DESEMPREGO EM ALTA – HORA DE CRIATIVIDADE E MOTIVAÇÃO

 

Não é novidade para ninguém e certamente, de alguma forma, todos sentimos a presença da crise política, moral e econômica que se espalha pelo país, levando todos os setores da sociedade a se adequarem à nova realidade.

Entre as consequências dessa crise agrava-se também o desemprego. De acordo com dados do IBGE, o Brasil encerrou 2016 com número recorde de mais de 12 milhões de pessoas sem trabalho e com um desemprego de 12 por cento, num claro reflexo da crise econômica no país.

Os noticiários e os pessimistas de plantão fazem questão de mostrarem exemplos de histórias de fracassos, de turbulências e de dificuldades no cenário nacional, tanto no mundo dos negócios quanto no mercado de trabalho.

E diante desse cenário, o que fazer?

Ficar esperando que a crise ou o desemprego bata à nossa porta? Se já fomos atingidos pelos tentáculos da crise, vamos ficar esperando ser engolidos? Ou vamos sentar e esperar que alguém nos socorra; que a situação mude ou que algo aconteça e nós sejamos salvos?

Diante de uma tempestade, o capitão do navio não fica esperando e torcendo para que a tempestade passo ao lado e não atinja o seu navio. Ele toma providências, se prepara para enfrentar a tempestade e usa os recursos de que dispõe para fortalecer o navio e não deixar que a tempestade lhe cause danos.

Assim também devemos ser. Afinal, somos nós os capitães das nossas vidas e devemos sempre buscar formas de enfrentar as tempestades que surgirem no nosso caminho.

Certo. As palavras são bonitas, mas, e a crise no País? O que fazer para enfrenta-la?

Não estou dizendo que é fácil. Mas, se existe algo que possamos, e que até devemos fazer, para enfrentar qualquer crise, esse algo sempre passará pela nossa criatividade e motivação.

Criatividade para desenvolver as nossas habilidades e as nossas competências; para utilizar as nossas experiências adquiridas ao longo da vida e a nossa imaginação para encontrar formas de enfrentar a crise.

E se fracassarmos?

Claro que podemos fracassar. Afinal, o fracasso também faz parte do sucesso. Não existe uma história de sucesso que não tenha batalhas perdidas no seu caminho.

Antes de vermos os fracassos como um motivo para desistir, devemos encontrar neles motivação para continuar em frente, para fazer diferente da próxima vez. Afinal, é para isso que os fracassos servem. Para aprendermos com eles.

Exatamente por isso que a segunda palavra usada para enfrentar qualquer crise é a motivação. Enquanto houver motivação para continuar, haverá a possibilidade de vitória. Só seremos realmente derrotados quando desistimos de lutar.

Descubra seus potenciais; desenvolva as suas habilidades; se qualifique sempre.

Cabeça erguida e olhar no futuro. Você pode e você consegue.

Um abraço e até a próxima publicação.
Gilson Tavares
Psicanalista Clínico e Organizacional
Consultor em Gestão Comportamental
Palestrante Comportamental e Motivacional
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário