Pensamento Positivo ou Pensamento Mágico?

 
Talvez, a característica mais marcante da espécie humana, entre as tantas outras espécies que habitam ou já habitaram esse planeta, seja o fato do Ser humano ser um Ser simbólico, ou seja, o Ser humano tem as suas ações mais determinadas pela forma como ele enxerga e interpreta o mundo ao seu redor do que a forma como o mundo ao seu redor realmente acontece.
Dito isso, podemos perceber que as ações do Ser humano têm uma grande influência dos seus sentimentos e pensamentos a respeito das situações vivenciadas pelo mesmo. Como também podemos concluir que antropologicamente falando, a forma de enxergar e interpretar o mundo deve ter tido forte influência na construção das crenças e superstições que acompanham o homem até os dias atuais.
O pensamento mágico acontece quando existe um determinado pensamento ou ação associado à algum acontecimento concreto. Levando o indivíduo a acreditar que toda vez que tiver aquele determinado pensamento ou aquela determinada ação, o acontecimento concreto se repetirá. Podemos supor que essa seja a raiz dos diversos rituais, presentes na vida do homem nas mais diversas culturas e épocas.
Então, vendo por esse prisma, podemos supor que pensamento positivo e pensamento mágico são a mesma coisa?
Sim e Não.
Sabemos que todas as ações do ser humano nascem a partir dos seus pensamentos, sentimentos e motivações. O que leva à um pensamento lógico de que a qualidade dos seus pensamentos tem uma influência direta na qualidade das suas ações, e logicamente das consequências e resultados dessas ações.
Sendo assim, podemos perceber que o pensamento positivo tem um valor muito grande para determinar as ações do ser humano, na direção da realização dos seus sonhos e objetivos.
Mas, podemos perceber também que, o pensamento positivo, sem a busca da construção das competências necessárias; dos conhecimentos necessários e das atitudes necessárias, não passará de pensamento mágico.
O pensamento positivo é necessário sim. Até porque, se você acredita que algo não é possível, realmente esse algo não será possível. Do contrário, se você acredita que será capaz de realizar algo, saberá buscar os meios para realizar e terá motivações para enfrentar os obstáculos que certamente surgirão, pois, não existe caminhada sem pedras no caminho.
Porém, de nada adiantará repetir uma fórmula um milhão de vezes, mentalizar uma situação desejada e esperar que o universo faça o que deve ser feito por você, ou seja, os caminhos e as atitudes que podem levar à realização dos seus sonhos e objetivos. Dizer que você é capaz e merecedor de algo não é suficiente para que esse algo aconteça, se você realmente não se tornar capaz de realizar e de buscar os meios necessários para isso.
Pratique bons pensamentos, mas pratique também boas atitudes.
Um abraço e até a próxima publicação.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário