Importância da reputação para a vida pessoal e profissional

 

Você sabe o que é reputação?

Você sabe qual a importância da reputação para a vida pessoal e para a vida profissional?

Você como a reputação pode influenciar de forma negativa ou de forma positiva, a sua vida pessoal e também a sua vida profissional?

Você sabe como cuidar da sua reputação?

O filósofo grego Aristóteles, entre tantos ensinamentos que ele nos deixou, entre eles está o que diz “Somos aquilo que fazemos repetidamente”.

Essa afirmação, tão pequena e aparentemente tão simples, tem uma importância incalculável para a nossa vida, em todos os sentidos. Exatamente por deixar claro, explicitamente, a importância dos nosso atos, porque, afinal são eles que nos definem.

São os nossos atos, são as nossas atitudes, que definem que somos nós. Quem somos nós para nós mesmo, quem somos nós aos olhos das pessoas ao nosso redor, as pessoas do nosso mundo, e quem somos nós para o mundo em geral.

 E isso tem tudo a vê com os questionamentos que fiz logo no início. Porque, esse quem somos nós também é o que constrói a nossa reputação. Também em todos os sentidos.

É a nossa reputação que vai determinar a forma como as pessoas e o mundo nos vê. É a nossa reputação que também vai influenciar a forma como as pessoas e o mundo vão nos tratar.

Por que?

Porque a nossa reputação diz respeito a quem somos nós.

É nossa reputação que diz se somos uma pessoa confiável. É a nossa reputação que diz se somos uma pessoa que merece credibilidade naquilo que falamos e naquilo que fazemos.

E isso tem uma importância muito grande nas relações que construímos. Relações na vida pessoal, relações familiares, relações amorosa, relações conjugais, relações sociais.

Também relações na vida profissional. Como as oportunidades que podemos ter de ingressar e de se manter em um emprego, por exemplo.

Como também, dependendo da reputação que construímos, pode contribuir para o afastamento das pessoas e pode contribuir para o fracasso na vida profissional.

Na prática, reputação é a opinião das outras pessoas a seu respeito.

Principalmente, reputação é o que as pessoas pensam e dizem de você quando não estão na sua presença.

Existem alguns comportamentos que contribuem para a construção de uma reputação positiva, como por exemplo:

A ética nas atitudes. A honestidade. A confiabilidade. O respeito.

E não é apenas para as pessoas que a reputação tem grande importância.

Ou pelo menos deveria ter.

Se as pessoas observassem mais a questão da reputação, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional, cairiam em menos golpes e teriam menos problemas nas relações pessoais, em todos os sentidos.

Também para as empresas e para os negócios a reputação é fundamental e pode até ser determinante para o sucesso ou fracasso da empresa ou do negócio, seja qual for o ramo do negócio e seja qual for o porte da empresa também.

Pesquisas indicam que na hora de escolher um produto ou um serviço, a reputação é um dos indicadores que as pessoas analisam, antes de efetuarem uma compra ou de contratar um serviço.

Até na hora de contratar a reputação tem a sua importância.

Pesquisas também mostram que, até pouco tempo atrás, a reputação da empresa não era tão relevante, na hora de se buscar uma colocação no mercado de trabalho.

Atualmente, na hora de buscar uma vaga de trabalho, pesquisas mostram que as pessoas estão vendo a reputação da empresa como segundo indicador de se deve trabalhar naquela empresa ou não. Só perdendo o primeiro lugar para o propósito, a razão de ser, da empresa.

Isso pelo menos no universo das pessoas mais qualificadas e que podem escolher onde trabalhar.

Ainda no âmbito da vida profissional, pesquisas indicam que existem alguns comportamentos que contribuem para a destruição da reputação profissional.

Isso tanto para quem trabalha em alguma empresa, para quem tem o próprio negócio ou para quem é autônomo. Independente do segmento de atuação.

Entre esses comportamentos, pode ser listado:

A qualidade das postagens em redes sociais.

A qualidade dos comentários em postagens das redes sociais.

Criar ou espalhar fake News.

Curtir, compartilhar ou comentar postagens inadequadas.

Costumar usar palavrões.

A forma como trata as pessoas.

Como vemos, não apenas a forma como a pessoa conduz a sua vida, a forma como a pessoa se relaciona com as outras pessoas e com mundo, mas também, a vida da pessoa nas redes sociais digitais, a forma como a pessoa se comporta nas redes sociais, está tendo grande relevância a hora de avaliar a reputação de uma pessoa.

E isso não está valendo apenas para a vida profissional, mas também está valendo para a vida pessoal, para a construção das relações entre as pessoas.

E você, como está cuidando da sua reputação?

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário