Questionamentos para final de ano

 

Finalmente estamos chegando ao final de ano. Chegando ao final de um ano muito longo. Chegando ao final de um ano totalmente atípico. Um ano totalmente atípico em comparação com todos os anos passados da história do país.

Um ano que presenciamos situações e atitudes nunca antes imaginadas para a vida do nosso país. 

Um ano que colocou a prova toda a sociedade brasileira e colocou a prova todas as instituições que fazem parte da estrutura da sociedade.

Um ano que colocou o país diante de um grande desafio e que colocou a todos diante de uma encruzilhada também desafiadora.

Um ano em que, mesmo depois da sociedade civilizada, composta por seus cidadãos conscientes, escolheu os rumos do país, ainda se depara com cenários inacreditáveis, merecedores de futuros estudos comportamentais.

E é nesse contexto que estamos chegando ao final do ano. O que esperar do novo ano que se aproxima?

Ano novo, vida nova. Bola pra frente.

Hora de bater a poeira de velhos pensamentos. Hora de bater a poeira de pensamentos empoeirados e enferrujados.   

Hora de botar os pés no chão. Hora de abrir os olhos para a realidade. Hora de cuidar da vida e de olhar para o horizonte como mais uma oportunidade de construir a vida que você deseja pra você.

Um grande passo para a construção da vida que desejamos é podermos olhar para trás e analisarmos como temos conduzido a nossa vida até agora.

A construção da vida que desejamos começa em percebermos como as nossas atitudes têm contribuído para a nossa caminhada no mundo e como tem contribuído para alcançarmos os nossos objetivos.

O mundo não muda se nós não mudamos.

Desejamos e esperamos que o mundo mude para atender aos nossos desejos, mas na realidade, somos nós que precisamos mudar. Somos nós que precisamos mudar na direção da construção dos nossos objetivos.

Essa mudança precisa começar com questionamentos sobre nós mesmos. Essa mudança precisa começar com a busca e a aceitação dos nossos erros, para só assim podermos aprender com eles e podermos mudar as nossas atuações no mundo e com as pessoas ao nosso redor.

Fazer uma autoavaliação é importante porque é uma oportunidade para que possamos perceber que caminhos estamos seguindo - no que estamos acertando e no que precisamos melhorar.

Quais foram as suas atitudes no ano que está terminando que se tivesse oportunidade você faria diferente?

O que você quer construir para a sua vida no novo ano que se inicia?

A partir da análise do ano que terminou, podemos perceber o que estamos vivenciando no momento, e podemos então construir as mudanças que desejamos para o novo ano que se inicia.

Que mudanças você pretende construir para o novo ano?

Qual a vida que você quer construir no ano novo que está para iniciar?

A partir da compreensão das situações que vivenciamos no momento e das situações que desejamos construir para o novo ano, podemos então buscar as mudanças que serão necessárias para construir essas situações desejadas.

Que caminhos você pretende construir para o novo ano?

Encontrar os caminhos necessários para a construção das mudanças desejadas é o passo essencial para que seja tornada possível a realização da vida desejada. Porém, devemos sempre ter a consciência de que, qualquer mudança que desejamos para a nossa vida, passa primeiro pela mudança de nós mesmos. Que só podemos provocar mudança na nossa vida - seja qual for o tipo de mudança que desejarmos, se procurarmos primeiro mudar a nós mesmos.

Na procura de respostas para a nossa vida, algumas perguntas não podem ser esquecidas.

Qual a razão e o sentido da sua vida?

Você está satisfeito com a vida que construiu?

O que você tem feito para melhorar a sua vida?

Como você tem enfrentado os desafios surgidos na sua vida?

O que você tem feito para transformar fatos negativos em positivos?

O que você tem feito com os seus sonhos e desejos?

Onde você tem buscado motivação para seguir em frente?

Como você tem enfrentado os seus medos?

O que você tem feito para encontrar razões para agradecer?

Como você tem lidado com o que não vale a pena?

O que lhe faz feliz?

Pelo que você é grato?

O que você tem semeado no seu caminho?

Na sua vida, você tem construído mais pontes ou mais muros?

O que você tem atraído para a sua vida?

O que você tem feito para mudar o mundo ao seu redor?

Quando você vai começar a transformar a sua vida?

Lembre-se sempre, são as suas atitudes que constroem o seu mundo. Se você quer transformar o seu mundo comece primeiro transformando você mesmo.

Com certeza, o mais importante de um novo recomeço seja a oportunidade que temos de poder fazer diferente. A oportunidade de podermos nos renovar sempre.

Um feliz ano novo para todos.

Que nesse novo ano, nessa nova oportunidade de recomeço, todos possamos colocar mais assertividade, mais reflexão e mais equilíbrio nas nossas escolhas e nas nossas atitudes.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário