A Gestão Comportamental e a Inteligência Emocional

 
A Gestão Comportamental consiste basicamente em Identificar comportamentos negativos ou inadequados, que causam algum tipo de prejuízo ou desarmonia, que seja na vida pessoal ou que seja na vida profissional e, a partir desses questionamentos, procurar formas de eliminar ou de transformar esses comportamentos, encontrando formas mais equilibradas de agir e que contribuam para a construção de um ambiente mais saudável e harmônico, na vida pessoal e na vida profissional.
A inteligência emocional é o que capacita o ser humano a lidar com suas emoções, é o que o capacita a adequar-se às situações, tomar decisões e agir com equilíbrio e criar relações interpessoais mais saudáveis.
Podemos praticar a Gestão Comportamental para consolidar ou para potenciar a nossa inteligência emocional:
Conhecendo as nossas próprias emoções.
Tomando consciência das nossas emoções e entendendo o que elas nos dizem a cada momento, para que possamos tomar decisões com mais segurança e confiança.
Expressando e gerindo as nossas emoções.
Adequando as nossas emoções a cada situação, dominando os nossos impulsos sem nos anularmos ou reprimirmos os nossos sentimentos e convertendo as emoções negativas em positivas.
Cultivando a nossa automotivação.
Colocando as emoções ao serviço dos nossos objetivos e metas, para que possamos atingi-los de forma produtiva e eficaz, mesmo que sejam muitos os obstáculos para lá chegar.
Reconhecendo as emoções das outras pessoas.
Colocando-nos no lugar das outras pessoas para identificar e entender os seus desejos e sentimentos, com o objetivo de responder ou reagir adequadamente e na base do interesse mútuo.
Gerindo as relações interpessoais.
Desenvolvendo relações interpessoais eficazes, tendo por base a assertividade, a compreensão, o entendimento mútuo, o respeito e o sentido de cooperação.
E o mais importante de tudo, sendo mais cuidados com as atitudes, porque afinal, são as nossas atitudes que constroem o nosso mundo. E afora os acasos e as fatalidades, costumamos colher de acordo com o que plantamos.
Um abraço, uma boa semana e até a próxima publicação.
Gilson Tavares
Psicanalista Clínico e Consultor em Gestão Comportamental
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário