graça.
Mas não fique só nos sonhos e idealizações - planeje, trace metas, aja, faça acontecer.
Questionamentos que lhe ajudarão a chegar aonde você quiser chegar.
O que eu quero atingir e quando?
Onde eu estou agora, em relação ao que quero atingir?
Como eu chego lá, a partir de onde estou?
Como consigo fazer com que isso aconteça?
Que competências e habilidades preciso desenvolver?
Como faço para desenvolver essas competências?
Não espere o momento ideal. O momento ideal é agora.
Um abraço e até a próxima publicação.
Gilson Tavares
Psicanalista Clínico e Organizacional
Consultor em Gestão Comportamental
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário