Minicurso Online Gestão de Pessoas QVT e Motivação-V2

Seja muito bem vindo ao Minicurso Online Gestão de Pessoas, Qualidade de Vida no Trabalho e Motivação.


Minicurso consta de: 
Vídeo aulas com apresentação dos conteúdos;
Ebook com texto complementar para aprofundamento dos conteúdos abordados;
Links para vídeos e artigos relacionados aos conteúdos abordados;
Tira dúvidas;
Participação em fórum de discussão;
Atividades de acompanhamento dos conteúdos abordados.
Acompanhamento individualizado e personalizado.

Acesso enquanto a versão do curso for a atual ou até 30 dias após o lançamento de uma nova versão.


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Certificado de de 20 horas.
Critérios para obtenção do certificado:
Assistir as vídeo aulas;
Lê o Ebook com texto complementar;
Mínimo de três participações no fórum de discussão, uma em cada tópico proposto;
Realizar Atividades de acompanhamento,obtendo um mínimo de 7 pontos na avaliação.

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ESTRUTURA DO CURSO:



Apresentação

Gestão de Pessoas

Recursos Humanos X Gestão com pessoas

A pessoa na organização

Treinamento e Desenvolvimento

Clima Organizacional

Motivação e Sentido

Qualidade de Vida no Trabalho

Liderança e Trabalho em Equipe

Inteligência Emocional no Ambiente Profissional

Encerramento



Tira dúvidas: tiraduvidas@gilsontavares.com



RESUMO:

As organizações são feitas de pessoas e são elas, as pessoas, que determinam os destinos das organizações. A qualidade no atendimento, buscando a excelência e a satisfação do cliente, interno e externo, pode ser considerado o pilar principal para a criação do clima organizacional ideal e para a otimização da relação com o cliente e com a sociedade onde a organização estiver inserida.

Este curso tem como objetivo principal buscar a compreensão sobre a importância da Gestão de Pessoas, da Qualidade de Vida no Trabalho e da Motivação para a criação e manutenção de um ambiente de trabalho saudável e para harmonização e humanização do ambiente de trabalho.

Para melhor compreensão da importância do tema abordado, na sequência do curso veremos um pouco da evolução na forma de tratar os recursos humanos; faremos uma analogia entre recursos humanos e gestão de pessoas; veremos a pessoa na organização, como um ser que pensa, que sente e que tem necessidades e sentimentos; veremos a diferença entre treinamento e desenvolvimento, como também a importância de ambas; veremos a importância da criação de um clima organizacional saudável, que contribua para a construção da qualidade de vida no trabalho e veremos também a importância da liderança e da inteligência emocional na construção do clima organizacional que contribua para o bem estar do ambiente de trabalho
 
 
APRESENTAÇÃO:




MÓDULOS:



I - Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas, com a sua importância para a organização e para o alinhamento da equipe com os objetivos e missão da organização.




II - Recursos Humanos X Gestão com pessoas

Uma analogia entre recursos humanos versus gestão de pessoas, demonstrando a atuação de ambas na organização e demonstrando como a valorização das pessoas pode contribuir para que as empresas tenham equipes engajadas com a sua missão e visão.  




III - A pessoa na organização

Uma reflexão sobre o indivíduo na organização, como um Ser ao mesmo tempo genérico, por fazer parte de uma espécie e de uma categoria profissional, e também um Ser único, pela sua condição subjetiva, com suas opiniões, necessidades, sentimentos e emoções.


 



IV - Treinamento e Desenvolvimento

A importância do Treinamento e do Desenvolvimento do funcionário, para a obtenção dos resultados esperados pela empresa.

Esclarecimento sobre as diferenças existentes entre o Treinamento e o Desenvolvimento de pessoas, com os seus referentes objetivos e importância para a visão integral do funcionário, como colaborador e como ser humano.




V - Clima Organizacional

A importância do clima organizacional saudável para a obtenção de resultados, para o cumprimento da missão da organização e para a qualidade de vida no ambiente de trabalho.







 
VI - Motivação e Sentido

Apresentação dos principais fatores motivacionais, da importância da automotivação e autoliderança, além da necessidade de se encontrar sentido naquilo que se faz para poder fazer o seu melhor.



 
VII - Qualidade de Vida no Trabalho

Importância da Qualidade de Vida no Trabalho para a criação do clima organizacional, para a motivação, para a satisfação do funcionário e para a busca da eficiência e eficácia da organização, como também os principais fatores que contribuem para a Qualidade de Vida no Trabalho.



VIII - Liderança e Trabalho em Equipe

Importância da transformação de grupos de trabalho em equipes engajadas com os objetivos e a missão da organização. Importância de encontrar formas de transformar as pessoas não apenas em colaboradores engajados com a razão de ser da organização, mas em parceiros, que encontrem razões para serem e fazerem uma única equipe, com um único objetivo, construindo um ambiente laboral onde haja harmonia e colaboração.



IX - Inteligência Emocional no Ambiente Profissional

Importância da Inteligência Emocional para a construção do ambiente de trabalho saudável, equilibrado e que contribua para a realização dos objetivos organizacionais e individuais dos membros da equipe.



X - Conclusão
Confirmação da importância das pessoas para que a organização consiga realizar a sua missão e objetivos.






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Lembrando que, conforme orientação anterior, você precisará fazer pelo menos uma participação em cada um dos tópicos publicados.(três tópicos)
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Bons estudos,

Gilson Tavares
Psicanalista Clínico
Psicanalista Organizacional
Administrador
Especialista em Gestão de Pessoas
Professor Universitário
Palestrante Motivacional e Comportamental



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