ONDE ESTÁ A SUA MOTIVAÇÃO?

Você sabe o que lhe impulsiona a superar os seus limites?
São os nossos pensamentos que constroem a nossa realidade. O nosso mundo é construído como resultado das nossas atitudes, e essas, as atitudes, são totalmente determinadas por nossos pensamentos.
Como seres humanos, somos seres simbólicos e emocionais, tendo as nossas atitudes influenciadas pelas emoções existentes a cada momento da nossa vida. Sempre que tomamos alguma decisão ou que agimos em alguma situação, foram as emoções existentes no momento que nos levaram a seguir esse ou aquele caminho.
Como as emoções fazem parte da nossa essência, é quase impossível que consigamos responder as provocações da vida e do mundo ao nosso redor, sem sermos influenciados por elas. Então , se não podemos nos livrarmos das emoções, já que somos seres emocionais, precisamos buscar formas de conhecer mais sobre as nossas emoções, para assim, podermos expressá-las de formas mais equilibradas.
E o que tem a ver emoção com motivação?
Ora, se somos regidos pelas emoções, então são elas que determinam a nossa motivação. Dessa forma, quanto mais soubermos sobre nós mesmos, quanto mais soubermos sobre as nossas emoções, melhor vamos expressá-las e melhor também vão ser as nossas atitudes.
Parece complicado não é? Mas a equação é simples!
Quanto mais procuramos praticar o autoconhecimento, buscando compreender o ser que somos, porque somos, porque sentimos – melhor compreendemos porque agimos, e assim, a partir desse conhecimento, teremos a oportunidade de mudar as nossas atitudes, mudando antes a forma de enxergar e de sentir a nós mesmos e o mundo ao nosso redor.
Como vimos no início, e constatamos isso na nossa realidade, são as nossas atitudes que constroem o nosso mundo, e, quanto mais equilibradas forem essas nossas atitudes melhores resultados obteremos.
Daí a importância de sabermos onde está a nossa motivação, o que nos leva a agir ou o que nos leva a não agir. E isso significa que, no fundo, a motivação sempre está em nós mesmos, que, quando agimos motivados por algo externo a nós, na verdade, apenas formos impulsionados por esse algo, mas a verdadeira motivação está dentro de nós mesmos.
É mais fácil apontarmos motivações externas como causadoras das nossas ações, pois, assim, transferimos para essas motivações a responsabilidade sobre nossos atos. Mas, se realmente desejamos construir ao nosso redor um mundo de alegrias e harmonia, precisamos assumir para nós mesmo a responsabilidade dessa construção.
Não busque fora de você as motivações necessárias para construir a sua vida. Você é o verdadeiro responsável pela sua história.
Um abraço e até a próxima publicação.
Gilson Tavares
Psicanalista Clínico
Psicanalista Organizacional
Administrador
Especialista em Gestão de Pessoas
Professor Universitário
Palestrante Motivacional e Comportamental

Veja também:

A competência emocional como diferencial na carreira profissional

 
http://gilsontavares.blogspot.com.br/p/blog-page_29.html

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário