A saúde emocional e a qualidade de vida no ambiente de trabalho

 

Estamos comemorando o dia mundial do trabalho.

Data que foi criada em homenagem aos trabalhadores que lutaram e que até deram as suas vidas, em defesa de melhores condições de trabalho para todos os que contribuem com a sua força de trabalho para a criação de riquezas e para a construção do progresso.

Infelizmente, até os dias de hoje, nem sempre o trabalho tem o reconhecimento e a valorização merecida, e vemos ainda tantos exemplos de exploração da força do trabalho, muitas vezes, como vemos nos noticiários, em tantos casos semelhantes ao trabalho escravo. Fruto da desigualdade social, que também infelizmente, vemos tantos que são defensores ferrenhos de atitudes que contribuem para a manutenção dessa desigualdade, para a manutenção da miséria.

Mas esse é um tema que vai precisar ainda de muita discussão e de muita conscientização. Principalmente de conscientização da valorização da vida. De conscientização do sentido da empatia. De conscientização do sentido de respeito ao próximo.

E não é disso que quero falar hoje. Hoje quero falar da importância da saúde emocional para a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A saúde emocional tem relação direta com a qualidade de vida, influenciando totalmente as ações e as atitudes. Sendo o principal fator para a construção de uma vida equilibrada, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional.

Ter saúde emocional não é apenas manter o autocontrole diante das situações difíceis, é também ter equilíbrio diante dos desafios impostos pela vida. Ter saúde emocional é ter equilíbrio e criatividade na busca de soluções para os problemas surgidos no caminho. Ter saúde emocional é ter um roteiro para a vida, tanto para a vida pessoal quanto para a vida profissional. Ter saúde emocional é responsabilizar-se pela própria vida. Ter saúde emocional é responsabilizar-se pelas próprias escolhas. Ter saúde emocional é responsabilizar-se pelas próprias atitudes.

Ter saúde emocional é uma construção. Construir saúde emocional é ter um estilo de vida saudável. Construir saúde emocional é preocupar-se com a saúde física, com a saúde psíquica, com a saúde emocional, com a saúde afetiva, com a saúde social, com a saúde espiritual, com a saúde familiar, com a saúde profissional.

A construção da saúde emocional tem a ver com todas as dimensões da vida. Não tem como dissociar as várias dimensões do viver – somos a soma das várias dimensões que fazem o ser e precisamos está bem em todas essas dimensões, para estarmos verdadeiramente em harmonia e termos de verdade uma vida de qualidade, traduzida em satisfação, realização e prazer em viver. Isso vale para a vida pessoal e vale para a vida profissional.

Investir na saúde emocional implica em criar hábitos que contribuam para a criação e para a manutenção do equilíbrio saudável em todas as dimensões do viver, o que influência totalmente na qualidade de vida. Isso também vale para a vida pessoal e para a vida profissional.

Entre esses hábitos podemos citar: Lê bons livros, ouvir boas músicas, sair com amigos, dançar, aprender um instrumento musical, praticar trabalhos manuais, cuidar de uma alimentação balanceada, ter um sono reparador, conhecer novos lugares, aprender coisas novas.

Ter qualidade de vida é também cuidar da segurança emocional – evitar hábitos prejudiciais à saúde ou a integridade física e emocional. Evitar situações de risco. Adotar normas de segurança. Cuidar da autoestima e da automotivação. Criar ou manter um hobby. Participar de momentos de lazer. Rejeitar pensamentos negativos. Ter um projeto de vida. Estabelecer e manter relações saudáveis no âmbito familiar, afetivo, social, profissional. Tudo isso são atitudes que contribuem como hábitos que contribuem para a segurança emocional.

Várias pesquisas comportamentais comprovam que as empresas que investem em programas de saúde emocional, programas de qualidade de vida dos seus colaboradores, conseguem mais harmonia no ambiente de trabalho. Conseguem mais cooperação no ambiente de trabalho. Conseguem mais engajamento, conseguem mais automotivação, conseguem mais produtividade da equipe, o que se traduz em melhoria constante na excelência do funcionamento da empresa e lógico, na sua lucratividade e no seu crescimento.

Investir na saúde emocional e na qualidade de vida no ambiente de trabalho não é algo que traz benefícios apenas para as empresas. É impossível o desenvolvimento e crescimento de qualquer empresa, sem que isso passe pelo desenvolvimento e pelo crescimento e desenvolvimento dos seus funcionários, na esfera pessoal e na esfera profissional.

Investir na saúde emocional e na qualidade de vida dos funcionários é uma via de mão dupla. Funcionários motivados e equilibrados emocionalmente contribuem para o desenvolvimento e para o crescimento da empresa, ao mesmo tempo em que, empresas que buscam a excelência, contribuem para o desenvolvimento e para o crescimento da sua equipe.

Afinal, as pessoas são o maior patrimônio de qualquer empresa, organização ou instituição, e aquelas empresas, organizações ou instituições que pensam assim e que agem de acordo com esse pensamento, são as que se destacam no mercado, são as que contribuem mais para o desenvolvimento socioambiental, são as que têm mais sustentabilidade.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário