A inteligência emocional é o
que capacita o ser humano a lidar com suas emoções, é o que o capacita a
adequar-se às situações e criar relações interpessoais mais saudáveis.
A inteligência emocional é
responsável pela forma como atuamos e como reagimos diante das diversas
situações. Se encontramos formas equilibradas no enfrentamento das adversidades
e dos desafios ou se agimos de forma descontrolada, impulsiva ou inconsequente,
o nível de desenvolvimento da nossa Inteligência Emocional é que vai ter grande
influência, ou mesmo determinar essas nossas ações.
Por
muito tempo, o sucesso no mundo corporativo era ditado apenas por aspectos
técnicos. Segundo essa linha de pensamento, o indivíduo propenso ao sucesso
deveria ter apenas habilidades técnicas suficientes para desenvolver-se e
alcançar o sucesso profissional. As habilidades técnicas por si só levariam o
indivíduo a alcançar a aprovação completa no ambiente de trabalho.
Atualmente,
uma nova linha de raciocínio, que conta com trabalhos pioneiros mais
aprofundados de Daniel Goleman, soma à “fórmula do sucesso” os aspectos sociais
e comportamentais, que são considerados e incluídos no processo que leva ao
sucesso, surgindo então a expressão "inteligência emocional",
requisito básico no ambiente organizacional nos dias de hoje.
O
papel das organizações nesse cenário também é de fundamental importância. Não
somente os funcionários devem ser flexíveis, as organizações e os seus
administradores também devem ser dotados de inteligência emocional, mantendo o
ambiente organizacional propício ao desenvolvimento de habilidades importantes,
concedendo espaço ao indivíduo para que ele tenha responsabilidade no processo
decisório.
É
dever das organizações incentivar o desenvolvimento de equipes multifuncionais,
fornecendo oportunidades aos funcionários, para que estes tenham conhecimento
acerca da organização onde desempenham seus papéis. O empoderamento das equipes
de trabalho, também conhecido como Empowerment, tem papel fundamental na
formação e desenvolvimento de um profissional emocionalmente inteligente, sem contar
os fatores motivacionais que demonstram a preocupação da organização em relação
aos seus funcionários e o seu bem-estar.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Inteligência
Emocional
Percepção,
avaliação e Interpretação
Componentes
da Inteligência Emocional
Comunicação
Assertiva
Autogestão
Emocional
Inteligência
Emocional no Ambiente Profissional
Desenvolvendo
a Inteligência Emocional
PÚBLICO ALVO:
Pessoal do atendimento direito
com o público e demais funcionários.
Email: contato@gilsontavares.com
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