CURSOS



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CURSO:  Autogestão Emocional e autoliderança

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Importância do autoconhecimento
            A construção do “SER”
            Caminhos da construção do “EU”
Importância da autogestão
            Buscando a Automotivação
Relações interpessoais
            Lidando com o outro
Identificando fatores limitantes
            Identificando e lidando com o lado Sombra
Saindo do papel de vítima
            Assumindo o controle
Identificando as melhores qualidades e potencialidades
            Buscando respostas dentro de si
Identificando caminhos de superação das limitações
            Construindo caminhos


OBJETIVO:
Abrir espaço para reflexão sobre a importância da autogestão emocional para a atuação do indivíduo diante das várias situações surgidas no seu cotidiano, na esfera pessoal, familiar, social e profissional.

JUSTIFICATIVA:
A realização pessoal começa nas escolhas e opções de vida que fazemos, e principalmente, no que transformamos essas escolhas.       
Não vemos o mundo como ele é, mas como nós somos. A nossa visão de mundo e de nós mesmos geram as nossas crenças mentais, e as nossas crenças mentais determinam as nossas atitudes, que constroem a nossa realidade.
Para que possamos ter mais assertividade nos caminhos e opções que precisamos escolher à cada instante da nossa jornada, e para que estejamos preparados com os melhores recursos internos de que dispomos para enfrentar as adversidades surgidas ao longo do caminho, é necessário acima de qualquer outra ferramenta, o conhecimento de si mesmo.
O autoconhecimento leva à autogestão emocional, que é um pré-requisito básico para a construção de uma vida plena e satisfatória, consciente de ser o autor da própria história, e que só saindo da sua zona de conforto, pode assumir o controle da sua própria vida, e mudar o mundo, a partir da sua mudança.

METODOLOGIA:
Aula expositiva/reflexiva; uso de ferramentas áudio-visuais; atividades individuais.


PÚBLICO ALVO:
            Destina-se à todas as pessoas, de qualquer idade, que tenham o desejo de saber sobre como o conhecimento e a administração das suas emoções podem influenciar para a construção de atitudes mais equilibradas, na esfera pessoal e profissional.

CARGA HORÁRIA: 10 horas


CURSO:  Autogestão e Realização Pessoal

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Importância da:
Competência emocional – necessária para lidar com as adversidades.
Assertividade – saber planejar e escolher os passos e atitudes corretas.
Proatividade – agir de acordo com os próprios valores e não respondendo às provocações externas.
Resiliência – bater a poeira e seguir em frente.
Serendipidade – ter a mente aberta para as possibilidades e ser espontâneo nas ações.
Flexibilidade – se adaptar às mudanças e situações.

O marketing pessoal
A importância de ter um propósito de vida

Construindo Metas e Objetivos:
Mudando perguntas para mudar respostas
Plano de ação
Realizando metas

Construindo mudanças
Feedback
Autoavaliação

OBJETIVO:
Provocar os participantes à buscarem e desenvolverem as capacidades internas, necessárias para vencerem adversidades e transformarem sonhos em realidade.

JUSTIFICATIVA:
Perceber a importância da autogestão para a construção da realização pessoal deve ser o primeiro passo para que se busque caminhos de transformação.

METODOLOGIA:
Aula expositiva/reflexiva; uso de ferramentas áudio-visuais; atividades individuais.

PÚBLICO ALVO
            Destina-se à todas as pessoas, de qualquer idade, que tenham o desejo de identificar os seus padrões de comportamento e de buscar mudanças nesses padrões, para assim, poderem obter resultados mais positivos nas suas ações.

CARGA HORÁRIA: 10 horas


CURSO:  Descobrindo Potencialidades

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Descobrir quem sou, onde estou e porque estou.
Se conhecendo
Linha do tempo
Olhando para dentro.

Descobrir quem quero ser e para onde quero ir.
Descobrindo características comportamentais individuais
NÍVEL DE FELICIDADE E SATISFAÇÃO COM A VIDA.
Perfil comportamental.
Grade de metas.

Descobrindo que caminhos seguir e que atitudes desenvolver para chegar lá.
Árvore de Limitações.
Autoliderança.
Plano de ação.
Avaliação pessoal.

OBJETIVO:
Promover momentos de reflexão sobre que caminhos e situações construíram o SER que existe dentro de cada um e promover oportunidade de reflexão sobre as mudanças internas necessárias para a construção de caminhos de mudanças de vida.

JUSTIFICATIVA:
Você tem todos os recursos internos para realizar tudo o que você se proponha à realizar. Basta, para isso, descobrir as suas potencialidades. E para isso, o primeiro passo necessário é encontrar suas potencialidades, fazendo uma busca dentro de si mesmo, através do autoconhecimento.

METODOLOGIA:
Aula expositiva/reflexiva; uso de ferramentas áudio-visuais; atividades individuais.

PÚBLICO ALVO:
Destina-se à qualquer pessoa, de qualquer idade, que tenha o desejo e a coragem de se conhecer melhor e conhecer as suas potencialidades, pessoais e profissionais, para, a partir desse conhecimento, poder desenvolvê-las.

CARGA HORÁRIA: 10 horas

 

CURSO:  Gestão de Conflitos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
O que é o conflito
O porquê do conflito
De quem é o conflito
Motivações internas geradoras de conflito
O conflito como fator de transformação

OBJETIVO:
Análise do conflito como oportunidade de autoconhecimento, com a busca da verdadeira causa do conflito e como utilizar o conflito como ferramenta de crescimento e transformação.

JUSTIFICATIVA:
O conflito nas relações interpessoais, em ocasiões sociais e profissionais, em grande parte surge não pela situação propriamente dita, mas pela interpretação da mesma. Daí que, aprender sobre os próprios sentimentos surgidos nessas situações, e aprender a compreender os sentimentos do outro, é um passo decisivo na prevenção de conflitos e também na busca de melhor solução para os mesmos.

METODOLOGIA:
Aula expositiva/reflexiva; uso de ferramentas áudio-visuais; atividades individuais.

PÚBLICO ALVO:
            Todos os que desejam saber mais sobre conflitos, pessoais e interpessoais, sobre as motivações e a prevenção de conflitos, e sobre como lidar com eles.

CARGA HORÁRIA: 10 horas


 
CURSO:  Estresse no Ambiente Organizacional – como lidar

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
O que é o estresse
O estresse como processo fisiológico
O estresse como fator de preservação do organismo
O distúrbio do estresse
O estresse e o equilíbrio emocional
Conseqüências do distúrbio do estresse
Prevenção dos distúrbios do estresse
Lidando com o distúrbio do estresse

OBJETIVO:
Análise e reflexão sobre os fatores geradores de estresse no trabalho e como lidar com ele. Como também análise e reflexão sobre as situações geradoras de estresse no cotidiano.

JUSTIFICATIVA:
O estresse surgido nas relações intrapessoal, interpessoal e no ambiente profissional, como conseqüência dessas relações e como resultado das funções laborais, tem grande importância para a qualidade de vida e para a harmonia no ambiente de trabalho e reflete diretamente nos resultados obtidos pela organização. Razão pela qual, a compreensão das fontes geradoras do estresse e a gestão saudável dessas fontes podem refletir diretamente no nível de satisfação pessoal e profissional e nos resultados da organização.

METODOLOGIA:
Aula expositiva/reflexiva; uso de ferramentas áudio-visuais; atividades individuais.

PÚBLICO ALVO:
            Destina-se à todas as pessoas que desejam construir um ambiente laboral saudável, principalmente às pessoas que, de alguma forma, ocupem algum cargo de chefia ou liderança. Como também, destina-se às pessoas que desejam saber mais sobre como lidar com o estresse nas situações do cotidiano, contribuindo para a construção de relações mais saudáveis.

CARGA HORÁRIA: 10 horas


CURSO:  Autoconhecimento e Saúde Emocional

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
O que é o autoconhecimento
De onde vêm os sentimentos
Identificando padrões de comportamento
Mudando atitudes para mudar resultados
A busca do equilíbrio emocional

OBJETIVO:
Promover oportunidade de interiorização, em busca do verdadeiro EU e na busca de sentido para os sentimentos e emoções, visando a construção de atuações mais equilibrada diante das exigências e adversidades.
JUSTIFICATIVA:
O autoconhecimento é um exercício de amadurecimento, porque, buscando uma compreensão do seu SER na profundeza da sua essência, você adquire a capacidade de ter atuações mais equilibradas diante das diversas situações enfrentadas ao longo da sua jornada de vida.
Mudanças nos resultados só são conseguidos com mudanças nas atitudes. Daí que, o primeiro e necessário passo para se construir qualquer mudança, é promover inicialmente a mudança de si mesmo. E essa, só acontece a partir do autoconhecimento.
A partir do autoconhecimento, é que se pode aprimorar o desenvolvimento da competência emocional, que pode ser traduzida no conhecimento, expressão e gestão das próprias emoções, e também, na forma de gerir as relações interpessoais.

METODOLOGIA:
Aula expositiva/reflexiva; uso de ferramentas áudio-visuais; atividades individuais.

PÚBLICO ALVO:
Destina-se à qualquer pessoa, de qualquer idade, que tenha o desejo e a coragem de se conhecer melhor e de saber mais sobre as motivações emocionais que contribuem para a construção do seu SER.

CARGA HORÁRIA: 10 horas


CURSO:  Autoconhecimento e relações interpessoais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Importância do autoconhecimento;
Competência emocional;
Relações interpessoais;
Fatores relevantes no estabelecimento de relações interpessoais saudáveis;
Motivações internas geradoras de conflito;
Autoanálise da relação intrapessoal como base para as relações interpessoais;
O conflito como fator de transformação;
De onde vêm os sentimentos;
Identificando padrões de comportamento;
Mudando atitudes para mudar resultados;
A busca do equilíbrio emocional.

OBJETIVO:
Promover oportunidade de interiorização, em busca do verdadeiro EU e na busca de sentido para os sentimentos e emoções, visando a construção de atuações mais equilibrada diante das exigências e adversidades surgidas nas relações interpessoais.

JUSTIFICATIVA:
O conflito nas relações interpessoais, em ocasiões sociais e profissionais, em grande parte surge não pela situação propriamente dita, mas pela interpretação da mesma. Daí que, aprender sobre os próprios sentimentos surgidos nessas situações, e aprender a compreender os sentimentos do outro, é um passo decisivo na construção de relações interpessoais mais saudáveis e proveitosas.

METODOLOGIA:
Aula expositiva/reflexiva; uso de ferramentas áudio-visuais; atividades individuais.

PÚBLICO ALVO:
Todos os que desejam saber mais sobre os próprios sentimentos, sobre as motivações para a sua atuação nas relações interpessoais e sobre a prevenção de conflitos.

CARGA HORÁRIA: 10 horas


CURSO:  Liderando pessoas – liderança e gestão de mudanças

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Chefiar ou Liderar;
Mapeando competências;
Perfil comportamental;
Inteligência emocional;
Relações interpessoais;
Comunicação interpessoal;
Proatividade;
Resiliência;
Marketing pessoal;
Assertividade;
Comprometimento.

OBJETIVO:
Promover a oportunidade para a descoberta e o desenvolvimento de habilidades para o mapeamento e aproveitamento de competências e construir uma visão da liderança como agentes fomentadores do crescimento e desenvolvimento das pessoas da sua equipe.           

JUSTIFICATIVA:
Ser líder é ter a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento integral dos membros da equipe, estabelecendo uma parceria de duas vias, onde ambos compartilham experiências e conhecimentos e aprimoram competências, tendo como resultados a excelência.

METODOLOGIA:
Aula expositiva/reflexiva; uso de ferramentas áudio-visuais; atividades individuais.

PÚBLICO ALVO:
Todos os que desejam saber mais sobre as competências necessárias à serem desenvolvidas para a realização de uma liderança comprometida com o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, da equipe e da própria liderança. .

CARGA HORÁRIA: 10 horas



CURSO:  Construindo Metas e Objetivos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Identificando as competências;
Identificando emoções;
Crenças limitadoras;
Do pensamento à realização;
Definindo metas;
Árvore de objetivos;
Plano de ação.

OBJETIVO:
Promover a oportunidade para a descoberta e o desenvolvimento de habilidades necessárias para a definição e a realização de metas e objetivos.  

JUSTIFICATIVA:
            Definir e realizar metas é um processo que exige a busca do autoconhecimento, para assim, descobrir as limitações e também as habilidades, para que possa desenvolver as competências necessárias à realização das metas propostas.

METODOLOGIA:
Aula expositiva/reflexiva; uso de ferramentas áudio-visuais; atividades individuais.

PÚBLICO ALVO:
Todos os que desejam saber mais sobre as competências necessárias à serem desenvolvidas para a definição e realização de metas e objetivos.

CARGA HORÁRIA: 10 horas
 

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