GILSON
TAVARES
PSICANÁLISE
CLÍNICA
DESENVOLVIMENTO
DE PESSOAS
TREINAMENTO
COMPORTAMENTAL
PROGRAMA
DE
DESENVOLVIMENTO
PESSOAL E PROFISSIONAL
NO
AMBIENTE LABORAL
GARANHUNS-PE
2014
Introdução.
As pessoas constituem o principal ativo da organização.
Esse é o principal paradigma adotado pelas organizações que pretendam não
apenas se manterem no mercado, mas crescer, prosperar e tornar-se referência na
sua área de atuação.
As organizações dependem direta e totalmente de seus
colaboradores para poderem cumprir com a sua missão, rumo à construção da sua
visão organizacional e, principalmente, na preservação e introjeção dos seus
valores.
Encontrar formas de transformar as pessoas não apenas em
colaboradores engajados com a razão de ser da organização, mas em parceiros,
que encontrem razões para serem e fazerem uma única equipe, com um único
objetivo, deve ser um desafio constante dos gestores que pretendam construir um
ambiente laboral onde haja harmonia e colaboração.
Na busca constante desse clima organizacional que promova
o bem-estar no ambiente laboral, talvez, uma das ações mais acertadas que o
gestor possa encontrar, seja proporcionar momentos e situações que ofereçam a
oportunidade para que seus colaboradores possam descobrir e desenvolver os seus
potenciais, a partir de um mais aprofundado autoconhecimento, o que,
consequentemente, trará como resultados positivos, uma maior realização e
satisfação, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional.
“O melhor negócio de uma organização ainda se chama gente, e
ver gente integrada na organização como matéria-prima principal também é lucro,
além de ser um fator primordial na geração de resultados” (Romão, 2002).
Apresentação do projeto.
1.
Objetivo
Incentivar
e promover o crescimento pessoal e profissional da equipe, proporcionando a
humanização e harmonização do ambiente laboral.
2.
Justificativa
Gerir
uma organização é essencialmente gerir pessoas. Com esse pensamento, percebe-se
também que a gestão de pessoas não pode ser uma tarefa apenas do setor de RH,
mas de toda a organização.
No
contexto atual, não há mais espaço para chefes que comandem seus colaboradores,
e sim, para líderes que, além de estimular, delegar e supervisionar, se
responsabilizam também pelo desenvolvimento contínuo de seus liderados.
Tudo que uma organização é capaz de realizar depende, em última análise,
das pessoas com que conta. Promover uma mudança de cultura numa organização não deve
ser algo que seja feito para os funcionários, e sim, que seja feito com os
funcionários.
De
acordo com Peter Senge, autor do livro “A quinta disciplina”, as organizações
devem ser capazes de mudar, de adquirir conhecimento e utilizar informações
para se adaptar às novas circunstâncias, e para isso, devem preparar seus empregados
para se adaptarem à essas mudanças. Segundo ele, somente se implementam
mudanças em uma organização quando as pessoas estão dispostas a mudarem ou até
mesmo a conduzirem os processos de mudança. Do contrário, as mudanças ficarão
apenas na teoria.
O desenvolvimento pessoal objetiva explorar o potencial de
aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de
comportamentos e atitudes, como também a aquisição de habilidades e
conhecimentos, refletindo na melhoria da qualidade de vida e na melhoria nos
resultados, desempenhos profissionais e comportamentais.
3.
Metodologia
Palestras interativas, com temas
motivacionais, comportamentais e de formação humana;
Atendimento psicanalítico e acompanhamento individual;
Acompanhamento e orientação na construção de
metas coletivas e individuais;
Apoio ao crescimento pessoal continuado;
Encontros periódicos de reflexão coletiva;
Melhoria da qualidade das relações
interpessoais entre os membros da equipe;
Administração de conflitos e o crescimento pessoal;
Desenvolvimento de competências e atitudes;
Promoção do autodesenvolvimento.
4.
Público
alvo:
Equipe de colaboradores.
5.
Justificativa
para a metodologia utilizada:
Segundo Vygotsky, educador russo, todo ser humano se constitui um
“ser” pelas relações que estabelece com os outros seres humanos. O sujeito é
interativo, porque constrói conhecimentos e se constitui a partir de relações
intra e interpessoais. Daí a importância de se trabalhar a qualidade dessas
interações;
Uma organização terá um desempenho tanto melhor, quanto melhor for
desenvolvido as competências de seus membros, refletidos em suas atitudes no
exercício de suas funções;
Para que haja um crescimento pessoal, refletindo também na
participação individual no trabalho em equipe, é necessário antes de tudo, que
haja um auto-conhecimento e o trabalho com os conflitos internos;
A competência emocional de um indivíduo reflete diretamente na
qualidade de suas relações interpessoais e no desempenho de suas funções
laborais;
Manter os funcionários informados é a base para o seu envolvimento
com as atividades da organização.
6.
Custo:
7.
Temas
abordados nas palestras:
A autogestão na
realização pessoal e profissional
A importância do
autoconhecimento para a autogestão
O inconsciente no
ambiente organizacional
Gerindo o tempo de
forma eficaz
Estresse, como lidar
com ele na organização
Gestão de conflitos
Liderança coaching,
transformando chefes em líderes
Relacionamento
interpessoal
Desenvolvendo
competências
Bullying na
organização, como lidar com ele
Vencendo seu maior
inimigo, você mesmo
Aprendendo a aprender
As motivações da
dependência química, trabalhando à prevenção
Construção de um novo
cidadão para um novo mundo
Temas sugeridos pelos
membros da equipe e pela direção da empresa
Sobre o consultor:
Atendimento
psicanalítico no consultório e em instituições sociais; consultoria
comportamental em organizações e instituições; palestras comportamentais e
motivacionais; programa de rádio, com conteúdo comportamental; publicação de
artigos científicos; manutenção de sites na internet, com conteúdos relacionados
ao comportamento humano.
Ministra
cursos, seminários, oficinas e workshops, com conteúdos ligados ao
desenvolvimento pessoal e ao treinamento comportamental.
Formação
em psicanálise pela Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado
de Pernambuco;
Formação
em Ferramentas Coach pela FAMA - Escola Superior de Marketing;
Certificação
Internacional em Gestão de Projetos PMD Pro pela LINGOS-Learning In NGOs/GEPAL
– Gestão de Projetos para América Latina;
Licenciatura
em Ciências Biológicas pela UPE, com estudos em etologia,biologia evolutiva e
neurociência do comportamento;
Bacharelado
em Administração pela UNOPAR – Em formação;
Especialista
MBA em Gestão de Pessoas pela UNOPAR;
Formação
em Hipnose Clínica pela Sociedade Brasileira de Hipnoterapia;
Vários
cursos ministrados pelo SEBRAE, inclusive o EMPRETEC, o mais completo produto
do mercado na área de gestão administrativa.
Formação
em prevenção ao uso de álcool e outras drogas pela Secretaria Nacional
Anti-drogas em parceria com a Univ. Federal de São Paulo;
FILOSOFIA
– Fundação Getúlio Vargas – EAD (extensão)
CIÊNCIA
E TECNOLOGIA – Fundação Getúlio Vargas – EAD (extensão)
METODOLOGIA
DA PESQUISA – Fundação Getúlio Vargas – EAD (extensão)
Análise
e Desenvolvimento de Sistemas de Informação (TI) – Microtec
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