CURSOS
CURSO: Autogestão Emocional e autoliderança
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Importância
do autoconhecimento
A construção do “SER”
Caminhos da construção do “EU”
Importância
da autogestão
Buscando a Automotivação
Relações
interpessoais
Lidando com o outro
Identificando
fatores limitantes
Identificando e lidando com o lado
Sombra
Saindo
do papel de vítima
Assumindo o controle
Identificando
as melhores qualidades e potencialidades
Buscando respostas dentro de si
Identificando
caminhos de superação das limitações
Construindo caminhos
OBJETIVO:
Abrir
espaço para reflexão sobre a importância da autogestão emocional para a atuação
do indivíduo diante das várias situações surgidas no seu cotidiano, na esfera
pessoal, familiar, social e profissional.
JUSTIFICATIVA:
A realização pessoal
começa nas escolhas e opções de vida que fazemos, e principalmente, no que
transformamos essas escolhas.
Não vemos o mundo
como ele é, mas como nós somos. A nossa visão de mundo e de nós mesmos geram as
nossas crenças mentais, e as nossas crenças mentais determinam as nossas
atitudes, que constroem a nossa realidade.
Para que possamos ter
mais assertividade nos caminhos e opções que precisamos escolher à cada
instante da nossa jornada, e para que estejamos preparados com os melhores
recursos internos de que dispomos para enfrentar as adversidades surgidas ao
longo do caminho, é necessário acima de qualquer outra ferramenta, o
conhecimento de si mesmo.
O autoconhecimento
leva à autogestão emocional, que é um pré-requisito básico para a construção de
uma vida plena e satisfatória, consciente de ser o autor da própria história, e
que só saindo da sua zona de conforto, pode assumir o controle da sua própria
vida, e mudar o mundo, a partir da sua mudança.
METODOLOGIA:
Aula expositiva/reflexiva;
uso de ferramentas áudio-visuais; atividades individuais.
PÚBLICO ALVO:
Destina-se à todas as pessoas, de
qualquer idade, que tenham o desejo de saber sobre como o conhecimento e a
administração das suas emoções podem influenciar para a construção de atitudes
mais equilibradas, na esfera pessoal e profissional.
CARGA
HORÁRIA: 10 horas
CURSO: Autogestão e Realização Pessoal
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
Importância da:
Competência
emocional – necessária para lidar com as adversidades.
Assertividade
– saber planejar e escolher os passos e atitudes corretas.
Proatividade
– agir de acordo com os próprios valores e não respondendo às provocações
externas.
Resiliência
– bater a poeira e seguir em frente.
Serendipidade
– ter a mente aberta para as possibilidades e ser espontâneo nas ações.
Flexibilidade
– se adaptar às mudanças e situações.
O
marketing pessoal
A
importância de ter um propósito de vida
Construindo Metas e Objetivos:
Mudando perguntas para mudar
respostas
Plano de ação
Realizando metas
Construindo mudanças
Feedback
Autoavaliação
OBJETIVO:
Provocar
os participantes à buscarem e desenvolverem as capacidades internas,
necessárias para vencerem adversidades e transformarem sonhos em realidade.
JUSTIFICATIVA:
Perceber
a importância da autogestão para a construção da realização pessoal deve ser o
primeiro passo para que se busque caminhos de transformação.
METODOLOGIA:
Aula expositiva/reflexiva; uso de ferramentas
áudio-visuais; atividades individuais.
PÚBLICO
ALVO
Destina-se à todas as pessoas, de
qualquer idade, que tenham o desejo de identificar os seus padrões de
comportamento e de buscar mudanças nesses padrões, para assim, poderem obter
resultados mais positivos nas suas ações.
CARGA
HORÁRIA: 10 horas
CURSO: Descobrindo Potencialidades
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
Descobrir
quem sou, onde estou e porque estou.
Se
conhecendo
Linha
do tempo
Olhando
para dentro.
Descobrir
quem quero ser e para onde quero ir.
Descobrindo
características comportamentais individuais
NÍVEL DE FELICIDADE E
SATISFAÇÃO COM A VIDA.
Perfil
comportamental.
Grade
de metas.
Descobrindo
que caminhos seguir e que atitudes desenvolver para chegar lá.
Árvore
de Limitações.
Autoliderança.
Plano
de ação.
Avaliação
pessoal.
OBJETIVO:
Promover
momentos de reflexão sobre que caminhos e situações construíram o SER que existe
dentro de cada um e promover oportunidade de reflexão sobre as mudanças
internas necessárias para a construção de caminhos de mudanças de vida.
JUSTIFICATIVA:
Você tem todos os recursos internos para
realizar tudo o que você se proponha à realizar. Basta, para isso, descobrir as
suas potencialidades. E para isso, o primeiro passo necessário é encontrar suas
potencialidades, fazendo uma busca dentro de si mesmo, através do
autoconhecimento.
METODOLOGIA:
Aula expositiva/reflexiva; uso de ferramentas áudio-visuais;
atividades individuais.
PÚBLICO
ALVO:
Destina-se
à qualquer pessoa, de qualquer idade, que tenha o desejo e a coragem de se
conhecer melhor e conhecer as suas potencialidades, pessoais e profissionais,
para, a partir desse conhecimento, poder desenvolvê-las.
CARGA
HORÁRIA: 10 horas
CURSO: Gestão de Conflitos
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
O que é o conflito
O porquê do conflito
De quem é o conflito
Motivações internas geradoras de conflito
O conflito como fator de transformação
OBJETIVO:
Análise
do conflito como oportunidade de autoconhecimento, com a busca da verdadeira
causa do conflito e como utilizar o conflito como ferramenta de crescimento e
transformação.
JUSTIFICATIVA:
O
conflito nas relações interpessoais, em ocasiões sociais e profissionais, em
grande parte surge não pela situação propriamente dita, mas pela interpretação
da mesma. Daí que, aprender sobre os próprios sentimentos surgidos nessas
situações, e aprender a compreender os sentimentos do outro, é um passo
decisivo na prevenção de conflitos e também na busca de melhor solução para os
mesmos.
METODOLOGIA:
Aula expositiva/reflexiva; uso de ferramentas
áudio-visuais; atividades individuais.
PÚBLICO
ALVO:
Todos os
que desejam saber mais sobre conflitos, pessoais e interpessoais, sobre as
motivações e a prevenção de conflitos, e sobre como lidar com eles.
CARGA
HORÁRIA: 10 horas
CURSO: Estresse no Ambiente Organizacional – como
lidar
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
O que é o estresse
O estresse como processo fisiológico
O estresse como fator de preservação do organismo
O distúrbio do estresse
O estresse e o equilíbrio emocional
Conseqüências do distúrbio do estresse
Prevenção dos distúrbios do estresse
Lidando com o distúrbio do estresse
OBJETIVO:
Análise
e reflexão sobre os fatores geradores de estresse no trabalho e como lidar com
ele. Como também análise e reflexão sobre as situações geradoras de estresse no
cotidiano.
JUSTIFICATIVA:
O
estresse surgido nas relações intrapessoal, interpessoal e no ambiente
profissional, como conseqüência dessas relações e como resultado das funções
laborais, tem grande importância para a qualidade de vida e para a harmonia no
ambiente de trabalho e reflete diretamente nos resultados obtidos pela
organização. Razão pela qual, a compreensão das fontes geradoras do estresse e
a gestão saudável dessas fontes podem refletir diretamente no nível de
satisfação pessoal e profissional e nos resultados da organização.
METODOLOGIA:
Aula expositiva/reflexiva; uso de ferramentas
áudio-visuais; atividades individuais.
PÚBLICO ALVO:
Destina-se à todas as pessoas que desejam construir um
ambiente laboral saudável, principalmente às pessoas que, de alguma forma,
ocupem algum cargo de chefia ou liderança. Como também, destina-se às pessoas
que desejam saber mais sobre como lidar com o estresse nas situações do
cotidiano, contribuindo para a construção de relações mais saudáveis.
CARGA
HORÁRIA: 10 horas
CURSO: Autoconhecimento e Saúde Emocional
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
O que é o autoconhecimento
De onde vêm os sentimentos
Identificando padrões de comportamento
Mudando atitudes para mudar resultados
A busca do equilíbrio emocional
OBJETIVO:
Promover oportunidade de
interiorização, em busca do verdadeiro EU e na busca de sentido para os
sentimentos e emoções, visando a construção de atuações mais equilibrada diante
das exigências e adversidades.
JUSTIFICATIVA:
O
autoconhecimento é um exercício de amadurecimento, porque, buscando uma
compreensão do seu SER na profundeza da sua essência, você adquire a capacidade
de ter atuações mais equilibradas diante das diversas situações enfrentadas ao
longo da sua jornada de vida.
Mudanças
nos resultados só são conseguidos com mudanças nas atitudes. Daí que, o
primeiro e necessário passo para se construir qualquer mudança, é promover
inicialmente a mudança de si mesmo. E essa, só acontece a partir do
autoconhecimento.
A
partir do autoconhecimento, é que se pode aprimorar o desenvolvimento da
competência emocional, que pode ser traduzida no conhecimento, expressão e
gestão das próprias emoções, e também, na forma de gerir as relações
interpessoais.
METODOLOGIA:
Aula expositiva/reflexiva; uso de ferramentas
áudio-visuais; atividades individuais.
PÚBLICO
ALVO:
Destina-se
à qualquer pessoa, de qualquer idade, que tenha o desejo e a coragem de se
conhecer melhor e de saber mais sobre as motivações emocionais que contribuem
para a construção do seu SER.
CARGA
HORÁRIA: 10 horas
CURSO: Autoconhecimento e relações interpessoais
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
Importância
do autoconhecimento;
Competência
emocional;
Relações
interpessoais;
Fatores relevantes no
estabelecimento de relações interpessoais saudáveis;
Motivações internas
geradoras de conflito;
Autoanálise da
relação intrapessoal como base para as relações interpessoais;
O conflito como fator
de transformação;
De onde vêm os
sentimentos;
Identificando padrões
de comportamento;
Mudando atitudes para
mudar resultados;
A busca do equilíbrio
emocional.
OBJETIVO:
Promover oportunidade de
interiorização, em busca do verdadeiro EU e na busca de sentido para os
sentimentos e emoções, visando a construção de atuações mais equilibrada diante
das exigências e adversidades surgidas nas relações interpessoais.
JUSTIFICATIVA:
O
conflito nas relações interpessoais, em ocasiões sociais e profissionais, em
grande parte surge não pela situação propriamente dita, mas pela interpretação
da mesma. Daí que, aprender sobre os próprios sentimentos surgidos nessas
situações, e aprender a compreender os sentimentos do outro, é um passo
decisivo na construção de relações interpessoais mais saudáveis e proveitosas.
METODOLOGIA:
Aula expositiva/reflexiva; uso de ferramentas
áudio-visuais; atividades individuais.
PÚBLICO
ALVO:
Todos os que desejam saber
mais sobre os próprios sentimentos, sobre as motivações para a sua atuação nas
relações interpessoais e sobre a prevenção de conflitos.
CARGA
HORÁRIA: 10 horas
CURSO: Liderando pessoas – liderança e gestão de
mudanças
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
Chefiar
ou Liderar;
Mapeando
competências;
Perfil
comportamental;
Inteligência
emocional;
Relações
interpessoais;
Comunicação
interpessoal;
Proatividade;
Resiliência;
Marketing
pessoal;
Assertividade;
Comprometimento.
OBJETIVO:
Promover
a oportunidade para a descoberta e o desenvolvimento de habilidades para o
mapeamento e aproveitamento de competências e construir uma visão da liderança
como agentes fomentadores do crescimento e desenvolvimento das pessoas da sua
equipe.
JUSTIFICATIVA:
Ser
líder é ter a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento integral dos
membros da equipe, estabelecendo uma parceria de duas vias, onde ambos
compartilham experiências e conhecimentos e aprimoram competências, tendo como
resultados a excelência.
METODOLOGIA:
Aula expositiva/reflexiva; uso de ferramentas áudio-visuais;
atividades individuais.
PÚBLICO
ALVO:
Todos
os que desejam saber mais sobre as competências necessárias à serem
desenvolvidas para a realização de uma liderança comprometida com o crescimento
e desenvolvimento pessoal e profissional, da equipe e da própria liderança. .
CARGA
HORÁRIA: 10 horas
CURSO: Construindo Metas e Objetivos
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
Identificando
as competências;
Identificando
emoções;
Crenças
limitadoras;
Do
pensamento à realização;
Definindo
metas;
Árvore
de objetivos;
Plano
de ação.
OBJETIVO:
Promover
a oportunidade para a descoberta e o desenvolvimento de habilidades necessárias
para a definição e a realização de metas e objetivos.
JUSTIFICATIVA:
Definir
e realizar metas é um processo que exige a busca do autoconhecimento, para
assim, descobrir as limitações e também as habilidades, para que possa
desenvolver as competências necessárias à realização das metas propostas.
METODOLOGIA:
Aula expositiva/reflexiva; uso de ferramentas
áudio-visuais; atividades individuais.
PÚBLICO
ALVO:
Todos
os que desejam saber mais sobre as competências necessárias à serem
desenvolvidas para a definição e realização de metas e objetivos.
CARGA
HORÁRIA: 10 horas
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