Saindo da Zona de Conforto

 

Você conhece o termo Zona de Conforto?

Você sabe o que significa a zona de conforto?

Você sabe quais as consequências de se acomodar na zona de conforto?

Você sabe como sair da zona de conforto?

Você já ouviu a frase, “Está ruim, mas está bom”?

Talvez, essa seja a frase que mais represente o que costumamos chamar de zona de conforto.

Zona de conforto é toda situação com as quais nos acostumamos, que não fazemos nada para muda-las ou que não pretendemos fazer nada para muda-las.

Podem ser situações boas, que realmente não precisemos mudar nada, mas podem também ser situações que não são agradáveis, situações que nos fazem mal, mas que mesmo assim, nos acostumamos com elas, e não fazemos nada para muda-las. Seja por não termos coragem de enfrentar as situações que nos desagradam, seja por nos acharmos incapazes de fazer alguma coisa a respeito da situação que nos desagrada. Razões podemos encontrar diversas.

Muitas são as justificativas para nos manter na zona de conforto, muitas vezes até sem sequer pensar a respeito ou sequer questionar a situação. As vezes até mesmo pelo medo do desconhecido, quando preferimos manter uma situação que nos desagrada, por não querermos enfrentar o desconhecido que seria provocado pelas mudanças buscadas.

Exatamente por isso o nome desse estado de coisa é zona de conforto. Quando nos acomodamos com uma situação que não está bom, mas não queremos ou não pretendemos provocar mudanças, para não sairmos do conforto que encontramos na situação, mesmo que seja um conforto fictício, não verdadeiro, mas fingimos está bem, para não sermos obrigados a produzir mudanças.

O problema é que muitas vezes esquecemos que vida é movimento, e mesmo que não busquemos mudanças em nossas vidas, elas acontecem naturalmente.

Até mesmo nas situações que mais nos causam satisfação, se não provocamos algumas mudanças nelas ou algumas mudanças em nós mesmos, seremos surpreendidos pelas mudanças que irão surgir com o simples passar do tempo e que não temos nenhum controle sobre elas.

Outras vezes, fazemos de conta que vivemos a vida que planejamos e sonhamos, para que não sejamos forçados a perceber a necessidades de promover mudanças na nossa vida. Outras vezes ainda, o que é muito pior, culpamos as pessoas e o mundo ao nosso redor pelas desventuras que temos na nossa vida, e não acordamos para a necessidade de produzir mudança interior, para poder produzir as mudanças exteriores e no mundo ao redor.

Por essas e por outras razões, precisamos está sempre atentos em nós mesmos e nas situações ao nosso redor, para podermos perceber quais as mudanças que precisamos buscar em nós mesmos e quais as mudanças que precisamos buscar no nosso mundo.

Em outras palavras, é preciso reinventar-se o tempo todo para poder acompanhar o ritmo da vida.

Lembre sempre que mudanças nos resultados só são conseguidas com mudanças nas atitudes.

Lembre também que existem três regras essenciais para provocar mudanças:

Se você não for atrás do que quer, nunca vai ter.

Ser você não perguntar, a resposta sempre será não.

Se você não der o primeiro passo, nunca sairá do lugar.

Lembre sempre também de sempre se perguntar o que você pode melhorar em relação a você mesmo?

O que você pode melhorar em relação às pessoas do seu convívio?

O que você pode melhorar em relação ao mundo ao seu redor?

Lembre também que existe algo comum nas pessoas que saem da zona de conforto. Nas pessoas realizadoras.

Elas sabem o que querem e para onde  estão indo.

Elas transformam o que querem em um objetivo à ser alcançado.

Elas procuram formas de enfrentar as adversidades.

Elas têm paixão pelo que fazem.

Elas fazem sempre o seu melhor.

Elas têm sentido de prioridade.

Elas têm comprometimento e responsabilidade com tudo o que assumem.

Elas Desenvolvem as competências e as habilidades necessárias para o que desejam realizar.

Elas procuram evoluir continuamente.

E então, o que você está esperando para sair da sua zona de conforto?

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

 

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