Pensar ou não pensar – Eis a questão

 

Clique aqui para ouvir o podcast.  

Esse espaço, desde a sua concepção até os dias atuais, foi pensado como um espaço para trazer a tona temas que são relevantes para pensar a vida, para pensar o mundo ao redor,  para pensar o sentido da vida, sempre através de crônicas, pensamentos e reflexões, mas,  principalmente, esse espaço tem como objetivo principal, proporcionar oportunidade para reflexões sobre os temas apresentados. Não apenas ficar na escuta passiva das reflexões realizadas nessas apresentações, mas tornar essas reflexões ponto de partida para fazer as próprias reflexões. Trazer para a própria vida reflexões sobre os temas apresentados. Contextualizar as reflexões nas próprias experiencias de vida e usar essas reflexões para promover as mudanças que sejam necessárias para construir uma vida de qualidade.

Depois dessa introdução, podemos questionar:

O que é pensar? O que é refletir?

Pensar e refletir é a mesma coisa?

Sim e não. Na essência pensar e refletir pode ser visto como sendo a mesma coisa. Porém, fazendo uma reflexão, podemos perceber que pensar e refletir não é necessariamente a mesma coisa.

Pensar tem a ver com o processo pelo qual a consciência apreende um determinado conteúdo, interpreta esse conteúdo e procura dar um sentido para esse conteúdo.

Refletir é também isso. Processo pelo qual a consciência apreende um determinado conteúdo, interpreta esse conteúdo e procura dar um sentido para esse conteúdo. Mas não é só isso. Refletir implica em buscar conhecer. Refletir implica em construir conceitos. Refletir implica em buscar compreensão. Refletir implica em buscar respostas. Refletir implica em pensar alternativas. Refletir implica em analisar consequências.

Qual a importância da reflexão? Importância de refletir sobre a própria vida? Importância de refletir sobre o mundo ao redor? Importância de refletir sobre as escolhas feitas na vida? Importância de refletir sobre os caminhos seguidos na vida? Importância de refletir sobre as atitudes? Importância de refletir sobre as consequências das escolhas e das atitudes?

Enfim, além de apenas pensar, refletir ou não refletir – Eis a questão.

Temos procurado desenvolver o ato da reflexão diante das nossas escolhas e decisões?

Temos procurado desenvolver o ato da reflexão diante dos desafios e das provocações?

A vida coloca a todo instante, situações e exigências, que exigem constantemente um equilíbrio nas respostas que devemos dar para essas situações e exigências surgidas no caminho. A prática da reflexão deve ser sempre a base principal para essas respostas.

Por que a prática da reflexão nem sempre é fácil?

Porque pensar e refletir as vezes é difícil e as vezes é até doloroso.

Pensar, refletir, quase sempre exige esforço, quase sempre exige algum conhecimento, quase sempre exige conteúdo, quase sempre exige capacidade de raciocínio, quase sempre exige capacidade de análise, quase sempre exige capacidade de interpretação, quase sempre exige capacidade de compreensão, e sempre, sempre, exige o conhecimento e a compreensão de si mesmo.

Talvez esse seja o principal ponto que torna o ato de pensar, o ato de refletir, em algo difícil e doloroso. Porque o pensar e o refletir implica em, necessariamente, pensar e refletir primeiro a si mesmo. Pensar e refletir primeiro as próprias palavras. Pensar e refletir primeiro as próprias escolhas. Pensar e refletir primeiro as próprias decisões. Pensar e refletir primeiro as próprias atitudes.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário