Como pode a psicanálise contribuir para transformar a minha vida ?





A psicanálise trabalha com o simbólico, buscando o verdadeiro sentido escondido nas atuações das pessoas, e que denunciam os seus sofrimentos e desejos.

Nós somos movidos pelo inconsciente e é lá que escondem-se os nossos mais íntimos sentimentos. A psicanálise trabalha com o subjetivo, com o não dito, com o escondido no inconsciente, procurando dar-lhe sentido.

A psicanálise pode ser classificada como a mais abrangente forma de abordagem do acontecer humano.

O falar, na psicanálise, leva ao ouvir-se e ao aceitar-se. Através da fala, o inconsciente revela-se, revelando também as verdades escondidas.

Através da fala, o analisando encontra as suas próprias verdades, encontrando também a oportunidade de lidar com elas e de lhes dar novos significados.

A psicanálise favorece a revelação do inconsciente e das verdades do analisando, recebendo assim o nome de cura pela palavra.

Encontrando as suas verdades, encontra também as razões das travas que coloca na sua vida, tendo a oportunidade de buscar formas saudáveis de lidar com essas travas.

O sentido do sofrimento só pode ser encontrado por aquele que sofre, daí que, a psicanálise atua buscando, junto com aquele que fala, o sentido do seu sofrimento, para que, sabedor da causa do seu sofrimento, possa aprender a lidar com as causas do mesmo.

O saber sobre as suas verdades, oferece a oportunidade de dar novos significados à essas verdades, aprendendo a lidar com elas sem sofrimento, e aprendendo a responsabilizar-se por seus atos e por sua vida.

Buscar essa compreensão e o autoconhecimento exige decisão e coragem. Decisão de olhar para dentro de si e coragem para se enfrentar. Principalmente coragem para promover as mudanças necessárias na sua vida.

Aprendendo a se compreender melhor, aprende também a compreender ao outro; aceitando as próprias limitações, aprende também a aceitar as limitações do outro.

A “cura” na psicanálise, acontece quando acontece o aprendizado de formas mais saudáveis de lidar com as pessoas e com as situações, e , principalmente, formas mais saudáveis de lidar consigo mesmo.

Ao falar de si, e revivendo as situações que foram causadoras das suas angústias, o analisando não tem como modificar as situações vividas, mas tem a oportunidade de mudar os sentimentos em relação às experiências vividas, e que causaram e continuam causando sofrimento.

Sofrimento que muitas vezes é revelado através de sintomas. Pois, os sintomas revelam as verdades escondidas no inconsciente.

Os sintomas de grande parte das doenças fisiológicas, são o resultado conflitos inconscientes, que se fazem sintoma, para que o sujeito possa lhes dar a devida atenção. E, muitas vezes, o sentido por traz do sintoma, só aparece quando é decifrando através da escuta.

Os sonhos, que são a janela da alma, também são utilizados pelo inconsciente, para revelar as verdades do sujeito, que, quando para e analisa-los, acaba descobrindo mais sobre si mesmo.

A análise do inconsciente revela as verdades do verdadeiro EU contido no EU visível, que muitas vezes não podem ser  reveladas por conta da sua realidade, e que, só quando o sujeito resolve enfrentar essa realidade, ele consegue encontrar forças para olhar para as suas verdades.

Como a psicanálise leva à um melhor conhecimento sobre si próprio, leva também à mudanças que implicam em melhoria de qualidade de vida, e aplica-se, desde ao enfrentamento das angústias existenciais até a busca pelo sentido do viver, passando pelas depressões, síndrome do pânico, fobias, dependências químicas e as diversas psicopatologias.

Pode-se dizer que a psicanálise é a cura da alma. Quando o sujeito resolve enfrentar as razões dos seus sofrimentos, provocando mudanças na sua realidade ou aprendendo a conviver com ela sem sofrimento.

Se submeter à psicanálise é uma viagem que exige coragem e decisão. Coragem de se encontrar consigo mesmo e decisão de se enfrentar.

E você, já pensou em fazer essa aventura em busca de você mesmo ?
Já pensou em conhecer melhor o verdadeiro VOCÊ que existe em VOCÊ ?


PORQUE SOU PSICANALISTA

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário