ANGÚSTIA – O QUE PODEMOS APRENDER COM ESSE SENTIMENTO?

 
Talvez não exista um sentimento tão marcante quanto a angústia, uma vez que ela pode está presente em quase todos os outros sentimentos: como o medo, a ansiedade, o estresse, e até em sentimentos bons como o amor a angústia pode está presente - em forma de ciúme, saudade ou medo da perda.
A angústia nos acompanha por toda nossa história de vida. Vivemos angustiados no trabalho ou na falta dele; nos relacionamentos, com todos os detalhes e exigências inerentes à relação entre as pessoas; no trânsito, com os seus riscos e situações de estresse; nas preocupações com o nosso futuro, etc.
A angústia, ao lado da ansiedade, constituem a maior parte de nossos sofrimentos e talvez sejam a maior causa para a busca aos consultórios de psicólogos e psicanalistas, que têm a função de ajudar o paciente à nomear as suas angústias e a encontrar as suas verdadeiras causas, para só assim poderem lidar com elas.
Para o psicanalista francês Jacques André, professor da Universidade de Paris, a angústia é o motor da análise. O que mostra a dimensão da importância da angústia para que o indivíduo busque soluções para seus problemas. Freud já dizia que, quando a angústia de não buscar mudanças é maior do que a angústia de buscá-las, a pessoa muda. Então, podemos dizer que a angústia tem um papel importante também como impulsionadora de mudanças de vida.
A angústia está tão presente nos outros sentimentos que o próprio Freud, pai da psicanálise, já dizia ser a angústia a matriz de todos os afetos, de todos os sentimentos. Assim, a angústia serve para nos alertar para as mudanças que devemos construir na nossa vida, para as escolhas que devemos fazer e, principalmente, para que tenhamos a oportunidade de crescer como pessoa, aprendendo a buscar formas saudáveis e maduras de enfrentar as dificuldades que certamente aparecem na vida de todos.
Quando não enfrentamos as nossas angústias de forma madura e corajosa, as mesmas podem transformar-se em fobias, que é o medo exagerado diante da ameaça irreal de coisas ou situações; em síndrome do pânico, que é quando passamos à ter medo até do próprio medo e até desenvolver doenças psicossomàticas, transferindo para o corpo as dores da alma.
Podemos tirar lições positivas da angústia. Ninguém fica angustiado se tudo está bem em sua vida. Então, se há angústia é porque algo não vai bem e é hora de parar, olhar para sí mesmo e perceber as mudanças que precisa promover na sua vida - que sejam mudanças no âmbito profissional, talvez mudar de emprego, se não está feliz com o que faz; talvez participar de um curso, se sente necessidade de buscar um crescimento intelectual, ou que sejam mudanças necessárias na vida pessoal ou familiar.
O ideal é que, diante dos sofrimentos provocados pelo sentimento da angústia, o indivíduo busque trabalhar o seu autoconhecimento e desenvolvimento emocional; traduzindo seus pensamentos e sentimentos; aprendendo a lidar melhor com as suas emoções e a enfrentar de forma mais madura e equilibrada os seus conflitos e problemas.
E você, como tem lidado com as suas angústias?
Um abraço e até a próxima publicação.

Artigos relacionados:

Depressão, Euforia e Mudança de Atitude!



Nenhum comentário:

Postar um comentário