Feliz Natal e Feliz Ano Novo – Como tornar isso possível?

 

A frase que todos temos na ponta da língua, com a proximidade do final de ano, para todas as pessoas com quem mantemos algum contato, é de forma imediata e quase que obrigatoriamente o “Feliz Natal e Feliz Ano Novo”.

Que impacto essa troca de energia, motivada pelo temo conhecido como “Magia do Natal” tem no humor e na autoestima das pessoas?

Num primeiro momento, podemos pensar que essa troca de desejos contribuem para a criação de um clima de mais harmonia, mais alegria e mais esperança para as pessoas. E isso é verdade, as palavras têm um poder muito grande, tanto para contribuir de forma negativa quanto para contribuir de forma positiva, no humor, nas emoções e no impulso das ações das pessoas.

Mas, apenas o fato de desejarmos o bem e de outros nos desejarem o bem, é suficiente para que realmente o bem aconteça?

Sim e Não.

Não se nos fixarmos apenas nas palavras. Se as usamos de forma vazia e fria; automática e sem nenhum sentimento ou emoção. Razão que leva algumas pessoas até a classificarem esses desejos como simples formalidade e ás vezes até como falsidade.

Mas sim, se colocamos calor, alegria e emoção no que falamos. Sim se desejamos de coração que o melhor aconteça para as pessoas, que elas realmente sejam felizes.

Quando deixamos que as pessoas percebam que temos afeto por elas, que lhes desejamos o bem, isso contribui, até de forma inconsciente, para que elas se sintam importantes e respeitadas, e isso tem uma grande relevância para a construção da forma como elas se enxergam no mundo, da sua importância para o mundo, contribuindo de forma positiva para a condução das suas ações e atitudes no mundo, inclusive sendo decisivo para a forma como elas direcionam as suas decisões e ações diante dos desafios e desencontros que a vida colocar no seu caminho.

Então, não economize calor nem alegria, para desejar o bem para as pessoas que você ama e que lhe são importantes.

Da minha parte, desejo realmente um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo para todos.

Que aprendamos a prestar mais atenção nas nossas atitudes, porque são elas que constroem a nossa vida e o nosso mundo.

Que nossas decisões e nossas ações possam contribuir para a construção de um mundo melhor para todos

Um abraço e até a próxima publicação.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Consultor em Gestão Comportamental

Nenhum comentário:

Postar um comentário