As empresas são feitas de
pessoas, e são elas, as pessoas, que determinam o sucesso ou o fracasso do
negócio.
O fator humano tem sido
reconhecido como um fator fundamental para as organizações e atualmente é
citado como um de seus ativos mais importantes.
As pessoas constituem o
principal ativo da organização. Esse é o principal paradigma adotado pelas
organizações que pretendam não apenas se manterem no mercado, mas crescer,
prosperar e tornar-se referência na sua área de atuação. Dizem os
especialistas.
Encontrar formas de transformar
as pessoas não apenas em colaboradores engajados com a razão de ser da
organização, mas em parceiros, que encontrem razões para serem e fazerem uma
única equipe, com um único objetivo, deve ser um desafio constante dos gestores
que pretendam construir um ambiente laboral onde haja harmonia e colaboração. E
consequentemente, resultados.
Esse é o desafio de uma nova
visão, colocando o ser humano como peça fundamental, transformando-o em
parceiro, essencial para o sucesso da organização.
Tenho certeza que você já
sabe de tudo isso. Como sabe também que é só com funcionário motivado e
engajado que se vai gerar um cliente satisfeito;
Que administrar uma
organização, mais do que gerenciar processos é gerenciar pessoas. É ter uma
visão holística da organização, é proporcionar para que todos os membros da
organização conheçam a sua importância como partícula formadora desse sistema;
Que tudo que uma organização
é capaz de realizar depende, em última análise, das pessoas com que conta;
Que são as pessoas
que fazem a diferença.
E é por isso que investir em
Treinamento e Desenvolvimento como estratégia para formar equipes competentes é
o melhor caminho para construir o sucesso da sua empresa.
O Treinamento é focado no
presente e no cargo ou função. Já o Desenvolvimento visa o Crescimento Pessoal
e Profissional; o Desenvolvimento de Habilidades e Competências.
Os programas de
desenvolvimento de pessoal visam ao aprimoramento do relacionamento dentro da
organização e ao desenvolvimento integral do profissional.
Desenvolver pessoas não é
apenas dar-lhes informações para que elas aprendam novos conhecimentos e
habilidades, tornando-se mais eficientes naquilo que fazem. É, sobretudo,
dar-lhes a formação básica para que aprendam novas atitudes, novas soluções,
novas ideias, novos conceitos e que modifiquem seus hábitos e comportamentos e
se tornem mais eficazes naquilo que fazem.
Há uma grande relação entre
a vida dos indivíduos e os resultados das organizações, portanto, são duas
realidades que devem ser levadas em consideração dentro do planejamento
estratégico das empresas.
E
de quem é a responsabilidade de investir no desenvolvimento do funcionário? A
empresa ou o próprio funcionário?
Vou responder com outra
pergunta:
Quem
se beneficia com o desenvolvimento do profissional?
A empresa e o profissional.
Ambos saem ganhando.
A empresa por ter um
funcionário mais eficiente, que contribua mais para a realização da missão da
empresa, e o funcionário, que tornando-se mais eficiente no que faz, passa
também a ser mais valorizado na empresa e no mercado de trabalho, o que acaba
contribuindo para a sua melhoria de
qualidade de vida não apenas na empresa mas na sua vida pessoal também.
Sendo assim, não há a menor
dúvida que o primeiro passo para a construção da realização pessoal e
profissional seja a busca do desenvolvimento, não apenas o desenvolvimento
profissional, construindo novos conhecimentos, mas também o desenvolvimento pessoal,
buscando adquirir novos hábitos e atitudes, desenvolvendo comportamentos e
atitudes equilibradas e alinhadas com os objetivos de vida.
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