Mudanças de Atitudes que transformam Vidas

 

Clique aqui para ouvir o podcast.

Hoje eu começo com uma pergunta.

O que você fez hoje para melhorar a sua vida e o seu mundo?

Todos sabemos que são as nossas atitudes que constroem o mundo ao nosso redor, que são as nossas atitudes que constroem o nosso mundo. Disso não temos a menor dúvida. Mas, alguma vez, você já avaliou como as suas atitudes têm contribuído para a vida que você construiu para você? Alguma vez você já avaliou como as suas atitudes têm contribuído para a qualidade da vida que você construiu para você?

Você não escolhe ser quem você é, mas você pode escolher como você é. A construção da nossa vida e do nosso mundo é feita pelas nossas escolhas, é feita pelas nossas decisões, é feita pelos nossos hábitos, é feita pelas nossas atitudes. E é por isso que precisamos ser conscientes que, se não estamos satisfeitos com a vida que construímos, mudanças nos resultados só podem ser conseguidas com mudanças nas atitudes.

Sendo assim, temos que ter consciência que, se pretendemos promover mudanças no nosso mundo, se pretendemos promover mudanças na nossa vida, essas mudanças só poderão acontecer quando, antes, aprendermos a produzir mudanças nas nossas escolhas, aprendermos a produzir mudanças nas nossas decisões, aprendermos a produzir mudanças nas nossas atitudes.

Uma certeza você pode ter. Se você não mudar as suas atitudes hoje, todo o seu amanhã será exatamente igual ao seu ontem, todo o seu amanhã será exatamente igual ao seu hoje.

Eu até listei, como sugestão, algumas mudanças de atitudes que você pode começar a incluir no seu dia-a-dia. Mudanças que sem nenhuma sombra de dúvida, irão contribuir para que os seus dias se tornem melhores, irão contribuir para que o seu mundo se torne melhor, irão contribuir para que a sua vida se torne uma vida de mais satisfação.

Lógico, que o primeiro passo para qualquer mudança de vida precisa ser em direção ao autoconhecimento. Você precisa aprender a praticar a autoavaliação e o autoconhecimento. Você precisa aprender a conhecer melhor você mesmo. Você precisa aprende a saber mais sobre porque você é quem você é. Você precisa saber mais sobre porque você age como você age.

Só sabendo mais sobre você mesmo. Sabendo mais sobre os seus sentimentos. Sabendo mais sobre as suas expectativas. Sabendo mais sobre os seus desejos. Sabendo mais sobre as suas fraquezas. Só assim, você vai ter subsídios para saber o que deve mudar na sua vida e vai saber aonde encontrar a força e os recursos necessários para empreender as mudanças necessárias, na busca da vida que você deseja para você.

Depois de aprender a praticar o autoconhecimento, você pode começar assumindo o controle da sua própria vida. Não permitindo que nada nem ninguém tenha o controle sobre você. Não permitindo que nada nem ninguém tenha o controle sobre a sua vida.

Mas para isso, você precisa também assumir a responsabilidade sobre a sua vida, assumir a responsabilidade sobre as suas escolhas, assumir a responsabilidade sobre as suas decisões, assumir a responsabilidade sobre as suas atitudes, assumir a responsabilidade sobre o seu mundo.

Lembrando sempre que a liberdade tem um preço. E que, toda escolha, toda decisão, toda atitude, traz junto também as suas consequências. Não tem como escapar disso.

Aprenda a praticar o desapego. Aprenda a deixar ir o que não lhe faz bem. Isso vale para coisas. Isso vale para situações. Isso vale para aquele emprego que suga as suas energias. Isso vale para um relacionamento tóxico ou agressivo. Isso vale para pessoas que lhe fazem mal. Isso vale para tudo o que tira a sua paz.

Não espere que o mundo mude. Não espere que as pessoas mudem. Não espere que as situações mudem. Mude você. Você não tem o controle sobre o mundo. Você não tem o controle sobre as pessoas. Você não tem o controle sobre as situações. Mas você pode ter o controle sobre você mesmo.

Então, se não está bom para você, mude. Mas veja primeiro se o que precisa mudar não é você mesmo.

Cuide da sua saúde emocional. Cuide da sua saúde mental. Cuide da sua saúde física e intelectual.

Procure colocar mais momentos de alegria na sua vida. Encontre mais motivos para se sentir bem.

Encontre mais motivos para ser grato. Você sempre vai encontrar muitos motivos para agradecer. Seja grato pela vida que tem. Seja grato pelo seu mundo, mesmo que precise mudar alguma coisa nele. Seja grato pelas pessoas que lhe fazem bem. Seja grato pelas pessoas que não lhe fazem bem também. Você sempre pode aprender alguma coisa com elas.

Aprenda a praticar mais a empatia. Não no sentido de se colocar no lugar de outras pessoas, porque isso é impossível, mas no sentido de praticar mais a compreensão com as pessoas ao seu redor.

Aprenda a praticar mais a gentileza. Ser gentil com as pessoas não custa nada e faz o mundo ao seu redor ficar mais agradável e humano.

Aprenda a ser mais criterioso e a usar o bom senso, em relação à sua percepção de mundo, em relação à sua percepção da realidade, em relação à sua percepção das pessoas, em relação às suas crenças, que sejam crenças religiosas ou não.

Busque um propósito, um sentido, para a sua vida, e invista tempo e dedicação na construção desse propósito, que dê mais sentido para a sua vida.

Mas aprenda também a ter mais leveza na vida. Aprenda a ser mais flexível com o mundo, aprenda a ser mais flexível com a vida, aprenda a ser mais flexível com as pessoas, aprenda a ser mais flexível com você mesmo.

Aprenda também a aceitar o que não depende de você. Aprenda a aceitar o que você não pode mudar.

Você não pode mudar o mundo. Você não pode mudar as pessoas. Mas você pode mudar você mesmo. Você pode mudar o seu mundo.

O momento mais adequado para transformar a sua vida é agora. Os recursos
mais adequados para transformar a sua vida são os recursos que você já tem!

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário