A ansiedade e as suas consequências

 
A ansiedade está presente em praticamente todos os momentos da nossa vida. Presente nos momentos bons, nos momentos ruins, na expectativa de alguma realização ou situação.

A ansiedade é uma característica biológica do ser humano, presente em situações que antecedem algum tipo de perigo - seja ele real ou imaginário, ou alguma situação nova e desconhecida.

Assim sendo, a ansiedade faz parte da nossa rotina. O excesso dela é que pode comprometer o bem-estar, levar ao estresse e até ao surgimento de doenças e transtornos alimentares, como a anorexia nervosa, bulimia nervosa e alimentação compulsiva.

A ansiedade é um sentimento que leva à uma sensação ruim de desconforto, que pode vir acompanhada de um aperto no peito, coração acelerado, tremores, sensação de falta de ar e de frio na barriga. Além de deixar a pessoa tensa e em estado de alerta, a ansiedade causa também dificuldade para relaxar, sensação de peso nas costas, diarreia, preocupação, falta de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial e sudorese.

A ansiedade é uma reação natural do ser humano em determinadas situações: como se fosse um sinal de alerta para a pessoa se proteger de determinadas ameaças. Uma reação normal e esperada para a autopreservação, como uma preparação para o enfrentamento de alguma situação difícil ou ameaçadora. Por ansiedade, entende-se não apenas uma situação de estresse. Há juntamente com isso uma série de sintomas, como cansaço, dor de cabeça, tremor, sudorese, pânico e náuseas.

A ansiedade transforma-se num problema quando passa a ser patológica, aquela que está acima da média considerada normal. Para diferenciar o que é normal do que é patológico, é necessário levar em consideração alguns fatores:

Até onde a ansiedade tem prejudicado a vida social, familiar e profissional do sujeito?

Quantas vezes a pessoa sente esse desconforto e qual a sua duração?

Diante de qual situação a ansiedade se apresenta?

Continua na próxima publicação.

Um abraço e até a próxima publicação.
Gilson Tavares
Psicanalista Clínico e Especialista em Gestão de Pessoas
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário