Palestra Inteligência Emocional Aplicada ao Ambiente de Trabalho




A inteligência emocional é o que capacita o ser humano a lidar com suas emoções, é o que o capacita a adequar-se às situações e criar relações interpessoais mais saudáveis.

A inteligência emocional é responsável pela forma como atuamos e como reagimos diante das diversas situações. Se encontramos formas equilibradas no enfrentamento das adversidades e dos desafios ou se agimos de forma descontrolada, impulsiva ou inconsequente, o nível de desenvolvimento da nossa Inteligência Emocional é que vai ter grande influência, ou mesmo determinar essas nossas ações.

Por muito tempo, o sucesso no mundo corporativo era ditado apenas por aspectos técnicos. Segundo essa linha de pensamento, o indivíduo propenso ao sucesso deveria ter apenas habilidades técnicas suficientes para desenvolver-se e alcançar o sucesso profissional. As habilidades técnicas por si só levariam o indivíduo a alcançar a aprovação completa no ambiente de trabalho.

Atualmente, uma nova linha de raciocínio, que conta com trabalhos pioneiros mais aprofundados de Daniel Goleman, soma à “fórmula do sucesso” os aspectos sociais e comportamentais, que são considerados e incluídos no processo que leva ao sucesso, surgindo então a expressão "inteligência emocional", requisito básico no ambiente organizacional nos dias de hoje.

O papel das organizações nesse cenário também é de fundamental importância. Não somente os funcionários devem ser flexíveis, as organizações e os seus administradores também devem ser dotados de inteligência emocional, mantendo o ambiente organizacional propício ao desenvolvimento de habilidades importantes, concedendo espaço ao indivíduo para que ele tenha responsabilidade no processo decisório.

É dever das organizações incentivar o desenvolvimento de equipes multifuncionais, fornecendo oportunidades aos funcionários, para que estes tenham conhecimento acerca da organização onde desempenham seus papéis. O empoderamento das equipes de trabalho, também conhecido como Empowerment, tem papel fundamental na formação e desenvolvimento de um profissional emocionalmente inteligente, sem contar os fatores motivacionais que demonstram a preocupação da organização em relação aos seus funcionários e o seu bem-estar.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Inteligência Emocional
Percepção, avaliação e Interpretação
Componentes da Inteligência Emocional
Comunicação Assertiva
Autogestão Emocional
Inteligência Emocional no Ambiente Profissional
Desenvolvendo a Inteligência Emocional

PÚBLICO ALVO:
Pessoal do atendimento direito com o público e demais funcionários.

Email: contato@gilsontavares.com

 



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