A Psicanálise na Organização

 
A psicanálise trabalha com o subjetivo, com o não dito, com o escondido no inconsciente, procurando dar-lhe sentido. A psicanálise trabalha com o simbólico, buscando o verdadeiro sentido escondido nas atuações das pessoas e que denunciam os seus sofrimentos e os seus desejos mais secretos. A psicanálise pode ser classificada como a mais abrangente forma de abordagem do acontecer humano.
Cada ser humano é um ser inteiro, com todas as suas características, emoções, sentimentos, desejos, sonhos, e também com as suas limitações e com os seus fantasmas e sombras que lhe acompanham pela vida, muitas vezes influenciando as suas atitudes e o seu jeito de ser.
As empresas são feitas de pessoas, e são elas, as pessoas, que determinam o sucesso ou o fracasso do negócio. O fator humano tem sido reconhecido como um fator fundamental para as organizações e atualmente é citado como um de seus ativos mais importantes.
As pessoas constituem o principal ativo da organização. Esse é o principal paradigma adotado pelas organizações que pretendam não apenas se manterem no mercado, mas crescerem, prosperarem e tornarem-se referências nas suas áreas de atuação.
Como é inseparável a identidade pessoal da identidade profissional, o indivíduo leva para a sua vida profissional toda a carga emocional e comportamental da sua essência e da sua vida pessoal.
Dessa forma, para contribuir no desenvolvimento profissional do indivíduo, torna-se necessário trabalhar o seu desenvolvimento pessoal; a sua melhoria de qualidade de vida e principalmente a sua forma de enxergar o mundo e a si mesmo e a sua forma de pensar e agir no mundo. Isso vai refletir em todas as áreas da sua vida e vai influenciar na sua colaboração para a construção do clima organizacional saudável em todos os ambientes e lugares por onde passar.
Esse é o desafio da Psicanálise Organizacional, aliar os conhecimentos e as técnicas da Psicanálise aos conhecimentos e as técnicas da Gestão Empresarial, principalmente em relação às pessoas que compõem a Organização, contribuindo para a melhoria do Clima Organizacional e para a melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho.
Submeter-se à psicanálise é uma viagem que exige coragem e decisão. Coragem de encontrar-se consigo mesmo e decisão de enfrentar-se – enfrentando assim os seus fantasmas e as suas limitações.
E você, já pensou em fazer essa aventura em busca de você mesmo, descobrindo e potencializando as suas competências pessoais e profissionais?
O Psicanalista Gilson Tavares atende em Garanhuns na Rua São Vicente, 187 – Heliópolis.
Atendimentos agendados pelo Celular\WathsApp (87)9.9662 3901
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário