Usando a EMPATIA na resolução de conflitos

 
12 Mudanças de Atitudes que Transformarão a Sua Vida e o Seu Mundo
Um comportamento abordado a cada mês do ano - Janeiro - EMPATIA

O que você fez hoje para melhorar a sua vida e o seu mundo?
 

Nas relações entre as pessoas, tanto na vida pessoal quanto na vida social e profissional, é praticamente inevitável o surgimento de conflitos, pelo simples fato de que as pessoas são diferentes: pensam diferentes; têm opiniões diferentes; têm necessidades diferentes; têm interesses diferentes; têm diferentes visões de mundo,;etc.

Isso não quer dizer que já que é assim, então que cada um faça do seu jeito, cada um aja da sua forma e pronto. Pelo contrário, isso mostra a necessidade de que seja buscado e encontrado formas de conciliar as diferenças.

Ideal seria que fosse observado as diferenças existentes entre as pessoas e que as atitudes fosse balizadas por essas observações, evitando assim os atritos, que muitas vezes são totalmente desnecessários, surgem apenas por não serem respeitadas as diferenças.

Mas, uma vez surgido os conflitos, pode-se buscar neles um aprendizado, buscando compreender os motivos que levaram ao estabelecimento do conflito e mais importante ainda, que comportamentos poderiam tê-lo evitado.

Além de poder olhar para o conflito como uma oportunidade de autoconhecimento e de conhecimento e amadurecimento da relação, pode-se também buscar formas de resolvê-lo com benefícios para todas as partes envolvidas, conforme sugestão abaixo.

Primeiro passo – crie uma atmosfera amistosa, amigável e de compreensão, permitindo que todos os envolvidos possam falar e serem ouvidos. O que constrói o ambiente para o segundo passo.

Segundo passo – procure esclarecer as percepções. Como cada envolvido enxerga e interpreta o conflito e as suas causas.

Terceiro passo – procure esclarecer as necessidades de todos os envolvidos, individualmente e de forma compartilhada. Como essas necessidades poderiam ser atendidas, mesmo que não de forma total, mas que todas as partes possam sair satisfeitas?

Quarto passo – como cada um dos envolvidos poderia contribuir e agir para que essas necessidades fossem atendidas?

Quinto passo – usar o passado como aprendizado, mas focar no futuro e em comportamentos e atitudes que favoreçam e fortaleçam o relacionamento.

Sexto passo – apresentar e discutir opções apresentadas por todos, sempre respeitando as diferenças de opiniões.

Sétimo passo – criar um plano de ação, com passos à serem seguidos por todos, na direção da resolução do conflito.

Oitavo passo – estabelecer acordos que sejam para benefício de todos os envolvidos.

Nono passo – discutir atitudes que possam evitar conflitos futuros.


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