A IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS PARA O SUCESSO DO NEGÓCIO

 
Administrar um negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, mais do que gerenciar processos é gerenciar pessoas; é ter uma visão completa do negócio e do ramo de atuação; é proporcionar para que todos os membros da empresa conheçam a sua importância como partícula formadora do sistema que faz a empresa funcionar.
Encontrar formas de transformar as pessoas não apenas em colaboradores engajados com a razão de ser da empresa, mas em parceiros, que encontrem razões para serem e fazerem uma única equipe, com um único objetivo, deve ser um desafio constante dos gestores que pretendam construir um ambiente de trabalho onde haja harmonia e colaboração.
Na busca constante desse clima organizacional que promova o bem-estar no ambiente de trabalho, talvez, uma das ações mais acertadas que o gestor possa encontrar, seja proporcionar momentos e situações que ofereçam a oportunidade para que seus colaboradores possam descobrir e desenvolver os seus potenciais, a partir de um mais aprofundado autoconhecimento, o que, consequentemente, trará como resultados positivos, uma maior realização e satisfação, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional.

O administrador deve ter a consciência que há uma grande relação entre a vida dos indivíduos e os resultados das organizações, portanto, são duas realidades que devem ser levadas em consideração dentro do planejamento estratégico das empresas, seja ela de qualquer porte.

Portanto, além de todas as competências técnicas que o administrador deve desenvolver, especialmente em relação ao segmento que atua ou que pretende atuar, precisa também desenvolver as competência comportamentais como: visão completa do negócio e de cada detalhe ao mesmo tempo; criatividade, proatividade e resiliência para enfrentar e superar os desafios e difiuldades; capacidade analítica e de síntese; liderança; boa comunicação; capacidade de negociação e, sobretudo, desenvolver o seu equilíbrio emocional e aprender a conhecer, compreender e lidar com pessoas, porque são elas, as pessoas, que fazem a empresa obter sucesso ou não, e isso depende em grande parte da forma como são lideradas.

Pesquisas realizadas em empresas no mundo todo comprovam que, as empresas que investem não apenas no treinamento dos seus funcionários, focando nas funções que exercem, mas que investem também no desenvolvimento integral do funcionário, contribuindo para o seu crescimento pessoal, acabam contribuindo para a melhoria na qualidade de vida do colaborador, dentro e fora da empresa, e isso reflete de forma direta também na melhoria dos resultados obtidos pelas empresas.

Portanto, se você é empregador ou gestor de uma empresa, invista no desenvolvimento do seu colaborador e você terá um parceiro engajado com o desenvolvimento e o crescimento da empresa.

Um abraço e até a próxima publicação.

Gilson Tavares
Psicanalista
Consultor em Gestão Comportamental
 
 

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