A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

 

Na concepção de Vygotsky, educador russo do início do século XX, todo ser humano se constitui um “ser” pelas relações que estabelece com os outros seres humanos. E, talvez, o maior desafio no relacionamento com o outro não seja a compreensão do outro, mas a compreensão de si mesmo.Gosto muito desse texto nos escritos de Vygotsky, por mostrar a importância da qualidade da relação com o outro na construção das relações humanas. 

O “OUTRO”, são todas as pessoas que não fazem parte do meu “EU” e que contribuem na construção do SER que eu sou, pela maneira de se relacionar comigo. Deixando claro a influência desse OUTRO na formação do SER que EU sou. Mas, é também necessário que “EU” sou o “OUTRO” do “OUTRO”, e que também tenho influência na construção desse “OUTRO”. 

Portanto, quando falamos de relações interpessoais, se faz necessário a compreensão de que todos somos implicados na qualidade dessas relações, sejam elas familiares, sociais, conjugais, amorosas, etc. e que todos temos também a responsabilidade nessa construção. 

Essencial é o cuidado na comunicação com o outro, pois, com frequência, o modo como dizemos as coisas transmite mais informação emocional do que o que estamos dizendo. A palavra é apenas parte da mensagem que enviamos ao outro – a forma como falamos, a entonação da voz, a gesticulação e a linguagem corporal dizem mais sobre o que estamos querendo dizer do que o que realmente dizemos vocalmente. 

Segundo a Programação Neurolinguística (PNL), 7% é o que falamos, 38% é a maneira como falamos, 55% é linguagem corporal, expressões, postura, posto que consciente ou inconscientemente, vivemos a passar mensagens e o mundo nos dá respostas à essas mensagens. 

Mesmo com todos os cuidados na relação com o outro, os conflitos muitas vezes são inevitáveis, visto que somos, cada um de nós, um mundo em particular, com gostos, pensamentos, sentimentos, desejos e opiniões próprias. Mas, o conflito é uma mensagem que quando compreendida, pode provocar grandes mudanças, na relação intrapessoal e na relação interpessoal. 

A Inteligência Emocional, que podemos conceituar com poucas palavras como senda a busca do equilíbrio emocional, diante dos desafios e das exigências que a vida nos coloca à todo momento, podemos também resumir a sua essência como sendo a relação com o outro.
E sendo assim, podemos praticar alguns hábitos que contribuirão para o desenvolvimento da nossa Inteligência Emocional e para viver melhor com as pessoas ao nosso redor:
1.  Ser natural na sua forma de agir;
2. Ter respeito e consideração pelas pessoas;
3. Ser bem-humorado;
4. Ser otimista;
5. Ser um bom ouvinte;
6. Procurar compreender as razões do outro;
7. Sorrir e humanizar o que tem a dizer as pessoas;
Um abraço e até a próxima publicação.
Gilson Tavares
Psicanalista Clínico e Organizacional
Consultor em Gestão Comportamental
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário