A Compulsão os Pensamentos Obsessivos e a Impulsividade

 

Você sabe o que são compulsões?

Você sabe o que são pensamentos obsessivos?

Você sabe qual a relação entre pensamentos obsessivos e a impulsividade?

Você sabe como lidar com os pensamentos obsessivos?

As atitudes impulsivas e as atitudes compulsivas são muito semelhantes, porém, têm razões e apelos psíquicos bastante diferentes.

As atitudes impulsivas são aquelas praticadas sem nenhum planejamento, quando se age sem pensar. Geralmente como reação à alguma provocação – que seja como resposta à uma agressão, que seja como uma compra impulsiva, para aproveitar uma promoção, mesmo não precisando do objeto comprado, que seja como resposta à uma situação sem pensar nas consequências. 

Compulsões são atitudes que desenvolvemos e que são provocadoras de sofrimentos, prejuízos, vergonha, arrependimentos - mas que não temos controle sobre elas. As executamos, por mais que não queiramos fazer isso.

As compulsões funcionam como uma espécie de alívio para a ansiedade ou pelo menos funcionam como uma tentativa de se livrar da angústia gerada pela ansiedade e pelos pensamentos obsessivos.

Pensamentos obsessivos são pensamentos invasivos, repetitivos, que causam algum grau de angústia, e que temos muita dificuldade de nos livrarmos deles.

Já as compulsões são comportamentos repetitivos, frequentes, excessivos, descontrolados e que têm a função de aliviar a ansiedade gerada pelos pensamentos obsessivos.

O maior problema é que, depois do breve alívio gerado pelo comportamento compulsivo, geralmente surge a angústia, por não ter resistido aos impulsos e aos pensamentos obsessivos.

Surgindo assim também os sentimentos de culpa, sentimentos de frustração, sentimentos de arrependimento e sentimentos de vergonha.

Os comportamentos compulsivos provocam consequências físicas, consequências psicológicas, consequências sociais, consequências financeiras, fuga do convívio social, afastamento do trabalho, dificuldades de relacionamentos, entre outros prejuízos.

Como exemplo de comportamentos compulsivos, podemos citar o jogo compulsivo, o comer compulsivo, o sexo compulsivo, a compra compulsiva, atividades físicas compulsivas, o uso compulsivo do computador ou do celular, o trabalhar compulsivo, a tricotilomania – que leva a pessoa a arrancar os próprios cabelos da cabeça, a cleptomania – que leva a pessoa a praticar atos de furtos de objetos, o TOC – que é o Transtorno Obsessivo Compulsivo, que acontece quando os pensamentos obsessivos e os comportamentos obsessivos já atingiram níveis que tornam a vida da pessoa uma luta constante contra esses pensamentos e esses comportamentos, causando grandes prejuízos em todas as áreas da sua vida.

Os portadores de comportamentos compulsivos podem tornar-se dependentes dessas atitudes, que passam a ocupar um espaço importante no cotidiano de suas vidas e muitas vezes, esses comportamentos acabam levando essas pessoas ao envolvimento com o uso de drogas, na tentativa de aliviar o seu sofrimento.

Vencer as compulsões não é algo fácil e exige muito esforço por parte daqueles que sofrem com esse mal, e que, se não tratado, pode tornar a vida do seu portador bastante difícil e trazer como consequência o surgimento de outros males, como por exemplo, a depressão.

Geralmente, faz-se necessário a procura de um profissional capacitado, que possa ajudar o indivíduo a lidar com esse problema.

Para lidar com as compulsões, além do uso de medicamentos que aliviam a ansiedade, nos casos mais graves, faz-se necessário também a busca de terapia comportamental, para que seja identificado as causas e os gatilhos que geram os pensamentos e os comportamentos compulsivos, e que haja mudanças de pensamentos e de atitudes, no sentido de aprender a lidar de forma mais saudável com as causas dos sentimentos que levam à compulsão, principalmente no sentido de aprender a lidar com a ansiedade.

Muitas vezes, é impossível evitar as situações que levam aos sentimentos de ansiedade, e que têm uma influência direta nos comportamentos compulsivos, mas, se não se pode evitar essas situações, pode-se mudar a forma como se enxerga e a forma como se enfrenta essas situações, mudando assim os sentimentos em relação à essas situações.

E essa deve ser a principal função de uma terapia, em relação aos pensamentos e aos comportamentos obsessivos, seja qual for a linha terapêutica utilizada.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário