
“O
melhor negócio de uma organização ainda se chama gente, e ver gente integrada
na organização como matéria-prima principal também é lucro, além de ser um
fator primordial na geração de resultados” (Romão, 2002).
As
pessoas constituem o principal ativo da organização. Esse é o principal
paradigma adotado pelas organizações que pretendam não apenas se manterem no
mercado, mas crescer, prosperar e tornar-se referência na sua área de atuação.
As
organizações dependem direta e totalmente de seus colaboradores para poderem
cumprir com a sua missão, rumo à construção da sua visão organizacional e,
principalmente, na preservação e introjeção dos seus valores.
Encontrar
formas de transformar as pessoas não apenas em colaboradores engajados com a
razão de ser da organização, mas em parceiros, que encontrem razões para serem
e fazerem uma única equipe, com um único objetivo, deve ser um desafio
constante dos gestores que pretendam construir um ambiente laboral onde haja
harmonia e colaboração.
Na
busca constante desse clima organizacional que promova o bem-estar no ambiente
laboral, talvez, uma das ações mais acertadas que o gestor possa encontrar,
seja proporcionar momentos e situações que ofereçam a oportunidade para que
seus colaboradores possam descobrir e desenvolver os seus potenciais, a partir
de um mais aprofundado autoconhecimento, o que, consequentemente, trará como
resultados positivos, uma maior realização e satisfação, tanto no âmbito pessoal
quanto no âmbito profissional.
A competência emocional de um indivíduo reflete diretamente na
qualidade de suas relações interpessoais e no desempenho de suas funções
laborais. Segundo Vygotsky, educador russo, todo ser humano se constitui um
“ser” pelas relações que estabelece com os outros seres humanos. O sujeito é
interativo, porque constrói conhecimentos e se constitui a partir de relações
intra e interpessoais. Daí a importância de se trabalhar a qualidade dessas
interações.
A
autogestão é a forma como atuamos no mundo, como direcionamos as nossas
atitudes, como reagimos às provocações do mundo ao nosso redor e como nos
relacionamos com as pessoas. A inteligência emocional é responsável pela forma
como atuamos e como reagimos diante das diversas situações.
Para que haja um crescimento pessoal, refletindo também na
participação individual no trabalho em equipe, é necessário antes de tudo, que
haja um autoconhecimento e o trabalho com os conflitos internos. A competência
emocional de um indivíduo reflete diretamente na qualidade de suas relações
interpessoais e no desempenho de suas funções laborais.
Com
o objetivo de proporcionar oportunidade para a reflexão e interiorização de
conteúdos que Incentivem e promovam o desenvolvimento e crescimento pessoal e
profissional, contribuindo para o conhecimento e para o desenvolvimento de
competências comportamentais que contribuam para a construção da qualidade de
vida no âmbito pessoal e profissional, desenvolvi e ministro diversas
palestras, workshops, minicursos e treinamentos comportamentais.
Com
dezenas de trabalhos realizados em diversas empresas, universidades,
instituições de ensino e organizações em geral, relaciono abaixo alguns temas
trabalhados que, com toda certeza, se aplicarão para que a sua equipe faça a
diferença.
Alguns
temas trabalhados:
Autogestão
Emocional e Autoliderança
Autogestão Emocional, Autoestima e Qualidade de Vida
Liderança
Assertiva e Gestão de Mudança
Gestão
de Conflitos
Gestão
do Estresse no Ambiente Organizacional
Competências
e Habilidades do Empreendedor de Sucesso
Relações
Humanas no Ambiente Organizacional
Autoconhecimento
e Relações Interpessoais
Inteligência
Emocional e Relações Interpessoais
Aprender
a ser – a verdadeira essência da educação que transforma
Autogestão
Emocional e Desenvolvimento Pessoal
Autogestão
Emocional e Qualidade de Vida no Trabalho
Competência
Emocional e Empregabilidade
Autogestão
e Autoliderança na Realização Pessoal e Profissional
Aguardo
um contato seu, para fazermos uma análise da sua necessidade e planejarmos uma
atuação eficaz, que promova mudanças na sua equipe e no seu ambiente
organizacional.
gilsontavares_psi@yahoo.com.br
Gilson
Tavares - Psicanalista e Especialista em Gestão de Pessoas.
Formação
em psicanálise pela Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado
de Pernambuco;
Formação
em Ferramentas Coach pela FAMA - Escola Superior de Marketing;
Certificação
Internacional em Gestão de Projetos PMD Pro pela LINGOS-Learning In NGOs/GEPAL
– Gestão de Projetos para América Latina;
Licenciatura
em Ciências Biológicas pela UPE, com estudos em etologia,biologia evolutiva e
neurociência do comportamento;
Bacharelando
em Administração pela UNOPAR;
Especialização
em MBA Gestão de Pessoas pela UNOPAR ;
Formação
em Hipnose Clínica pela Sociedade Brasileira de Hipnoterapia;
Vários
cursos ministrados pelo SEBRAE, inclusive o EMPRETEC, o mais completo produto
do mercado na área de gestão administrativa.
Formação
em prevenção ao uso de álcool e outras drogas pela Secretaria Nacional
Anti-drogas em parceria com a Universidade Federal de São Paulo;
FILOSOFIA – Fundação Getúlio Vargas – EAD (extensão)
CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Fundação Getúlio
Vargas – EAD (extensão)
METODOLOGIA DA PESQUISA – Fundação Getúlio
Vargas – EAD (extensão)
Análise e Desenvolvimento de Sistemas de
Informação (TI) – Microtec


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