A competência
emocional e o marketing pessoal estão intimamente relacionados. Uma pessoa que não
disponha de recursos pessoais como: capacidade de comunicação, equilíbrio no relacionamento
interpessoal e estabilidade emocional, dificilmente conseguirá estabelecer
relacionamentos interpessoais saudáveis. Todos estes fatores comportamentais
citados estão relacionados à inteligência emocional.
O
marketing pessoal é a estratégia que você adota para causar uma boa impressão:
as roupas que veste, o discurso durante os diálogos, o penteado, a barba bem feita,
o cabelo bem lavado, as unhas cortadas (ou pintadas), Etc.
Saber
controlar suas emoções está diretamente ligado ao sucesso de seu marketing
pessoal. Esse controle emocional é fruto do aprendizado, da paciência, da
determinação, e está diretamente relacionado com a construção do poder pessoal.
Também no ambiente
organizacional, os conceitos de inteligência, de poder pessoal e de competência profissional vêm sofrendo grandes mudanças
nos últimos anos. Há pouco tempo atrás, as organizações avaliavam seus
funcionários buscando principalmente descobrir suas competências técnicas e o
QI, quociente de inteligência. Eram critérios objetivos, e serviam de base para
contratações, promoções e dispensas. No entanto, a realidade das organizações
tem demonstrado, cada vez mais claramente, que estes critérios estão superados
e que os comportamentos relacionados à inteligência
emocional são os grandes responsáveis pelo sucesso e o desempenho
superior dos profissionais.
Segundo o
consultor organizacional Mario Persona, "Marketing pessoal é um conjunto
de ações que ajudam uma pessoa a obter maior sucesso em sua vida pessoal, nos
relacionamentos e no trabalho. É uma forma de você agregar valor a si mesmo por
meio de uma observação sistemática do ambiente onde você atua, das expectativas
que as pessoas têm de você e da melhor maneira de atender a essas expectativas
com um comportamento adequado."
Para o
psicólogo americano Daniel Goleman, em seu primeiro livro "Inteligência
Emocional" (1995), o sucesso de uma pessoa depende de seu QE, ou quociente
emocional, e não de seu QI, quociente de inteligência.
Goleman,
que criou o conceito de inteligência emocional, diz que o QE, quociente
emocional, se traduz em atributos como: confiança; auto-motivação; empatia;
capacidade de aprender sozinho e relacionamento interpessoal.
Segundo
especialistas em recursos humanos, as três competências básicas que as empresas
mais procuram em seus funcionários são: Habilidade de comunicação;
Relacionamento interpessoal; Iniciativa. Características ligadas à Competência
Emocional.
De
acordo com especialistas comportamentais e com profissionais experientes na
gestão e na liderança de pessoas, as competências comportamentais dizem
respeito, principalmente, à inteligência emocional, que fornece o equilíbrio
necessário para o enfrentamento das diversas situações e adversidades
enfrentadas no cotidiano, que sejam no âmbito pessoal, que sejam no âmbito
profissional.
Fazendo
uma ligação do marketing pessoal com a inteligência emocional, percebe-se claramente
que, para obter sucesso na carreira, é necessário estar constantemente
desenvolvendo a inteligência emocional.
Pessoas
com alto índice de QE passam confiança e tranquilidade no ambiente de trabalho.
São pessoas mais felizes e mais motivadas. Por isto transmitem maior segurança
e motivação a todos que convivem com ela.
Portanto,
certifique-se de estar constantemente desenvolvendo sua inteligência emocional,
pois ela será um dos pilares do marketing pessoal que impulsionará sua
carreira.
Desenvolver
a inteligência emocional implica em aprender a conhecer as próprias emoções,
para assim poder gerenciá-las, aprendendo a ter atitudes mais equilibradas e
mais assertivas diante dos desafios e adversidades, e, principalmente, diante
da relação com o outro.
Um abraço e até a
próxima publicação.
Gilson
Tavares
Psicanalista
Clínico e Especialista em Gestão de Pessoas
Olá Gilson!
ResponderExcluirMuito bom o artigo, chamar a atenção da população para o fato de que suas emoções não são importante "apenas" em suas vidas pessoais, mas também na profissional é uma das maneiras de ajudá-las a voltar para o "sensível" que e´tão fundamental ao ser humano.
Abraço
Ótimo texto, Gilson. Parabéns!
ResponderExcluirRealmente o QE rege os relacionamentos interpessoais e afeta diretamente o marketing pessoal.
Um abraço.
Olá Gilson
ResponderExcluirgostei do artigo
parabéns.
Um abraço