Ano novo vida nova

 

Finalmente 2023.

Ano novo, vida nova. Frase que escutamos tantas vezes nas passagens de anos. Como se o início de um novo ano fosse automaticamente também o inicio de uma nova vida.

E pode realmente ser isso. O início de uma nova oportunidade para uma nova vida. Ou não.

Depende de muitas coisas. Mas depende principalmente de cada um.

Claro que, na maioria das vezes, a frase “ano novo vida nova” é apenas uma metáfora. Porque, a vida continua sendo a mesma. E muitas vezes, estamos satisfeitos com a vida que construímos e não queremos mudar nada nela.

Porém, em relação ao conceito de ano novo vida nova, significa que, o início de um ano novo é uma época mais que propícia para repensarmos a vida que construímos e para fazermos as mudanças que acharmos serem necessárias para termos uma vida de mais satisfação.

Mas sempre podemos encontrar alguma coisa que podemos melhorar. Sempre podemos mudar em alguma coisa que vai contribuir para que possamos viver melhor. Sempre podemos mudar em alguma coisa que vai contribuir para que possamos encontrar mais satisfação em viver.

Podemos pensar em voltar a estudar e fazer aquele curso que sempre desejamos e que sempre deixarmos pra depois.

Podemos adquirir mais disposição, vencer a preguiça, e começar a praticar algum esporte ou praticar alguma atividade física. Mesmo que seja apenas começar a fazer caminhadas durante a semana.

Porque não voltar a praticar aquele hobby que a vida corrida nos fez abandonar?

Que tal começar aprender a tocar um instrumento musical?

E aquele projeto que nunca saiu da gaveta? Por que não colocar em prática?

Que tal terminar aquele livro que continua ainda nas anotações?

Que tal pensar em marcar mais encontros com os amigos e com os familiares?

Por que não começar a planejar e a organizar aquela viagem?

Se você ainda está preso em velhas ideias, esse é o melhor momento para abrir a sua mente para o novo.

Se você ainda está aprisionado em velhos conceitos, esse é o melhor momento para se abrir para o mundo e permitir que a vida siga o seu rumo.

Se você ainda está com a sua vida e a sua mente aprisionada por pensamentos que não contribuem para o bem, esse é o melhor momento para rever os seus conceitos, esse é o melhor momento para rever as suas atitudes, esse é o melhor momento para começar a pautar a sua vida em conceitos e em atitudes que contribuam para o bem. Não apenas para o seu bem, mas para o bem comum.

Início de ano é também um momento propício para você se perguntar em que você tem contribuído para melhorar a vida de alguém no mundo.

Início de ano é também um momento propício para você se perguntar em que você tem contribuído para melhorar o mundo de alguém.

Início de ano é também um momento para você pensar em quais escolhas e em quais atitudes você pode ter para encontrar mais sentido para a sua vida.

Início de ano é também um momento para você pensar em quais escolhas e em quais atitudes você pode ter para colocar mais alegria na sua vida.

Todo dia é dia para iniciarmos as mudanças que precisamos fazer na nossa vida, mas início de ano é um período ainda mais propício para isso.

O início de um novo ciclo é sempre uma oportunidade para o início de um novo recomeço.

Reinvente sempre a sua vida. Comece a fazer isso agora.

Feliz ano novo.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário