TEMPESTADE CHEGANDO? O QUE FAZER?

 


Atualmente, não tem um assunto mais presente em todas as mídias, principalmente nas mídias tidas como os veículos de informação de massa, do que a famigerada crise econômica. Crise real ou crise fabricada pelos adeptos do “quanto pior melhor”, o fato é que nuvens negras formam-se e ameaçam com seus raios e trovões em forma de infração, demissões e queda de produtividade.
Toda essa movimentação econômica no País, iniciada pela crise política que se instalou e parece não ter prazo para terminar, já pode ser sentida no nosso bolso, já obriga empresas e instituições a realinharem as suas operações e deixa o cidadão cada vez mais apreensivo, diante das incertezas que o futuro parece configurar.
E o que fazer diante desse cenário? Engrossar a fileira dos pessimistas de plantão? Encontrar um culpado pela situação e apontar um salvador da pátria? Esperar uma solução indicada por forças superiores ou sobrenaturais?
Ora. Se uma tempestade se aproxima, a atitude mais sensata e inteligente é fazer uma análise da situação, identificando em que a tempestade pode nos afetar e nos prepararmos para enfrenta-la. Se já está nos afetando, então é hora de tomar medidas para que os estragos sejam os menores possíveis, buscar caminhos para reparar os estragos sofridos e identificar os pontos fortes que tem à disposição para enfrentar e superar os desafios impostos pela tempestade.
É sempre bom lembrar que são os desafios que fazem surgir a criatividade, a perseverança e o empenho, na busca de soluções.
De qualquer forma, o primeiro desafio à ser enfrentado é parar de culpar algo ou alguém e assumir a responsabilidade pela construção do próprio caminho, comprometendo-se consigo mesmo; mudar o foco também é essencial – parar de enfatizar os problemas e gastar as energias na busca das soluções; parar de cobrar que as mudanças sejam feitas pelos outros e fazer a nossa parte; parar de olhar para o próprio umbigo e se perguntar o que pode fazer para mudar para melhor a vida de alguém.
Parece que um caminho eficaz para desenvolver a autoestima e para construir a autorealização é pensar menos em si próprio e contribuir mais para o outro.
Seja qual for a mudança que precisa acontecer, ela precisa acontecer primeiro em mim mesmo. Só assim posso esperar que você também mude. Sobretudo, precisamos aprender a praticar mais a gentileza, a empatia, a compaixão, a ética, o respeito, o perdão. E isso não só em relação ao próximo, mas em relação a nós mesmos também.
Podemos mudar o mundo, mas a mudança tem que começar em nós mesmos. Faça a sua parte.

  
Um abraço e até a próxima publicação.
Gilson Tavares
Psicanalista Clínico e Organizacional
Consultor em Gestão Comportamental
Palestrante Comportamental e Motivacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário