Sobre o respeito... e as consequências da normalização da falta dele

 

Muito tem se falado sobre o respeito, mas pouco tem se praticado do que realmente é o respeito.

E o pior, muito tem se normalizado a falta do respeito. A falta do respeito em muitas circunstâncias e em muitos contextos.

Exatamente por isso, quero falar hoje sobre o respeito e sobre as consequências da normalização da falta do respeito. Da falta de respeito para com o outro. Da falta de respeito para com a sociedade e com a civilidade.

O respeito é a essência da civilidade.

O respeito é a essência da sociedade civilizada.

O respeito é o alicerce do relacionamento entre as pessoas.

O respeito é o alicerce do relacionamento entre os grupos.

O respeito é o alicerce do relacionamento entre as nações.

Ao contrário, a falta do respeito, o desrespeito, é a principal fonte de desequilíbrio nas relações entre as pessoas, a falta do respeito, o desrespeito, é a principal fonte de desequilíbrio nas relações entre os grupos, a falta do respeito, o desrespeito, é a principal fonte de desequilíbrio nas relações entre as nações.

O desrespeito ao outro é a tentativa de cancelamento do outro.

O desrespeito ao outro é a tentativa de anulação do outro.

O desrespeito ao outro é a raiz de todos os males da civilização.

O desrespeito ao outro começa com o desrespeito à opinião do outro.

O desrespeito ao outro começa com o desrespeito às escolhas do outro.

Em qualquer tipo de relacionamento entre pessoas, o desrespeito ao outro representa o fim do relacionamento.

O respeito, enquanto sociedade civilizada, se traduz pelo respeito às normas de convivência criadas em uma sociedade civilizada, e é o que permite a convivência pacífica entre as pessoas.

O respeito, enquanto sociedade civilizada, se traduz pelo respeito em relação às escolhas feitas pelos que fazem a sociedade civilizada.

A destruição da sociedade civilizada começa pela normalização do desrespeito a própria sociedade civilizada.

A destruição da sociedade civilizada começa pela normalização do desrespeito às normas de convivência criadas pela sociedade civilizada.

A destruição da sociedade civilizada começa pela normalização do desrespeito às escolhas feitas pelos que fazem a sociedade civilizada.

A destruição da sociedade civilizada começa pela normalização do desrespeito ao outro.

O direito de fazer as escolhas de seus representantes está presente nas sociedades civilizadas como uma das maiores conquistas que uma sociedade pode ter e deve ser protegido como um dos seus maiores valores.

As diversidades e as divergências estão sempre presentes nessas escolhas e devem sempre ser bem vindas.

As divergências e as diversidades mantêm a oxigenização da sociedade.

As divergências e as diversidades produzem a renovação da sociedade.

Divergências e diversidades no plural sim. Respeitando a pluralidade do Ser. Respeitando a pluralidade do existir de cada um que faz a sociedade.

Porém, as divergências não podem nunca ter o poder de ameaçar os valores que mantém a sociedade civilizada.

Divergências sim, falta de respeito ao outro nunca pode ser permitido nem tolerado.

Na falta do respeito ao outro, na falta de respeito as opiniões do outro, na falta de respeito em relação as escolhas do outro, na falta de respeito em relação as escolhas pelos que fazem a sociedade civilizada, o maior problema nem é a falta de respeito propriamente dita, e sim, o maior problema é a normalização da falta de respeito.

Discordar do outro é normal e saudável. Discordar das escolhas do outro é normal e saudável. Discordar da opinião do outro é normal e saudável.

Afinal, somos todos diferentes e sendo assim temos opiniões diferentes.

Mas, nunca podemos deixar que o pensar diferente seja motivo para a falta de respeito em relação ao outro e em relação as escolhas do outro.

Nunca podemos deixar que o pensar diferente seja motivo para que a falta de respeito as escolhas dos que fazem a sociedade civilizada seja tolerada.

Discordar sim, desconsiderar a opinião e a escolha do outro não.

Desejar e tentar impor ao outro as suas próprias escolhas desconsiderando as escolhas do outro é algo que nunca pode ser permitido em uma sociedade civilizada.

Desejar e tentar impor as próprias opiniões e as próprias escolhas é a total falta de respeito à toda a sociedade civilizada e a cada um que faz a sociedade civilizada.

Desejar e tentar impor as próprias opiniões e as próprias escolhas aos outros são atitudes que nunca podem ser permitidas e que devem ser duramente combatidas pelas instituições que fazem a sociedade civilizada e que deve ser severamente repudiada por cada um que faz a sociedade civilizada.

Desejar e tentar impor medidas que agridem toda a sociedade civilizada para atender aos próprios desejos que de tão delirantes beiram as linhas não apenas da civilidade mas também beiram as linhas da insanidade é não apenas uma demonstração de desequilíbrio emocional e psíquico mas também uma demonstração de desprezo pela sociedade civilizada e uma demonstração de desprezo por cada um que faz a sociedade civilizada.

É não apenas um direito, mas é também o dever, de cada cidadão e de cada cidadã que faz a sociedade civilizada, cobrar não apenas o respeito pelas escolhas feitas pelos que fazem a sociedade civilizada, mas também cobrar a imediata e severa responsabilização e as devidas punições à todos os que atentaram e à todos os que atentarem contra toda e qualquer norma de convivência e à todos os que atentarem contra a toda e qualquer escolha feita por aqueles que fazem a sociedade civilizada.

Seja qual for a situação. Seja qual for o contexto. Seja qual for o ambiente.

O respeito não pode ser nunca negociado.

O respeito não pode ser nunca relativizado.

O desrespeito não pode ser nunca normalizado.

O desrespeito não pode ser nunca tolerado.

O desrespeito não pode ser impune.

O desrespeito não pode ser anistiado.

Normalizar o desrespeito, tolerar o desrespeito, é permitir, fomentar e alimentar os desejos daqueles que não sabem viver com o outro.

Normalizar o desrespeito, anistiar o desrespeito, é permitir, fomentar e alimentar os desejos daqueles que não sabem viver em uma sociedade civilizada.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário