O Narcisismo e as Relações Conturbadas

 

Você sabe o que é o narcisismo?

Você sabe como identificar uma pessoa com Transtorno de Personalidade Narcisista?

Você sabe como lidar com uma pessoa narcisista?

Você sabe qual o impacto de uma pessoa narcisista em um relacionamento amoroso?

Você sabe como uma pessoa narcisista pode contribuir para a existência de um relacionamento conturbado?

Você é narcisista?

Afinal, o que é o narcisismo e o que caracteriza uma pessoa ser narcisista?

Na essência e com poucas palavras, o narcisismo é um transtorno ou uma desordem de personalidade, caracterizada principalmente pela supervalorização de si mesmo.

As principais características de uma pessoa portadora de algum grau de transtorno de personalidade narcisista, ou seja, de uma pessoa narcisista, é o sentimento de superioridade dessa pessoa.

Geralmente, uma pessoa narcisista tem sempre a necessidade de ser o centro das atenções, de chamar as atenções para si mesmo.

Geralmente, uma pessoa narcisista tem o sentimento em relação a si mesmo, como uma pessoa melhor que as outras, mais merecedora que as outras, mais capaz que as outras.

Geralmente, uma pessoa narcisista tem em relação a si mesmo uma visão de seus atributos físicos, de seus dotes físicos, de sua beleza física, muito além do que realmente é.

Muitas vezes também, o narcisista procura menosprezar as outras pessoas. Tende a vê as outras pessoas como inferiores e tende a não considerar as necessidades e os sentimentos das outras pessoas.

Falando assim, podemos pensar logo que uma pessoa narcisista deve ter uma autoestima nas alturas. Porém, é exatamente o contrário. Uma pessoa narcisista tem esses sentimentos de superioridade e enxerga aos outros como inferiores, como uma forma de, no seu íntimo, lidar com os seus verdadeiros sentimentos de inferioridade e de incapacidade.

Assim, Olhar para si mesmo como alguém superior, falar de si mesmo como alguém superior, funciona como uma forma de não se sentir inferior.

E talvez, essa seja uma das razões que explica a dificuldade de se manter uma relação, principalmente uma relação amorosa, com um narcisista. Uma vez que o narcisista exige muito do outro e também precisa o tempo todo buscar formas de fazer o outro se sentir inferior, para assim, ele poder se sentir superior.

Talvez também por isso, relacionamentos com pessoas narcisistas costumam ser conturbados. Com constantes crises de ciúmes, ameaças e até agressões físicas. Podendo chegar à desfechos mais dramáticos e trágicos.

Por que isso acontece?

O narcisista, geralmente, não suporta a frustração. O narcisista, geralmente, não suporta ser abandonado. O narcisista, geralmente, não suporta ser substituído.    

Por que ele não suporta?

Porque a frustração de seus desejos, o ser abandonado por alguém, o ser substituído por alguém. Tudo isso acendo no narcisista o seu sentimento de inferioridade. E assim, torna o narcisista capaz dos atos mais impensados e impulsivos, tanto contra outras pessoas quanto em relação a si mesmo.

Raramente o narcisista procura ajuda profissional, como uma psicoterapia por exemplo. Uma vez que, quem procura ajuda é porque tem algum tipo de sofrimento em relação a si mesmo ou em relação a seu mundo. O narcisista geralmente não tem nenhum sofrimento em relação a sua condição, até porque, o narcisista não se reconhece como tal, e para ele, as suas ações são totalmente normais, mesmo que causem sofrimento à outras pessoas.

Quem precisa de verdade procurar ajuda profissional, são as pessoas que lidam ou que convivem com um narcisista, para se fortalecer e para aprender a lidar com o narcisista.

O que devo observar no comportamento de uma pessoa para identificar algum comportamento narcisista?

Preste atenção se a pessoa é mimada;

Preste atenção se a pessoa acredita ser superior à outras pessoas;

Preste atenção se a pessoa acredita ter mais direitos ou ser mais merecedor que outros em alguma situação;

Preste atenção se a pessoa acredita ser alvo de inveja de outras pessoas;

Preste atenção se a pessoa não tem empatia com as necessidades de outras pessoas;

Preste atenção se a pessoa é ou tenta ser manipuladora;

Preste atenção se a pessoa é agressiva;

Preste atenção se a pessoa tem dificuldade em receber críticas;

Preste atenção se a pessoa tem desejo de poder, controle ou domínio sobre as pessoas.

Preste atenção na forma como a pessoa lida com as outras pessoas;

Preste atenção na forma como a pessoa trata as outras pessoas;

Preste atenção no que e como a pessoa fala de si mesmo;

Preste atenção no que a pessoa fala das outras pessoas.

Acima de tudo, aprenda a usar o bom senso.

Sabendo que,

Não existe ninguém perfeito.

Palavras são só palavras. O que mostra quem é alguém são as suas ações.

O que determina o que podemos saber sobre alguém não são suas atitudes isoladas, e sim, as suas atitudes repetidas no cotidiano.

Aprendendo mais sobre gente. Aprendendo mais sobre pessoas. Aprendendo mais sobre comportamento. Isso não vai garantir que não iremos encontrar com pessoas ou que não iremos ter algum tipo de relacionamento com pessoas que sejam portadoras de algum distúrbio de comportamento e que possam nos causar algum tipo de problema ou prejuízo, mas certamente, iremos ter menos chances de nos envolvermos em um relacionamento conturbado e iremos ter melhores chances de sairmos com menos problemas e prejuízos caso isso aconteça.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário