Hábitos que promovem o bem-estar e a satisfação

 

Clique aqui para ouvir o podcast  

Início de ano, quase que invariavelmente, costumamos pensar, costumamos planejar, em novas atividades, novas atitudes, que possam contribuir para o atingimento de velhos e novos sonhos, que possam contribuir para o atingimento de velhos e novos projetos.

É a decisão de começar a praticar um novo esporte, ou pelo menos, a decisão de colocar alguma atividade física na nossa programação.

É a decisão de começar a praticar uma alimentação mais saudável.

É a decisão de iniciar um novo curso.

É a decisão de aprender a tocar um instrumento musical.

Muitas vezes, esses pensamentos e planejamentos não sobrevivem aos primeiros dias do novo ano, quando nos deixamos levar pelos velhos hábitos e velhas maneiras de viver o dia-a-dia, ficando esses pensamentos e planejamentos apenas como delírios de finais de ano, mas nunca levados a sério, nunca tornados realidade.

Porém, existem algumas mudanças na nossa forma de agir que podem contribuir, se não para a total realização dos sonhos e projetos de finais de ano, mas, pelo menos, podem contribuir para promover mais bem-estar e mais satisfação nas nossas vidas.

Primeiro, já que estamos falando em sonhos e projetos, procure transformar esses sonhos e projetos em metas a serem atingidas. Procure pensar e definir metas que valham a pena e dedique tempo e esforço para conquista-las. Procure definir metas que tragam algum grau de desafio, mas também que estejam dentro da sua realidade, que estejam dentro das suas possibilidades, metas que, com esforço e dedicação você possa realmente chegar lá.

Depois, é preciso se livrar das coisas que lhe fazem mal. É preciso se livrar das coisas que só atrapalham e atrasam a sua vida. É preciso se livrar dos pensamentos negativos. É preciso se livrar das atitudes negativas.

Na sequência, preste mais atenção nas coisas que são mais importantes para você, dedique mais tempo e mais cuidados na manutenção de tudo o que lhe faz bem.  

Em seguida, procure transformar em hábitos atitudes que contribuem para o seu bem-estar e para a sua satisfação em viver.

Por exemplo:

Procure sempre utilizar palavras positivas.

Procure sempre cultivar pensamentos positivos.

Procure sempre ter atitudes positivas.

Procure ler textos positivos. Ler textos que lhe inspirem a buscar a conquista das suas metas. Ler textos que contribuam para desenvolver os seus conhecimentos a respeito da construção das suas metas.

Isso pode não ser suficiente para construir a vida que você sonhou para você, mas pode ter certeza que isso irá contribuir para a promoção de uma vida de mais bem-estar e de mais satisfação.

Mas lembre-se que a inspiração é apenas o início do processo. É preciso suar. É preciso desenvolver as habilidades necessárias para ter as atitudes necessárias para a realização das suas metas. É preciso buscar as atitudes necessárias para a construção das suas metas.

Procure dedicar mais tempo para fazer as coisas que você gosta. Dedicar mais tempos para fazer as coisas que lhe fazem bem.

Procure também vivenciar novas experiências sempre que possível.

E entre os hábitos que contribuem para promover o bem-estar e a satisfação, tem alguns que são totalmente indispensáveis.

Como por exemplo:

Aprender a praticar mais a resiliência.

Aprender a praticar mais o equilíbrio emocional.

Aprender a praticar mais a gentileza.

Aprender a praticar mais a empatia.

Aprender a praticar mais a gratidão.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário