A ansiedade e as suas consequências – Parte II

 
Continuação da edição anterior.

Estudos comprovam que o número de pessoas ansiosas vem crescendo cada dia mais, devido ao estilo de vida atribulada dos dias atuais: o estresse no trabalho, as incertezas da vida, as preocupações, cobranças do dia a dia, etc.

Todo mundo fica ansioso. Afinal, não é sempre que conseguimos manter a calma, enquanto esperamos por algo que não temos controle, ou diante de situações que podem fugir do nosso controle. É normal. O problema é que, em excesso, esse sentimento pode causar diversos problemas de saúde, inclusive envelhecimento precoce e até o câncer.

A ansiedade é um processo natural e saudável, desenvolvido ao longo da evolução da espécie, e que tem como função preparar o indivíduo para enfrentar uma situação nova, desconhecida ou ameaçadora. A ansiedade, inicialmente, levava as pessoas à se precaverem contra ataques de predadores, da mesma forma que as leva à  preparar-se para enfrentar alguma situação ameaçadora atualmente, principalmente no nosso estilo de vida imediatista, onde não se pode esperar mais por nada, tudo tem que ser resolvido com apenas um click ou com o apertar de um botão.

O problema com a ansiedade acontece quando o organismo passa a dar uma reposta inadequada, exagerada e excessiva, desproporcional à situação enfrentada, produzindo junto toxinas maléficas ao organismo.

Hoje, convivemos com a ansiedade provocada pela vida corrida; pela competitividade; pelos desafios constantes – não dando ao organismo o tempo necessário para se recuperar de uma situação desagradável antes que outra já esteja acontecendo ou para acontecer. Antes, a exposição à ansiedade era de forma esporádica. Hoje, de forma constantes, o que leva à situações de alerta constante e, consequentemente, não deixando tempo para que o organismo se livre das toxinas produzidas, levando à produção de doenças.

Como causas comportamentais da ansiedade, encontramos a dificuldade em lidar com expectativas, dificuldade na realização de tarefas, dificuldade para relaxar e dificuldade de concentração.

Os principais sintomas dos distúrbios da ansiedade são: falta de ar; taquicardia; tremor; suor excessivo; frio no estômago; aperto no peito. Podendo também causar irritabilidade, tensão muscular e perturbação no sono.

Continua na próxima publicação.
 

Um abraço e até a próxima publicação.
Gilson Tavares
Psicanalista Clínico e Especialista em Gestão de Pessoas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário