SEU PLANEJAMENTO PARA UM ANO NOVO MELHOR

 

Início de um novo ano traz consigo também a abertura de muitas oportunidades, oportunidades de fazermos diferente, de fazermos melhor; oportunidade de sermos diferentes, de sermos melhores; de sermos melhores para com a gente mesmo, de sermos melhores com as pessoas ao nosso redor, de sermos melhores com o mundo.

Pois afinal. Se vamos ter um ano melhor ou pior do que o ano que terminou, vai depender muito das nossas escolhas e das nossas atitudes, porque, como todos sabemos, são as nossas atitudes que constroem o nosso mundo.

Você já fez o seu planejamento para o ano que está iniciando?

Início de ano é um momento muito propício para fazermos ou refazermos nos nosso projetos, para traçarmos as nossas metas, para avaliarmos a nossa trajetória e para refazermos o roteiro da nossa vida, se necessário.

A cada final de uma etapa e início de outra etapa, devemos sempre fazer uma autoavaliação, verificando o que acertamos e o que erramos -  fazendo as correções de rumo, necessárias para a construção de um novo círculo que seja de mais equilíbrio, satisfação, harmonia e realização.

Fazendo assim, você tornará o seu mundo cada vez mais agradável!

A nossa vida é o resultado das nossas escolhas e viver é está sempre em busca da realização dos nossos sonhos e dos nossos ideais. As nossas atitudes em relação à realização dos nossos sonhos e ideais é o que vão determinar os resultados que vamos obter; que vão determinar os frutos que vamos colher.

Ficar apenas lamentando, reclamando, assumindo a posição de vítima, além de ser uma atitude de mediocridade, não contribui em nada. Quando você escolhe ficar na mediocridade, também escolhe esconder suas habilidades, seus talentos, e deixa muitas oportunidades passarem. 

Não está satisfeito com a vida que construiu? Não está satisfeito com o lugar onde está? Não está satisfeito com as escolhas que tem feito? Não está satisfeito com o caminho que tem caminhado? Então mude. Mas Mude principalmente as suas atitudes.

Não são os pensamentos positivos que fazem a diferença, são as atitudes positivas. Ficar repetindo mantras; repetindo frases feitas; seguindo gurus ou salvadores da pátria, nada disso vai fazer diferença nenhuma na sua vida se as suas atitudes não forem positivas.

Tenha também sempre em mente que não são atitudes isoladas que vão produzir alguma mudança na sua vida, mas sim os seus hábitos, o que você faz repetidamente, cotidianamente. Daí que, qualquer mudança que desejamos na nossa vida, precisa iniciar com a mudança de nós mesmos, mudando a nossa forma de enxergar o mundo e mudando a nossa forma de atuar no mundo. Tornando isso um hábito.

Se você não está onde queria está, ou melhor, se você não está onde gostaria de está, analise as suas atitudes, analise a sua trajetória, perceba que atitudes lhe levaram ao ponto onde está, perceba quais atitudes que não teve lhe afastaram dos seus ideais e trace um novo roteiro para a sua vida.

Não existem soluções mágicas. O tempo resolve todas as coisas, mas só se você usar o tempo para promover as mudanças necessárias. O poder do pensamento positivo é capaz de qualquer coisa, mas só se você transformar pensamento positivo em atitude positiva.

Sonhe, idealize. A vida é feita de sonhos e de ideais. Sem eles, a vida fica muito sem graça.

Mas não fique só nos sonhos e idealizações - planeje, trace metas, aja, faça acontecer.

Faça Alguns apontamentos que podem lhe ajudar a chegar aonde você deseja chegar.

Primeiro você tem que saber O que você quer atingir e quando;

Precisa saber Onde está agora, em relação ao que quer atingir;

Precisa descobrir como chegar ao que quer atingir, a partir de onde está;

Precisa saber Como fazer com que isso aconteça;

Precisa descobrir Que competências e habilidades precisa desenvolver;

Precisa encontrar Como fazer para desenvolver as competências e as habilidades necessárias.

E principalmente, Não espere o momento ideal. O momento ideal é agora.

 

Veja também algumas Metas essenciais para tornar o próximo ano um ano melhor:

Investir no seu autoconhecimento e no seu equilíbrio emocional;

Investir mais tempo em você mesmo e nas pessoas do seu mundo;

Sair da zona de conforto;

Desenvolver os seus talentos e descobrir novas habilidades e novas competências;

Tornar-se uma pessoa melhor a cada novo dia;

Aprender que não precisa está com a razão sempre;

Ser mais gentil e cordial com as pessoas e com todos os seres;

Aprende a escutar mais e a falar menos;

Aprender a respeitar a opinião do outro;

Aprender a reclamar menos e agradecer mais;

Valorizar menos os detalhes insignificantes;

Abandonar hábitos que causam danos e criar hábitos saudáveis;

Aprender a encontrar a felicidade nas coisas simples;

Sorrir mais.

Seguindo essas metas, certamente você fará um ano novo melhor!

E enquanto estamos vivendo um tempo de pandemia,

Aprenda a se respeitar mais e a respeitar mais as outras pessoas, tendo atitudes que previnam a dispersão e o contágio desse vírus que está em todos os lugares.

Lembrando que o ato de se prevenir é também um ato de respeito, a si próprio e ao outro.

E que o seu ato irresponsável, em nome de um direito individual, pode significar não apenas uma tragédia na sua vida, mas na vida de pessoas que são importantes para você e na vida de toda a sociedade.

Importante também saber que Mudança de atitude exige mudança de visão.

Esperar que a sorte ou que o acaso resolva as nossas questões ou realize os nossos projetos é como querer colher o que não plantou. Cobrar que as oportunidades batam a nossa porta também não é uma atitude muito acertada. Eficiente mesmo é assumir as rédeas da própria vida. Aproveitar as oportunidades surgidas ou buscar formas de construir as oportunidades. 

Afinal, ter sorte na vida não é fruto do acaso, é o resultado de está preparado para aceitar as oportunidades surgidas, somado a atitude e a disposição de assumir as oportunidades surgidas, com todos os seus benefícios e com todos os seus sacrifícios.

No mais, para ter um ano melhor, observe as propostas a seguir:

Você não tem que está sempre feliz!

Viver é enfrentar adversidades!

Não fuja dos problemas!

Pare de reclamar!

Valorize as pequenas conquistas!

Observe o que lhe é mais importante!

Dê sentido à sua vida.

 

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Até o próximo artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário