O AUTOCONHECIMENTO COMO CAMINHO DE MUDANÇA

 

     O esforço feito no sentido de se conhecer verdadeiramente, de procurar compreender os motivos pelos quais você age como age, sente como sente e pensa como sente, é premiado pela oportunidade de encontrar caminhos que possam levar-lhe à mudanças na sua forma de atuar diante da vida, proporcionando-lhe a possibilidade de construir uma vida mais prazerosa e produtiva.

     Se desejamos mudanças na nossa vida, precisamos ter a consciência que: só podemos conseguir mudanças de resultados se tivermos mudanças de atitudes, e só podemos produzir mudanças de atitudes olhando verdadeiramente para dentro de nós mesmos.

   O autoconhecimento é um exercício de amadurecimento, porque, buscando uma compreensão do seu SER na profundeza da sua essência, você adquire a capacidade de ter atuações mais equilibradas diante das diversas situações enfrentadas ao longo do seu caminho.

     O autoconhecimento exige coragem e decisão. Coragem para se enfrentar e decisão para fazer essa jornada em busca de si mesmo.

     Não vemos o mundo como ele é, mas como nós somos, e a forma como respondemos às diversas exigências e provocações surgidas no nosso cotidiano são uma valiosa fonte de informação, que podemos fazer uso para conhecermos mais sobre nós mesmos.

     Assim, buscando fazer uma análise de como agimos nas diversas situações vivenciadas, e a forma como respondemos nessas situações, podemos encontrar as motivações que nos levam à essas respostas, sendo uma oportunidade para reflexão sobre essas motivações e sobre que caminhos podemos buscar para promover mudanças nas nossas respostas e reações.

E você, já decidiu fazer essa viagem?
 
Gilson Tavares
Psicanalista Clínico, Desenvolvimento de Pessoas e Treinamento Comportamental
Email: gilsontavares_psi@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário