Faça de 2013 o início de uma nova jornada

 

2013 chegou, invista em seus sonhos e não meça esforços para transformá-los em realidade.

Faça de 2013 o início de uma nova jornada. Não importa como você tenha vivido até agora, decida-se, de hoje em diante, assumir o controle da sua vida.

Você tem todos os recursos internos para transformar seus sonhos em realidade, basta, para isso, investir em você mesmo, buscando formas de praticar a autogestão, descobrindo as potencialidades internas necessárias para vencer as adversidades, transformando-as em motivação para o crescimento – como pessoa, como família, como profissional, como elemento colaborador na construção de um mundo onde se possa encontrar mais alegria pelo simples fato de está vivo.

Praticar a autogestão é desenvolver atitudes proativas, direcionando os pensamentos, sentimentos e ações de acordo com os próprios valores e não apenas reagindo às exigências externas.

Praticar a autogestão é desenvolver atitudes resilientes, praticando a capacidade de enfrentar as adversidades com controle emocional, buscando saídas equilibradas para as adversidades surgidas no caminhar da vida.

O primeiro e decisivo passo na construção da autogestão é a prática do autoconhecimento, buscando a compreensão dos sentimentos e buscando as razões dos comportamentos. Os pensamentos provocam os sentimentos, que levam aos comportamentos. Encontrar as razões para os pensamentos é o primeiro passo para construir mudanças de comportamentos.

Para praticar a autogestão, é necessário está no presente: deixar o passado no passado e esperar o futuro chegar; reconhecer que é capaz de errar e ter a capacidade de se perdoar; buscar novas estratégias sempre; reorganizar planos de vida; ter paixão pelo que faz; dividir alegrias e ter a felicidade como um caminho e não como um fim.

As dificuldades com certeza virão, mas lembre-se, toda jornada começa com o primeiro passo, e depois do primeiro passo, você já não estará mais no mesmo lugar. As dificuldades e adversidades podem nos destruir ou nos fortalecer, é uma questão de escolha. Depende do que fazemos com elas.

A realização pessoal começa nas escolhas e opções de vida que fazemos, e principalmente no que transformamos essas escolhas.       

Um sonho só se torna realidade se o transformamos em meta a conquistar, e o único caminho possível para isso é correr atrás dos sonhos sem se deixar vencer pelas dificuldades.

Na transformação de sonhos em metas e projetos é necessário compreender que só podemos provocar mudanças na nossa vida, mudando nossos pensamentos, comportamentos e atitudes. Para isso, torna-se também necessário assumir a responsabilidade pela construção do caminho e compreender que o nosso destino depende das nossas escolhas.

Diante das adversidades surgidas pelo caminho, é importante saber que  não é o que os outros ou a vida nos fazem, e sim, no que transformamos o que os outros e a vida nos fazem.

Uma atitude importantes à ser considerada diante das nossas escolhas e caminhos seguidos, é saber que só você pode construir o seu caminho.

Então, não se deixe paralisar diante da possibilidade de errar nas suas escolhas, pois, só aprenderemos a acertar nas escolhas, fazendo escolhas. Se errarmos, sempre podemos admitir o erro e tentar novamente.
 
Por Gilson Tavares
Psicanalista Clínico
Consultor em Desenvolvimento de Pessoas e em Treinamento Comportamental


Um comentário: