O Poder de Dizer Não!

 
A construção de uma vida de paz e tranquilidade, geralmente, é o resultado das escolhas e atitudes e, entre tantas capacidades que devemos desenvolver nessa construção, talvez, uma das mais difíceis e também mais necessárias, seja a conquista do poder dizer NÃO.

O poder de dizer NÃO ao consumismo, mesmo diante dos tantos apelos das mídias, para que compremos o que não precisamos, apenas porque está em promoção.

O poder de dizer NÃO para a corrupção. Não apenas para a corrupção daqueles que ocupam algum cargo político, mas a nossa corrupção – quando, mesmo com ações com pequenas consequências, cometemos ou nos deixamos levar por situações que de alguma forma causam algum prejuízo ou desrespeito ao próximo.

O poder de dizer NÃO para as drogas. Não apenas para as drogas ilícitas, que deixam em seu caminho tantas histórias de violência e destruição, mas também para as drogas lícitas, que tantas vezes usamos de forma irresponsável e inconsequente, causando também muita dor e sofrimento.

O poder de dizer NÃO para a violência. Não apenas para a violência incentivada pela impunidade, mas também para as ações que nos colocam em risco ou que colocam outros em risco.

O poder de dizer NÃO para a intolerância e ao desejo de impor ao outro a nossa forma de pensar, a nossa opinião, a nossa crença ou os nossos valores.

O poder de dizer NÃO aos relacionamentos abusivos. Quando massacramos o outro com o nosso desejo de controle, e vemos o outro como um objeto de nossa posse,

O poder de dizer NÃO ao pessimismo, ao negativismo, aos pensamentos negativos e à vitimização, tornando-se construtor da própria história de vida.

O poder de dizer NÃO para a solução mais fácil, sabendo que o caminho sem espinhos geralmente não leva para lugar nenhum.

O poder de dizer NÃO para a traição, sabendo que quando traímos algo ou alguém, primeiro traímos a nós mesmos e aos nossos princípios.

O poder de dizer NÃO ao trabalho que não satisfaz e não realiza, buscando sempre descobrir e desenvolver os talentos e as habilidades, colocando-as à serviço da transformação da própria vida e da vida da comunidade onde vive.

O poder de dizer NÃO para a vida sem sentido, encontrando um propósito para a própria vida e uma razão para ser e para fazer a diferença.

O poder de dizer NÃO para a permissividade, cultivando pensamentos e hábitos que contribuam para a construção de uma cultura de respeito, de ética e de valorização da vida.

O poder de dizer NÃO para o perfeccionismo e para a comparação, sabendo que todos nós temos o nosso tempo e que cada um constrói o seu próprio caminho.

O poder de dizer NÃO para tudo o que tira a sua paz, a sua tranquilidade ou ameaça o seu equilíbrio.

Um abraço e até a próxima publicação.

Gilson Tavares
Psicanalista Clínico e Organizacional
Consultor em Gestão Comportamental
Palestrante Motivacional e Comportamental
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário