Usando o Iceberg Comportamental para Gerenciar Conflitos

 
12 Mudanças de Atitudes que Transformarão a Sua Vida e o Seu Mundo
Um comportamento abordado a cada mês do ano - Janeiro - EMPATIA

O que você fez hoje para melhorar a sua vida e o seu mundo?

Por que existem os conflitos?

Conflitos não são necessariamente disputas, embates ou agressões.

Existe um conflito sempre que existe uma diferença de opiniões, interesses ou necessidades.

E por que existe essas diferenças de opiniões, interesses ou necessidades?

Simples – porque as pessoas são diferentes.

Todos somos iguais enquanto espécie, mas todos somos diferentes enquanto indivíduos. O que faz cada pessoa ser diferente da outra é o resultado de todos os fatores que influenciaram na construção de cada pessoa. E isso passa pela sua biologia, a herança genética; a sua história familiar; o seu histórico familiar; as suas experiências vivenciadas; a sua forma de enxergar e interpretar as suas experiências vivenciadas – que diga-se de passagem , é mais importante do que as experiências propriamente ditas; o seu meio social; o conhecimento adquirido, entre outros fatores.

Esse caldo todo que influencia a construção de cada pessoa, influenciando também a sua forma de ser e de agir no mundo. Influencia a sua forma de se enxergar no mundo, de enxergar as outras pessoas, as situações surgidas no seu dia-a-dia, o mundo ao seu redor.

A forma de se enxergar e de enxergar o mundo ao seu redor influencia totalmente o seu julgamento, as suas escolhas e as suas atitudes diante da vida. E é por essa razão que as pessoas têm atitudes e respostas diferentes em situações semelhantes.

Pois bem, essa introdução toda foi para dizer que as pessoas são diferentes e por isso têm opiniões, interesses e necessidades diferentes. Isso faz com que algumas estejam certas e outras erradas? Claro que não, apenas têm interpretações diferentes do mundo ao seu redor.

Infelizmente, essas interpretações diferentes, muitas vezes, levam à geração de conflitos e até de grandes embates, desavenças, levando inclusive à distanciamentos e agressões entre as pessoas.

Como usar a empatia para gerenciar esses conflitos? Ou até mesmo para evita-los?

A teoria do Iceberg Comportamental diz que o que vemos e conhecemos das pessoas é apenas a ponta do iceberg, mas que, para conhecermos de verdade alguém, é necessário mergulhar nos fatores que levam as pessoas a serem como são e a agirem como agem.

Essa teoria diz que para conhecer uma pessoa  é necessário conhecer o seu comportamento e que para compreender o comportamento de uma pessoa é necessário que se conheça os elementos ocultos do iceberg comportamental, que são eles:

Percepção – como a pessoa percebe a si mesmo e o mundo ao seu redor;

Expectativas – que expectativas a pessoa tem da vida e da situação tratada no momento;

Emoções – como a pessoa lida com as suas emoções  e que emoções podem surgir no momento específico;

Sentimentos – que sentimentos a pessoa tem em relação a si mesmo, ao mundo e ao momento específico;

Desejos – que desejos podem estar envolvidos na situação tratada;

Crenças – quais são as crenças da pessoa em relação ao mundo e em relação ao assunto tratado;

Valores – quais são os valores éticos e morais que regem as atitudes da pessoa;

Necessidades – quais são de verdade as necessidades da pessoa.

Fazendo uma reflexão sobre esses pontos abordados, você construirá um conhecimento a respeito da pessoa e do momento ou situação tratada, o que irá ajudá-lo á compreender melhor a pessoa e as suas atitudes, contribuindo para orientá-lo sobre como agir com essa pessoa.

Experimente aplicar esse conhecimento, refletindo sobre esses fatores, nas suas relações com as pessoas, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional e verifique as mudanças que você conseguirá na qualidade das relações que você estabelecerá.

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