Cidadania, Ética e Responsabilidade Social Individual

 
Cidadania é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. Exercer a cidadania é usufruir de seus direitos e também cumprir com os seus deveres.
Ética está relacionada à forma como conduzimos as nossas atitudes, principalmente aos valores que conduzem os nossos atos, como por exemplo: honestidade;  integridade; respeito ao outro; respeito ao bem comum; respeito aos costumes, normas e Leis; respeito à opinião do outro,etc.
No exercício da cidadania, vivemos e expressamos a nossa conduta ética.
Responsabilidade Social Individual está ligada à noção de compromisso. Ter responsabilidade social é exercer a cidadania e cuidar para que todos tenham também a oportunidade de exercê-la.
Exercer a cidadania é também conhecer e exercer o conceito de Responsabilidade social Individual.
A responsabilidade social individual inclui o engajamento de cada pessoa em relação à comunidade onde vive. Essa responsabilidade se expressa no interesse pelo que acontece na comunidade e na participação ativa na resolução dos problemas da comunidade.
Ter responsabilidade social implica eliminar o comportamento desonesto, irresponsável ou antiético, que pode trazer prejuízos para a comunidade, para o país ou para o ambiente.
Se envolver de forma apaixonada em um movimento de massa, assumindo uma condição de defensor incondicional e inconsequente de alguma ideologia, seja qual for a bandeira levantada por esse movimento, está muito mais próximo do fanatismo do que da cidadania, e mais distante ainda da responsabilidade social.
Como a responsabilidade individual implica no exercício da cidadania de forma responsável e ética, torna-se necessário a reflexão a respeito dos fatos e das consequências das escolhas e atitudes, não considerando apenas interesses, ideologias ou frustrações pessoais.
De acordo com o Talmude – livro sagrado dos Judeus Nós não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos”. Ou seja, as pessoas não se comportam de acordo com a realidade externa, mas de acordo com a realidade percebida.
Essa percepção só confirma a grande necessidade, infelizmente negligenciada, da busca do autoconhecimento. Quanto mais autoconhecimento nós vamos adquirindo, mais a nossa visão de mundo se expande.
O autoconhecimento nos torna mais humanos; mais solidários; mais amorosos; mais gentis; mais desapegados, principalmente das nossas paixões egoístas e também nos torna mais compassivos, procurando entender e aceitar o outro e a opinião do outro.
Muitas vezes, queremos mudar o mundo, quando na verdade só precisamos mudar a nós mesmos.
Somos livres para fazermos as nossas escolhas, mas nos tornamos escravos delas.
E, muitas vezes, as nossas escolhas, não impactam apenas a nossa vida, mas também a vida de pessoas ao nosso redor. Afinal, não vivemos em isolamento, mas em sociedade.
Assim, devemos sempre nos perguntar:
Como as minhas atitudes podem impactar a minha vida e a vida da minha comunidade? Para melhor ou para pior?
Tenho considerado o bem comum, para conduzir as minhas atitudes? Ou apenas os meus interesses e ideologias conduzem as minhas atitudes?
Tenho noção de como as minhas atitudes podem contribuir para construir o mundo ao meu redor?
Cidadania, Ética e Responsabilidade Social Individual é principalmente considerar também o bem-estar do outro, as necessidades do outro e a vida do outro.
Na política: Quando uma pessoa é eleita para um cargo público, a sociedade deposita nela confiança, e espera que ela cumpra um padrão ético. Assim, essa pessoa deve estar ao nível dessa confiança e exercer a sua função seguindo determinados valores, princípios, ideais e regras. Deve assumir o compromisso de promover a igualdade social, de lutar para a criação de empregos, de desenvolver a cidadania e de robustecer a democracia. Para isso ele deve estar preparado para pôr em prática políticas que beneficiem o país e a comunidade no âmbito social, econômico e político.
Fonte: https://www.significados.com.br/etica/
Formador de opinião: Formador de opinião é uma pessoa que tem a capacidade de influenciar e modificar a opinião de outras pessoas nos campos político, social, moral, cultural, econômico, esportivo, alimentar, etc. As opiniões podem pertencer a grandes grupos do pensamento humano, como opção religiosa, tendência política, comportamento sexual, torcidas esportivas, preferências pessoais, etc. Sendo assim, pela importância do formador de opinião na sociedade, o formador de opinião dever sempre procurar ser uma pessoa ética e criteriosa na sua atuação, pois, caso contrário, as suas opiniões e ideologia pessoais podem influenciar de forma danosa à pessoas menos esclarecidas.
Na vida em sociedade: A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. A ética está relacionada com a reflexão sobre os princípios e argumentos que fundamentam as nossas ações, ou seja, permite-nos ponderar sobre a causa ou o motivo para agir de determinada maneira. Assim, a ética ajuda-nos a distinguir o bem do mal, levando-nos a refletir sobre questões muito pertinentes, tais como: porque faço isto e não aquilo? Qual o motivo que tenho para agir assim?
Fonte:http://www.epmcelp.edu.mz/index.php/na-ponta-da-lingua/703-a-importancia-da-etica-na-vida-humana
Um abraço e até a próxima publicação.
Gilson Tavares
Psicanalista Clínico e Organizacional
Consultor em Gestão Comportamental
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário