O Inconsciente na Psicanálise

 

A psicanálise favorece a revelação do inconsciente e das verdades do analisando, recebendo assim o nome de cura pela palavra.
O falar, na psicanálise, leva ao ouvir-se e ao aceitar-se. Através da fala, o inconsciente revela-se, revelando também as verdades escondidas no inconsciente. Através da fala, o analisando encontra as suas próprias verdades, encontrando também a oportunidade de lidar com elas e de lhes dar novos significados.
O nosso aparelho psíquico é composto basicamente por processos conscientes – aqueles que temos conhecimento consciente deles, como por exemplo, os desejos, as opiniões, as escolhas, etc. e por processos inconscientes - aqueles que não temos conhecimento consciente deles, como por exemplo, o porque .dos nossos desejos, o porque das nossas escolhas, o porque dos nossos medos, o porque dos nossos sofrimentos, etc.
A psicanálise trabalha com o subjetivo, com o não dito, com o escondido no inconsciente, procurando dar-lhe sentido. A psicanálise trabalha com o simbólico, buscando o verdadeiro sentido escondido nas nossas atuações e que denunciam os nossos sofrimentos e os nossos desejos mais secretos.
Pode-se dizer que a psicanálise é a cura da alma. Quando o sujeito resolve enfrentar as razões dos seus sofrimentos, provocando mudanças na sua realidade ou aprendendo a conviver com a sua realidade sem sofrimento.
A Psicanálise aplica-se desde ao enfrentamento das angústias existenciais até a busca pelo sentido do viver, passando pelas depressões, síndrome do pânico, fobias, dependências químicas e outras diversas psicopatologias.
A análise do inconsciente revela as verdades do verdadeiro EU contido no EU visível, que muitas vezes não podem ser  reveladas por conta de uma realidade que não é fácil enfrentar., E que, só quando o sujeito resolve enfrentar essa realidade, ele consegue encontrar forças para olhar para as suas verdades – e forças para enfrentar a sua realidade.
A “cura” na psicanálise acontece quando acontece o aprendizado de formas mais saudáveis de lidar consigo mesmo; de lidar com as pessoas ao redor; de lidar com as situações. E encontrar formas mais saudáveis de atuar no mundo. Ao falar de si, e rever as situações que foram causadoras das suas angústias, o analisando não tem como modificar as situações vividas, mas tem a oportunidade de mudar os sentimentos em relação às experiências vividas, e que causaram e continuam causando sofrimento. Sofrimento que muitas vezes é revelado através de sintomas psicossomáticos, pois, os sintomas revelam as verdades escondidas no inconsciente.
O saber sobre as suas verdades, oferece a oportunidade de dar novos significados à essas verdades, aprendendo a lidar com elas sem sofrimento, e aprendendo a responsabilizar-se por seus atos e por sua vida. Buscar essa compreensão é buscar, como primeiro passo, o autoconhecimento. Isso exige decisão e coragem. Decisão de olhar para dentro de si e coragem para se enfrentar. Principalmente coragem para promover as mudanças necessárias na sua vida e na sua realidade.
Dessa forma, a psicanálise acontece quando o sujeito busca a coragem e a decisão de olhar para si mesmo de forma verdadeira e íntima. Para que isso se torne possível é totalmente relevante que o psicanalista tenha conhecimento e experiência para conduzir o processo e tenha a consciência da necessidade de criação de um ambiente e clima que favoreça o mergulho do analisando no seu próprio inconsciente.
Uma psicoterapia que não respeite a subjetividade do analisando; que exponha o analisando seja qual for a forma; que julgue as ações e escolhas do analisando; que aponte ou conduza caminhos ou soluções para o analisando; que não propicie um ambiente calmo, tranquilo, seguro e confiável ao analisando, pode ter qualquer denominação, mas perde o que deve ser a essência da práxis da psicanálise.
Gilson Tavares
O Psicanalista Gilson Tavares atende em Garanhuns na Rua São Vicente, 187 – Heliópolis.
Atendimentos agendados pelo Celular\WathsApp (87)9.9662 3901
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário