Importância da RESILIÊNCIA para a SAÚDE EMOCIONAL

 
“A dor é inevitável, o sofrimento é opcional.”, (Carlos Drummond de Andrade).
Resiliência é um conceito emprestado da física, que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente à eles, sem entrar em conflito psicológico ou emocional.
O conceito de Resiliência foi utilizado pela primeira vez pelo físico Thomas Young, em 1807, que definiu como a capacidade de um objeto, material ou corpo de sofrer pressão ou impacto e, depois, voltar à forma original, não perdendo, deste modo, suas propriedades. Por exemplo, um elástico, uma vara que se enverga, uma borracha, etc.
Psiquicamente, a resiliência pode ser definida como a capacidade de adaptação de indivíduos, grupos e até de organizações, em voltar ao seu estado “normal”, após alguma situação traumática ou crítica. Resumindo, é a capacidade de superar adversidades, de pater a poeira e seguir em frente.
Resiliência é uma das características das pessoas altamente adaptáveis, capazes de enfrentarem e superarem crises, obstáculos, adversidades e situações de estresse com serenidade.
Situações críticas de dor e tragédia, como separações, conflitos, lutos, perdas, decepções, doenças, bem como dos desafios que fazem parte da nossa vida cotidiana, são importantes para o nosso processo de desenvolvimento psíquico e emocional, embora nos tragam sofrimento.
A resiliência não é inata, mas desenvolvida através de processos de aprendizagem, como também da busca do autoconhecimento, do autoquestionamento, da autoavaliação, da busca de sentido e significado para a vida. Contribuindo assim para que o indivíduo saia de cada experiência mais fortalecido e compreendendo os obstáculos vivenciados como oportunidade de mudança e de crescimento.
Importante é não se colocar no papel de vítima: das pessoas, das situações ou do mundo - e assumir as rédeas da própria vida, construindo o seu próprio caminho!
Tudo na vida passa e traz aprendizados. Procure se autoconhecer, aprendendo a desenvolver seus recursos internos. Procure conhecer e aprender algo novo, desenvolver novos projetos de vida, construir uma nova realidade, se renovar, se reinventar!
Benefícios da prática da resiliência:
Desenvolver o otimismo;
Desenvolver a autoestima;
Aprendizado de como enfrentar as situações mais difíceis;
Praticar o Autoconhecimento;
Viver o presente;
Praticar a Adaptação às mudanças;
Praticar o Crescimento pessoal e profissional.
Observar as possibilidades a sua volta;
Observar as coisas que você já conquistou.
Agradeça pelas coisas que tem, ao invés de reclamar daquelas que ainda não possui (ou que perdeu - Não existem perdas: o que se foi cumpriu o seu propósito.);
Encontre um sentido para a sua vida.
A Saúde Emocional está totalmente relacionada com o equilíbrio e a forma como se enfrenta os desafios, as adversidades e as cobranças que a vida coloca no caminho.
Uma boa semana, um abraço e até a próxima publicação.
Gilson Tavares
Psicanalista Clínico e Organizacional
Consultor em Gestão Comportamental



Nenhum comentário:

Postar um comentário