Praticando a empatia no seu dia-a-dia

 

Vimos na publicação anterior a falta que a empatia faz, o estrago que a falta da empatia faz nas relações entre as pessoas, o estrago que a falta de empatia faz na vida em sociedade.

E hoje, vamos abordar novamente a importância da empatia para a vida em sociedade, dessa vez falando sobre como podemos e devemos praticar a empatia no nosso dia-a-dia, no nosso cotidiano, nas nossas atividades diárias, em todos os momentos dos nossos dias.

A Empatia é um comportamento que podemos e devemos praticar em todos os momentos, em todas as situações e com todas as pessoas das nossas relações, que sejam no âmbito pessoal, familiar, social, profissional, etc.

Praticar a empatia significa adquirir a capacidade de pensar como gostaria de ser tratado, se estivesse na posição do outro.

No nosso dia-a-dia podemos seguir umas regrinhas simples, mas que nos ajudarão a construir relacionamentos mais empáticos e certamente, iremos perceber a diferença nos resultados obtidos.

Veja algumas dessas regrinhas:

Aprender a escutar as pessoas.

Ouvir sem julgar – você não vive a vida do outro para saber os motivos do outro.

Não ter as respostas para os problemas das pessoas – cada um sabe aonde o sapato aperta.

Aceitar as limitações das pessoas – até porque todos nós temos também as nossas limitações.

Praticar a flexibilidade – os seus desejos e as suas opiniões nem sempre têm que ser atendidos.

Praticar a tolerância – você pode pensar que não, mas muitas vezes as pessoas estão fazendo o seu melhor.

Praticar o respeito ao outro – respeitar a opinião do outro, respeitar o jeito de ser e de pensar do outro, respeitar as escolhas do outro, respeitar o jeito do outro viver a sua vida.

Tentar ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa – por que o seu ponto de vista precisa ser sempre o mais acertado?

Não deduza, pergunte – deduzir sem perguntar tem sido a fonte de muitos desentendimentos, distanciamentos e até de confrontos. As palavras podem significar muitas coisas e é a nossa interpretação delas que lhes darão o significado.

Crie conexão com as pessoas – aproxime-se das pessoas, procure conhece-las e se deixe conhecer.

Pratique mais a gentileza. A prática da gentileza anda de mãos dadas com a prática da empatia.

A prática da gentileza é um comportamento natural para as pessoas que desenvolvem o sentimento de Empatia. Enquanto a Empatia é o exercício de compreender o outro, com todas as suas diferenças, necessidades e limitações, a gentileza é o exercício de transformar em atitudes o sentimento de empatia em relação ao outro. E isso é uma atitude que pode e deve ser praticada em todas as situações e em todos os momentos.

Praticar a gentileza é antes de qualquer coisa praticar o respeito ao outro, procurar perceber os sentimentos e as necessidades do outro e ter atitudes que possam contribuir para que essas necessidades possam ser atendidas ou pelo menos amenizadas.

Isso você pode praticar no trânsito, na fila do supermercado, na fila do banco, andando na rua, na sua casa, em todos os lugares e ocasiões do seu dia-a-dia.

Praticar a gentileza é essencialmente praticar o respeito ao outro e às necessidades do outro, e na maioria das vezes, essa prática nem exige tanto esforço. Basta percebermos que um gesto simples da nossa parte pode facilitar a vida do outro, como por exemplo:

Quando paramos no trânsito para facilitar uma manobra de outro motorista.

Quando cedemos a vez em uma fila de supermercado ao vermos alguém apressado ou que suas compras não farão diferença no tempo de atendimento.

Quando na nossa função profissional podemos contribuir para facilitar ou agilizar um procedimento para alguém.

São muitas as oportunidades que temos no nosso dia-a-dia para praticarmos a gentileza, e certamente essa prática não apenas melhorará o dia a vida das pessoas para as quais exercemos essa prática, mas também a nossa vida e o nosso mundo também ganhará um sentido de mais satisfação e de mais felicidade.

Procure praticar essas regrinhas simples no seu dia-a-dia e perceba como a sua vida e o seu mundo irão ganhar, em qualidade de vida e em satisfação de viver.

Pratique sem moderação!

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário