Pensar ou não pensar – Eis a questão – Parte II

 

Clique aqui para ouvir o podcast.

Na postagem anterior, abordamos como tema, a importância do pensar e do refletir. Abordamos o pensamento como algo inerente ao ser humano, mas também o pensamento como algo estruturado, o pensamento e a reflexão como algo essencial para direcionar as nossas escolhas, o pensamento e a reflexão como algo essencial para direcionar as nossas decisões, o pensamento e a reflexão como algo essencial para direcionar as nossas atitudes. Principalmente, o pensamento e a reflexão como essenciais para que possamos produzir escolhas, decisões e atitudes saudáveis e equilibradas, no enfrentamento das adversidades e no enfrentamento das situações que a vida coloca no nosso caminho.

Todos concordamos que o pensamento é inerente ao ser humano, a reflexão nem sempre. Aliais, parece que o ato de refletir está sendo uma coisa cada vez menos praticada pelo ser humano. E infelizmente, diante de algumas escolhas, decisões e atitudes, que presenciamos frequentemente ou que acompanhamos cotidianamente pelos noticiários, podemos até supor que o simples ato de pensar, próprio do ser humano, também parece ser algo não praticado por muitas pessoas.

Mas, se o ato de pensar é algo próprio do ser humano, o ato de refletir deveria ser algo próprio do ser humano, por que temos essa percepção, de que a reflexão parece está fora de moda e que até o ato de pensar parece não ser praticado por tantos?

Não é uma questão que se pode  encontrar respostas simples, nem respostas que atenda à todas as situações, que atenda à todos os contextos.

É preciso perceber uma característica que também é própria do ser humano, e que deve estar sempre presente em qualquer tentativa de compreensão de qualquer comportamento humano.

Que característica é essa? É saber que o ser humano é um ser simbólico.

O que isso significa? O que significa o ser humano ser um Ser simbólico?

Significa que o ser humano é um ser de significado. Significa que o ser humano é um ser complexo. Significa que o ser humano recebe influências tanto internas quanto externas para a sua formação como um Ser.

O ser humano recebe influências internas provenientes da sua genética, provenientes da sua ancestralidade, provenientes da cultura do povo ao qual pertence, provenientes da cultura familiar, provenientes das experiências de vida. Todas essas influências contribuem para a sua formação como pessoa.

Todas essas influências contribuem também para a formação da sua forma de ser, contribuem para a formação da sua forma de existir, contribuem para a formação da sua forma de enxergar o mundo, contribuem para a formação da  sua forma de enxergar a vida, contribuem para a formação da sua forma de se enxergar no mundo, contribuem para a formação da sua forma de atuar no mundo.

E claro, a forma de ser, a forma de existir, a forma de enxergar o mundo, a forma de enxergar a vida, a forma de se enxergar no mundo, tem total influência para a formação das escolhas, para a formação das decisões, para a formação das atitudes, como também tem total influência para a formação dos pensamentos e tem total influência para a forma como a pessoa atua no mundo, a forma como a pessoa atua na vida.

Sendo assim, a forma como uma pessoa pensa e reflete o mundo, a forma como uma pessoa pensa e reflete a vida, a forma como uma pessoa pensa e reflete a si mesmo no mundo, tem a ver com a sua genética, tem a ver com a sua ancestralidade, tem a ver com a sua história de vida, tem a ver com as expectativas que essa pessoa tem da vida, tem a ver com a sua religião e a forma como essa pessoa vive a sua religiosidade, tem a ver com a forma como essa pessoa enxerga a vida e o mundo ao seu redor, tem a ver com as suas ideologias, e lógico, tudo isso tem total influência na forma como essa pessoa vive a vida, tem total influência nas escolhas e decisões dessa pessoa, tem total influência na forma como essa pessoa atua no mundo.

Talvez por isso, encontramos ou tomamos conhecimento de pessoas que, considerando as suas escolhas, considerando as suas decisões, principalmente considerando as suas atitudes, realmente parecem não saber o significado da palavra refletir, e em alguns casos parecem nem mesmo saberem o significado da palavra pensar.

E claro, acabam pagando um preço por isso. Muitas vezes um preço bem algo.

Até porque, de acordo com o título do tema de hoje, você pode pensar ou não pensar a respeito das suas escolhas, a respeito das suas decisões, a respeito das suas atitudes; você pode refletir ou não refletir a respeito das suas escolhas, a respeito das suas decisões, a respeito das suas atitudes. Mas você sempre, invariavelmente, vai pagar o preço pelas suas escolhas, você sempre vai pagar o preço pelas suas decisões, você sempre vai pagar o preço pelas suas atitudes.

Pensando ou não pensando, refletindo ou não refletindo, os resultados, as consequências, sempre são de acordo com as escolhas, sempre são de acordo com as decisões, sempre são de acordo com as atitudes.

Alguma vez você já pensou sobre isso?

Alguma vez você já refletiu sobre isso?

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário