O Desenvolvimento Pessoal e a Carreira Profissional

 
Carreira Profissional, o que é isso?
Geralmente, quando se fala em carreira profissional, pensa-se logo em funções importantes, em grandes empresas e com altos salários.
Mas, podemos pensar que carreira profissional tem mais a vê com a forma como se lida com o que se faz para viver.
Um emprego pode ser uma carreira profissional, ou não, vai depender da maneira como a pessoa desempenha as suas atividades, de como isso contribui para a sua satisfação com o seu fazer profissional e de quanto a pessoa se empenha e investe em si mesmo - tempo, esforço e recursos,  para se tornar cada vez melhor naquilo que faz.
Pensando dessa forma, percebe-se que carreira profissional não está necessariamente relacionada com altos cargos, nem com altos salários. Existem pessoas que ocupam esses altos cargos, que têm remunerações altíssimas, mas que não estão satisfeitas com a sua vida profissional, ao mesmo tempo que outros em funções bem mais simples; que exigem bem menos conhecimentos e responsabilidades; com salários que muitas vezes é apenas o suficiente para viver, mas têm orgulho pelo que fazem e sempre fazem o seu melhor.
Da mesma forma que, um gestor; um empresário; um professor ou um profissional autônomo precisa também encarar as suas ações e decisões, considerando que impacto, positivo ou negativo, essas ações e decisões vão proporcionar na sua vida profissional. Sabendo que, a forma como encara a sua vida profissional é a forma como está construindo a sua carreira profissional.
Pois bem, Depois dessa breve reflexão sobre carreira profissional, podemos pensar, que relevância o desenvolvimento pessoal tem para a carreira profissional?
Sabemos que, é impossível separar a vida pessoal da vida profissional. Pois, somo um ser integral, em todas as suas esferas – psíquica, fisiológica, emocional, espiritual, social, familiar, profissional, etc. Assim, tudo o que acontece em uma das esferas da nossa vida, acaba afetando também, em maior ou menor grau, todas as outras esferas da vida.
Sendo assim, quanto melhor for a relação que tivermos com a gente mesmo, praticando o autoconhecimento, praticando a autoavaliação; procurando conhecer a razão dos nossos sentimentos, pensamentos e emoções; procurando conhecer as razões das nossas escolhas e atitudes; procurando saber sobre o que nos motiva a enfrentar as adversidades, melhor aprendemos a lidar com a nossa vida profissional, principalmente na escolha sobre que tipo de atividades devemos buscar, que devem está relacionadas com os nossos talentos e aptidões, e também alinhadas com os nossos sonhos e objetivos de vida.
Necessário também procurar descobrir e desenvolver os talentos e aptidões; assumir sempre a postura de aprendiz, procurando aprender novas atividades, novos conceitos e novas atitudes. Para isso, é importante procurar novas qualificações e capacitações - participando de cursos, palestras, seminários, etc. Como também procurar o apoio de um profissional que possa contribuir na tarefa do autodesenvolvimento.
Importante saber também que o desenvolvimento pessoal deve ser uma atitude contínua, que deve durar a vida inteira. Procurando sempre o aperfeiçoamento e atualização em relação às suas escolhas profissionais, mas também procurando ser uma pessoa melhor a cada dia, em todas as esferas.
Até porque, não sei se é possível ser um bom profissional se não for também uma boa pessoa.
 Um abraço e até a próxima publicação.
Gilson Tavares
Psicanalista Clínico e Organizacional
Consultor em Gestão Comportamental
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário