PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL NO AMBIENTE LABORAL



GILSON TAVARES
PSICANÁLISE CLÍNICA
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
TREINAMENTO COMPORTAMENTAL








PROGRAMA DE
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
NO AMBIENTE LABORAL









GARANHUNS-PE
2014

Introdução.
            As pessoas constituem o principal ativo da organização. Esse é o principal paradigma adotado pelas organizações que pretendam não apenas se manterem no mercado, mas crescer, prosperar e tornar-se referência na sua área de atuação.
            As organizações dependem direta e totalmente de seus colaboradores para poderem cumprir com a sua missão, rumo à construção da sua visão organizacional e, principalmente, na preservação e introjeção dos seus valores.
            Encontrar formas de transformar as pessoas não apenas em colaboradores engajados com a razão de ser da organização, mas em parceiros, que encontrem razões para serem e fazerem uma única equipe, com um único objetivo, deve ser um desafio constante dos gestores que pretendam construir um ambiente laboral onde haja harmonia e colaboração.
            Na busca constante desse clima organizacional que promova o bem-estar no ambiente laboral, talvez, uma das ações mais acertadas que o gestor possa encontrar, seja proporcionar momentos e situações que ofereçam a oportunidade para que seus colaboradores possam descobrir e desenvolver os seus potenciais, a partir de um mais aprofundado autoconhecimento, o que, consequentemente, trará como resultados positivos, uma maior realização e satisfação, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional.











“O melhor negócio de uma organização ainda se chama gente, e ver gente integrada na organização como matéria-prima principal também é lucro, além de ser um fator primordial na geração de resultados” (Romão, 2002).




Apresentação do projeto.
1.    Objetivo

Incentivar e promover o crescimento pessoal e profissional da equipe, proporcionando a humanização e harmonização do ambiente laboral.

2.    Justificativa
Gerir uma organização é essencialmente gerir pessoas. Com esse pensamento, percebe-se também que a gestão de pessoas não pode ser uma tarefa apenas do setor de RH, mas de toda a organização.
No contexto atual, não há mais espaço para chefes que comandem seus colaboradores, e sim, para líderes que, além de estimular, delegar e supervisionar, se responsabilizam também pelo desenvolvimento contínuo de seus liderados.
Tudo que uma organização é capaz de realizar depende, em última análise, das pessoas com que conta. Promover uma mudança de cultura numa organização não deve ser algo que seja feito para os funcionários, e sim, que seja feito com os funcionários.

De acordo com Peter Senge, autor do livro “A quinta disciplina”, as organizações devem ser capazes de mudar, de adquirir conhecimento e utilizar informações para se adaptar às novas circunstâncias, e para isso, devem preparar seus empregados para se adaptarem à essas mudanças. Segundo ele, somente se implementam mudanças em uma organização quando as pessoas estão dispostas a mudarem ou até mesmo a conduzirem os processos de mudança. Do contrário, as mudanças ficarão apenas na teoria.
O desenvolvimento pessoal objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes, como também a aquisição de habilidades e conhecimentos, refletindo na melhoria da qualidade de vida e na melhoria nos resultados, desempenhos profissionais e comportamentais.

3.    Metodologia
Palestras interativas, com temas motivacionais, comportamentais e de formação humana;
Atendimento psicanalítico e acompanhamento individual;
Acompanhamento e orientação na construção de metas coletivas e individuais;
Apoio ao crescimento pessoal continuado;
Encontros periódicos de reflexão coletiva;
Melhoria da qualidade das relações interpessoais entre os membros da equipe;
Administração de conflitos e o crescimento pessoal;
Desenvolvimento de competências e atitudes;
Promoção do autodesenvolvimento.


4.    Público alvo:
Equipe de colaboradores.

5.    Justificativa para a metodologia utilizada:
Segundo Vygotsky, educador russo, todo ser humano se constitui um “ser” pelas relações que estabelece com os outros seres humanos. O sujeito é interativo, porque constrói conhecimentos e se constitui a partir de relações intra e interpessoais. Daí a importância de se trabalhar a qualidade dessas interações;
Uma organização terá um desempenho tanto melhor, quanto melhor for desenvolvido as competências de seus membros, refletidos em suas atitudes no exercício de suas funções;
Para que haja um crescimento pessoal, refletindo também na participação individual no trabalho em equipe, é necessário antes de tudo, que haja um auto-conhecimento e o trabalho com os conflitos internos;
A competência emocional de um indivíduo reflete diretamente na qualidade de suas relações interpessoais e no desempenho de suas funções laborais;
Manter os funcionários informados é a base para o seu envolvimento com as atividades da organização.

6.    Custo:


7.    Temas abordados nas palestras:
A autogestão na realização pessoal e profissional
A importância do autoconhecimento para a autogestão
O inconsciente no ambiente organizacional
Gerindo o tempo de forma eficaz
Estresse, como lidar com ele na organização
Gestão de conflitos
Liderança coaching, transformando chefes em líderes
Relacionamento interpessoal
Desenvolvendo competências
Bullying na organização, como lidar com ele
Vencendo seu maior inimigo, você mesmo
Aprendendo a aprender
As motivações da dependência química, trabalhando à prevenção
Construção de um novo cidadão para um novo mundo
Temas sugeridos pelos membros da equipe e pela direção da empresa
Sobre o consultor:
Atendimento psicanalítico no consultório e em instituições sociais; consultoria comportamental em organizações e instituições; palestras comportamentais e motivacionais; programa de rádio, com conteúdo comportamental; publicação de artigos científicos; manutenção de sites na internet, com conteúdos relacionados ao comportamento humano.

Ministra cursos, seminários, oficinas e workshops, com conteúdos ligados ao desenvolvimento pessoal e ao treinamento comportamental.



Formação em psicanálise pela Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado de Pernambuco;
Formação em Ferramentas Coach pela FAMA - Escola Superior de Marketing;
Certificação Internacional em Gestão de Projetos PMD Pro pela LINGOS-Learning In NGOs/GEPAL – Gestão de Projetos para América Latina;
Licenciatura em Ciências Biológicas pela UPE, com estudos em etologia,biologia evolutiva e neurociência do comportamento;
Bacharelado em Administração pela UNOPAR – Em formação;
Especialista MBA em Gestão de Pessoas pela UNOPAR;
Formação em Hipnose Clínica pela Sociedade Brasileira de Hipnoterapia;
Vários cursos ministrados pelo SEBRAE, inclusive o EMPRETEC, o mais completo produto do mercado na área de gestão administrativa.
Formação em prevenção ao uso de álcool e outras drogas pela Secretaria Nacional Anti-drogas em parceria com a Univ. Federal de São Paulo;
FILOSOFIA – Fundação Getúlio Vargas – EAD (extensão)
CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Fundação Getúlio Vargas – EAD (extensão)
METODOLOGIA DA PESQUISA – Fundação Getúlio Vargas – EAD (extensão)
Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação (TI) – Microtec

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